Economia
Governo Federal Lança Canal para Ressarcir Vítimas de Desvio no INSS
A ferramenta permitirá que os próprios beneficiários formalizem os pedidos de contestação, sem a necessidade de intermediários e de forma mais rápida.

O governo federal lançará um canal exclusivo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente. Segundo fontes ouvidas pelo g1, a ferramenta permitirá que os próprios beneficiários formalizem os pedidos de contestação, sem a necessidade de intermediários e de forma mais rápida.
Canal da ES VOX
>Quer saber as nossas principais novidades? Siga o novo Canal da ES VOX no Telegram e receba tudo em primeira mão!
A proposta de estratégia para ressarcir os afetados será apresentada ao Palácio do Planalto ainda esta semana, conforme informou a Advocacia-Geral da União (AGU). A ideia, elaborada em conjunto com o INSS e a Dataprev, é permitir que os segurados realizem as solicitações diretamente, o que deve tornar o processo mais ágil e seguro.
Novo canal busca tornar o processo mais ágil e seguro
O governo pretende indenizar os beneficiários prejudicados mesmo antes de recuperar os valores desviados. A devolução dos recursos aos cofres públicos ocorrerá posteriormente, por meio de ações judiciais contra os responsáveis.

Cada pedido será analisado pelo INSS, que fará o cruzamento de dados para confirmar a ocorrência do desconto indevido. Caso seja comprovado o desvio, o beneficiário será informado de que tem direito ao ressarcimento.
Uma investigação da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que entidades vinham cobrando mensalidades indevidas de aposentados e pensionistas. O grupo criminoso prometia vantagens como descontos em academias, planos de saúde e outros serviços, mas sem oferecer qualquer estrutura real. Além disso, falsificavam assinaturas dos beneficiários.
Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram desviados entre 2019 e 2024. As autoridades apontam que aproximadamente 4,1 milhões de pessoas podem ter sido vítimas do esquema.
Plano de ressarcimento deve ser divulgado em breve
Atualmente, o plano de ressarcimento excepcional para aposentados e pensionistas está em fase final de elaboração. Nesta segunda-feira (5), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou que a estratégia será divulgada ainda nesta semana, sem confirmar uma data específica.
Por ora, não há detalhes sobre o funcionamento exato do canal de atendimento, nem sobre os meios pelos quais os pedidos serão feitos. No entanto, mais informações devem ser divulgadas em breve, dada a repercussão policial do caso e a urgência cobrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Gostou do nosso conteúdo: Clique aqui siga-nos no Instagram
Economia
Haddad pretende apresentar a Lula um plano contra tarifaço
Medidas urgentes visam proteger produtores nacionais e fortalecer soberania frente a tensões comerciais

Economia
89% dos brasileiros acreditam que tarifas de Trump vão prejudicar a economia, diz Datafolha
Entrevistas foram feitas entre os dias 29 e 30 de julho, antes de a Casa Branca detalhar o tarifaço sobre o Brasil

Economia
Momento exige negociação e não retaliação, avaliam CNI e Findes sobre decreto de tarifas de 50% dos EUA
As entidades descartam, contudo, a possibilidade de retaliação, e reforçam que o país deve se manter unido e ampliar os canais de diálogo e de negociação com os Estados Unidos.

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça4 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES