Segurança
Polícia Militar deflagra a Operação Shamar em todo o Estado

A Polícia Militar do Espírito Santo deu início, no dia 1º de agosto, à Operação Shamar 2025, voltada ao enfrentamento à violência contra a mulher. Integrando o Agosto Lilás — mês de conscientização sobre o tema —, a operação é parte de um esforço nacional coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No Espírito Santo, as ações se destacam pela atuação fundamental da Polícia Militar, em especial da Patrulha Maria da Penha.
A operação, que segue até o dia 31 de agosto, tem como foco o fortalecimento da segurança pública com ações integradas, preventivas, educativas e repressivas. Um dos principais eixos de atuação é a fiscalização do cumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), realizadas pelas equipes da Patrulha Maria da Penha. Essas guarnições especializadas são compostas por policiais treinados para lidar com casos de violência doméstica e familiar, oferecendo acompanhamento direto às vítimas e agindo com base em dados que identificam áreas de maior vulnerabilidade.
A Patrulha Maria da Penha tem um papel estratégico, realizando visitas tranquilizadoras, acompanhamentos em ocorrências, apoio a vítimas na retirada de pertences e ações educativas em comunidades. Durante o mês de agosto, as atividades dessas patrulhas serão ampliadas, com uso de viaturas identificadas, efetivos especializados e atuação nos 78 municípios do Estado.
Além da fiscalização e proteção direta, a Operação Shamar promove ações educativas pela PMES, como palestras, panfletagens, rodas de conversa e campanhas de conscientização nas mídias sociais. Essas ações têm o objetivo de informar a população sobre os direitos das mulheres, os canais de denúncia e as formas de prevenir e enfrentar a violência de gênero.
A PMES também articula esforços com a Polícia Civil, o Ministério Público, o Judiciário, a Defensoria Pública e a Rede de Proteção à Mulher, fortalecendo a integração entre os órgãos nesse objetivo comum. No chamado “Dia D” da operação, ainda em agosto, estão previstas ações intensificadas, como cumprimento de mandados de prisão e busca, além de verificação de denúncias.
A Operação Shamar é coordenada, no âmbito da PMES, pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária e pela Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU), reforçando o compromisso institucional com a defesa dos direitos das mulheres e a erradicação da violência de gênero.
Por meio da atuação estratégica da Patrulha Maria da Penha, a Polícia Militar reafirma seu papel como agente de proteção e transformação social, trabalhando para garantir segurança, dignidade e justiça às mulheres capixabas.
Fonte: Polícia Militar – ES
Segurança
PMES realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2025
Segurança
Polícia Civil investiga agressões, invasão domiciliar e ameaças em série em Nova Venécia
Os fatos, que se estendem desde dezembro de 2024 até maio de 2025, estão formalizados nos boletins de ocorrência, além de processos judiciais em andamento.

Segurança
Delegacia de Polícia de Iconha prende casal por contrabando de cigarros eletrônicos e apreende adolescente

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça3 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES