Segurança
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
Os números reforçam o impacto direto das políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu)

Vitória está cada vez mais segura. Dados consolidados do acumulado entre janeiro e julho de 2025 revelam um cenário positivo e consistente de redução nos principais indicadores de criminalidade e violência no trânsito.
Os números reforçam o impacto direto das políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), no combate à violência e à impunidade e na proteção da vida.
Os homicídios registraram uma das maiores quedas do período: redução de 49% em relação ao ano passado. Foram 22 casos em 2025, contra 43 em 2024 e 49 em 2023 —, o menor número dos últimos anos no período analisado. O dado evidencia o êxito do trabalho integrado das forças de segurança, da atuação ostensiva da Guarda Municipal e dos investimentos em inteligência.
Outro recuo expressivo está nos roubos em comércio, que caíram mais de 70% no comparativo com 2024 (de 85 para 25 ocorrências). Já os roubos em transporte coletivo, que há dois anos representavam 439 registros, chegaram a 120 em 2025 — uma queda de 72% desde 2023 e de 43% em relação ao ano passado.
Os acidentes de trânsito com vítimas mantêm trajetória de queda: foram 308 em 2024 e 296 em 2025. Também houve uma expressiva redução nas mortes no trânsito: de 29 registros em 2024 para 17 em 2025 — um resultado que apenas Vitória conseguiu alcançar no Estado, evidenciando a efetividade das ações de prevenção e fiscalização promovidas pela gestão municipal.
Ações contínuas e resultados reais
Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, os números comprovam a efetividade do trabalho realizado.
“Estamos investindo em tecnologia, em pessoal e na presença territorial da nossa Guarda Municipal. Vitória está entre as capitais mais seguras do Brasil porque escolheu planejar, agir com inteligência e colocar a vida das pessoas em primeiro lugar”, afirmou.
À frente da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o secretário Amarilio Boni destaca que os resultados são fruto de um conjunto de ações coordenadas, como o Cerco Inteligente de Segurança, a modernização da Central Integrada de Videomonitoramento, o fortalecimento das equipes táticas da Guarda Municipal, e o trabalho preventivo em áreas estratégicas da cidade.
“Vitória está colhendo os frutos de uma segurança pública cidadã, que atua com responsabilidade, firmeza e tecnologia. A redução dos crimes é resultado direto da dedicação dos nossos agentes, da integração com outras forças estaduais e federais, e da atuação estratégica da nossa Gerência de Inteligência, que trabalha diariamente em parceria com outros órgãos de segurança para garantir respostas rápidas e eficazes à população”, reforça Boni.
Combate ao furto de veículos segue como prioridade
Embora o número de furtos de veículos tenha apresentado leve variação em relação a 2023 (de 337 para 307 em 2025), a redução frente ao ano passado já representa avanço. Em 2024, haviam sido 384 ocorrências — e o índice de 2025 já mostra uma queda de 20% em relação a esse último número.
Estruturação
Desde o início da gestão, a Guarda de Vitória passa por uma reestruturação que apresenta muitos resultados positivos. Atualmente, a Central de Monitoramento da Guarda de Vitória (Ciom) conta com 1.142 câmeras. Além disso, foram adquiridos drones, softwares de inteligência artificial, armamentos modernos e novas viaturas, incluindo veículos blindados.
A criação da Gerência de Inteligência dentro da própria Guarda de Vitória possibilita levantamentos que servem de subsídio para a atuação de outras forças de segurança e operações preventivas de grande impacto.
Outro fator essencial para este avanço foi a valorização do efetivo da Guarda de Vitória. Com reajuste salarial, plano de carreira e melhores condições de trabalho, os profissionais passaram a atuar com ainda mais preparo e motivação. Bases operacionais foram reformadas e a estrutura da corporação ampliada, com previsão de 100 novos guardas municipais até o final do ano.
A Prefeitura de Vitória vem ampliando as ações para repressão e desarticulação de quadrilhas especializadas, além de reforçar os pontos de patrulhamento tático em locais de maior incidência, com apoio do sistema de monitoramento urbano e da Guarda Municipal. Recentemente, operações integradas com a Polícia Militar e o uso de leitura automatizada de placas contribuíram para a recuperação de veículos furtados e prisão de suspeitos.
Vitória é exemplo de cidade que cuida
A gestão municipal segue avançando com ações integradas de prevenção à violência, investimentos em equipamentos, capacitação da Guarda e aproximação com a comunidade. Além do combate direto ao crime, o município também aposta na educação para o trânsito, campanhas de conscientização e parcerias para promover uma cultura de paz.
Segurança
PMES realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2025
Segurança
Polícia Civil investiga agressões, invasão domiciliar e ameaças em série em Nova Venécia
Os fatos, que se estendem desde dezembro de 2024 até maio de 2025, estão formalizados nos boletins de ocorrência, além de processos judiciais em andamento.

Segurança
Delegacia de Polícia de Iconha prende casal por contrabando de cigarros eletrônicos e apreende adolescente

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Justiça3 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES
-
Política1 semana atrás
Pazolini lidera disputa pelo governo do ES, diz pesquisa.