Economia
89% dos brasileiros acreditam que tarifas de Trump vão prejudicar a economia, diz Datafolha
Entrevistas foram feitas entre os dias 29 e 30 de julho, antes de a Casa Branca detalhar o tarifaço sobre o Brasil

A ampla maioria dos brasileiros acredita que o aumento de tarifas pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras deve prejudicar a economia nacional e, também, a sua situação pessoal, conforme pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 31. Mais de 70% dos entrevistados também apontaram as tentativas de negociação com o governo dos EUA como a melhor saída para a crise.
As entrevistas foram feitas entre os dias 29 e 30 de julho, antes de vir a público o decreto da Casa Branca, na tarde da quarta-feira, 30, confirmando o aumento de tarifas sobre o Brasil de 10% para 50%, mas abrindo uma lista com quase 700 exceções.
De acordo com a pesquisa, 66% dos entrevistados responderam que a taxação de produtos brasileiros pelos EUA vai prejudicar muito a economia brasileira, enquanto outros 23% disseram que deve prejudicar um pouco. Na opinião de 7% o tarifaço não deve ter impactos sobre a economia brasileira. Os demais 4% não responderam.
Quando perguntadas se as tarifas podem afetar a sua situação econômica pessoal, 77% das pessoas disseram que elas devem prejudicar muito (43%) ou um pouco (34%), e, para 19%, elas não devem ter impacto. Outros 4% não sabem ou não responderam.
A via da negociação é, para a maioria, o melhor caminho a ser seguido pelo governo brasileiro frente ao aumento da taxação de suas exportações. Quando perguntados o que o Brasil deveria fazer para reagir às tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 77% responderam indicação a negociar para tentar convencer Trump a mudar de ideia. A opção de taxar igualmente os produtos dos EUA vendidos no Brasil foi escolhida por 15% dos entrevistados, e 6% defenderam atender todas as condições exigidas pelo país. Os demais 7% não sabem ou não responderam.
O Datafolha também questionou qual é o nível de conhecimento das pessoas sobre o aumento para 50% das tarifas anunciado por Trump, com 32% dos entrevistados afirmando que se sente bem informado e outros 39% dizendo estar mais ou menos informado. Por outro lado, 18% não tomaram conhecimento da notícia. Outros 9% disseram estar mal informados e 2% não responderam.
Economia
Haddad pretende apresentar a Lula um plano contra tarifaço
Medidas urgentes visam proteger produtores nacionais e fortalecer soberania frente a tensões comerciais

Economia
Momento exige negociação e não retaliação, avaliam CNI e Findes sobre decreto de tarifas de 50% dos EUA
As entidades descartam, contudo, a possibilidade de retaliação, e reforçam que o país deve se manter unido e ampliar os canais de diálogo e de negociação com os Estados Unidos.

Economia
Com taxação americana, indústria avalia reduzir produção e postos de trabalho
Esse cenário tem gerado insegurança entre os empresários e exigido ações coordenadas do setor industrial

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça4 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES