Segurança
DHPP da Serra prende casal suspeito de envolvimento em homicídio em Balneário de Carapebus

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu, na última sexta-feira (1º), um homem de 24 anos e apreendeu uma adolescente de 17 anos, suspeitos de envolvimento na morte de Caio da Silva Lucas, de 26 anos. O crime ocorreu na noite anterior, quinta-feira (31), no bairro Balneário de Carapebus, na Serra, onde as prisões também foram realizadas.
Os detalhes da investigação foram divulgados durante coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (04), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a agilidade da equipe na elucidação do caso. “O homicídio ocorreu na quinta-feira (31) e já na sexta-feira (1º) foi solucionado pela equipe da DHPP da Serra, com autuação em flagrante. Foi uma ação muito rápida. O que me surpreendeu foi o envolvimento de uma adolescente nesse crime”, destacou Arruda.
O superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo, também elogiou o trabalho da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa e ressaltou os resultados obtidos.
“Parabenizo a atuação da DHPP pela resposta rápida em um caso de crime fútil que tirou a vida de uma pessoa. O trabalho da unidade na Serra tem refletido em uma redução de 23% nos homicídios desde janeiro. Isso é fruto das investigações e prisões qualificadas, dentro do eixo do programa Estado Presente em Defesa da Vida”, disse o delegado Agis Macedo.
Já o chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, destacou o índice de elucidação de homicídios no município.
“Em julho, registramos 14 homicídios na Serra. Desses, 90% já foram elucidados, inclusive com prisões em flagrante. A atuação do plantão, que iniciou as investigações desde o momento do crime, tem dado bons frutos, como neste caso, resolvido em menos de 24 horas”, ressaltou o delegado Rodrigo Sandi Mori.
O adjunto da DHPP da Serra, delegado Paulo Ricardo Gomes, detalhou as diligências. “O crime ocorreu às 21h30 da quinta-feira (31). A vítima foi encontrada caída na esquina de uma rua no bairro Carapebus, próxima a sua motocicleta. Nossa equipe fez os primeiros levantamentos ainda na madrugada, ouvindo moradores e familiares. As informações foram cruciais para o sucesso da investigação”, disse o delegado Paulo Ricardo Gomes.
Segundo o delegado, a vítima tinha envolvimento anterior com o tráfico de drogas no bairro São Geraldo, na Serra, o que inicialmente foi apontado como possível motivação. Durante a manhã da sexta-feira (1º), a equipe deu continuidade às diligências, colhendo imagens de videomonitoramento e novas informações com moradores.
“Os populares estavam temerosos em colaborar, o que nos causou estranheza. Sugerimos denúncias anônimas e, com isso, obtivemos detalhes sobre a rota de fuga e características dos suspeitos. A esposa da vítima conseguiu imagens de vídeo que mostravam o autor, conhecido no bairro e que já havia morado no mesmo lote da vítima. Eles chegaram a dividir aluguel e frequentavam confraternizações em comum”, explicou Gomes.
Com essas informações, os policiais foram ao endereço indicado e localizaram os suspeitos. O homem de 24 anos confessou o crime, alegando ciúmes como motivação. Ele acreditava que a companheira, uma adolescente de 17 anos, mantinha um relacionamento extraconjugal com a vítima.
“O autor afirmou que a vítima disse que assumiria o relacionamento com a adolescente e criaria a filha dela, de 9 meses, fruto do relacionamento com o autor. Movido por ciúmes, ele adquiriu uma arma de fogo e combinou um encontro com a vítima, onde efetuou quatro disparos fatais”, relatou o delegado.
A adolescente apresentou uma versão diferente. Segundo ela, o encontro foi marcado para o consumo de entorpecentes e bebidas alcoólicas, e a discussão teria começado por causa da divisão das drogas. Ela relatou que a arma caiu no chão durante uma briga entre os dois homens.
Após o crime, o casal chegou a manter contato com a esposa da vítima, lamentando o ocorrido. Ao descobrir, por meio de um vídeo, que eles eram os autores, a mulher colaborou com a Polícia Civil, ajudando na captura dos suspeitos.
O homem de 24 anos foi autuado por homicídio qualificado, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo, já que, segundo depoimento da adolescente, ele costumava andar armado. A adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado.
Fonte: Polícia Civil – ES
Segurança
PMES realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2025
Segurança
Polícia Civil investiga agressões, invasão domiciliar e ameaças em série em Nova Venécia
Os fatos, que se estendem desde dezembro de 2024 até maio de 2025, estão formalizados nos boletins de ocorrência, além de processos judiciais em andamento.

Segurança
Delegacia de Polícia de Iconha prende casal por contrabando de cigarros eletrônicos e apreende adolescente

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça4 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES