Conecte-se Conosco

Pesquisas

Cleitinho lidera cenário para o governo de MG, aponta pesquisa Real Time Big Data

Senador aparece com 38% das intenções de voto na corrida par o governo de Minas Gerais em 2026

marcelo

Publicado

em

Cleitinho lidera cenário para o governo de MG, aponta pesquisa Real Time Big Data
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O senador Cleitinho (Republicanos) lidera o cenário para o governo de Minas Gerais em 2026, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira (10).

Cleitinho aparece na pesquisa com 38% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PDT), que tem 18%. Em terceiro lugar está o vice-governador Mateus Simões (PSD), que foi citado por 9% dos entrevistados. Em quarto lugar aparece o ex-vereador Gabriel Azevedo (MDB), com 4%.

O levantamento ouviu 1.500 pessoas entre os dias 8 e 9 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisas

Pazolini aparece entre prefeitos mais bem avaliados do país

De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 1º e 20 de dezembro de 2025, Pazolini obteve 69,7% de aprovação da população da capital capixaba.

marcelo

Publicado

em

Pazolini aparece entre prefeitos mais bem avaliados do país
Meeting Tribuna de Educação em Vitória, Foto: Reprodução/Instagram @lorenzopazolini
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), figura entre os gestores de capitais brasileiras com maior aprovação, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Veritá nesta quinta-feira (8).

De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 1º e 20 de dezembro de 2025, Pazolini obteve 69,7% de aprovação da população da capital capixaba. Na avaliação geral de desempenho, recebeu nota 6,3, posicionando-se como o melhor colocado entre os prefeitos do Sudeste no ranking.

Contexto da pesquisa

  • O estudo ouviu mais de 100 mil pessoas em todas as capitais brasileiras.
  • A margem de erro varia entre 2% e 3%.
  • Os entrevistados avaliaram 51 serviços municipais, como transporte público, saúde, educação e limpeza urbana, além da gestão geral dos prefeitos.

Comparação nacional

Embora os prefeitos das capitais do Norte e Nordeste tenham liderado o ranking — com Léo Moraes (Porto Velho), Eduardo Braide (São Luís) e Antônio Furlan (Macapá) nas primeiras posições — Pazolini se destacou como um dos gestores mais bem avaliados fora dessas regiões.

No Sudeste, ele aparece à frente de nomes como Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Álvaro Damião (Belo Horizonte) e Ricardo Nunes (São Paulo), todos com índices de aprovação abaixo de 50%.

Relevância para Vitória

O resultado reforça a percepção positiva da população em relação à administração de Pazolini, especialmente em um cenário em que capitais maiores enfrentam índices de aprovação mais baixos. A posição de Vitória no ranking nacional mostra que a gestão da capital capixaba vem sendo reconhecida por seus cidadãos em áreas essenciais da vida urbana.

Veja os resultados

  1. Léo Moraes, Porto Velho (RO) – 94,5% (nota: 7,1)
  2. Eduardo Braide, São Luís (MA) – 90,6% (nota: 8)
  3. Antônio Furlan, Macapá (AP) – 85,2% (nota: 7,5)
  4. Arthur Henrique, Boa Vista (RR) – 80,9% (nota: 7,2)
  5. Eduardo Pimentel, Curitiba (PR) – 79,5% (nota: 6,6)
  6. JHC, Maceió (AL) – 77,3% (nota: 6,8)
  7. Lorenzo Pazolini, Vitória (ES) – 69,7% (nota: 6,3)
  8. Emília Corrêa, Aracaju (SE) – 60,2% (nota: 5,8)
  9. Topázio Neto, Florianópolis (SC) – 56,8% (nota: 5,4)
  10. João Campos, Recife (PE) – 54,4% (nota: 5,4)
  11. Cícero Lucena, João Pessoa (PB) – 54% (nota: 5,4)
  12. Eduardo Siqueira, Palmas (TO) – 53,3% (nota: 5,5)
  13. Eduardo Paes, Rio de Janeiro (RJ) – 53,3%
  14. Abílio Brunini, Cuiabá (MT) – 51,8% (nota: 5,0)
  15. Sebastião Melo, Porto Alegre (RS) – 51,2% (nota: 5,2)
  16. Bruno Reis, Salvador (BA) – 50,9% (nota: 5,3)
  17. Silvio Mendes, Teresina (PI) – 48,3% (nota: 5,2)
  18. Paulinho Freire, Natal (RN) – 47,1% (nota: 4,8)
  19. Álvaro Damião, Belo Horizonte (MG) – 45,9% (nota: 4,8)
  20. Ricardo Nunes, São Paulo (SP) – 45,1% (nota: 4,5)
  21. Evandro Leitão, Fortaleza (CE) – 42,2% (nota: 4,6)
  22. Igor Normando, Belém (PA) – 36,3% (nota: 4,2)
  23. Sandro Mabel, Goiânia (GO) – 34,5% (nota: 4,0)
  24. Tião Bocalom, Rio Branco (AC) – 29,5% (nota: 4,2)
  25. David Almeida, Manaus (AM) – 18,1% (nota: 3,2)
  26. Adriane Lopes, Campo Grande (MS) – 5,2% (nota: 1,9)

“Com informações da CNN Brasil

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Pesquisas

Instituto Perfil aponta Hartung como segundo nome mais forte para o Executivo estadual

marcelo

Publicado

em

Instituto Perfil aponta Hartung como segundo nome mais forte para o Executivo estadual
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A sexta rodada de pesquisas de intenção de voto realizada pelo Instituto Perfil, a pedido do portal ES Hoje, revela o fortalecimento de dois nomes centrais na disputa pelo governo do Espírito Santo: o atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e o ex-governador Paulo Hartung (PSD).

Pazolini segue em trajetória ascendente. Em dezembro de 2024, ele registrava 13,7% das intenções de voto; em agosto, subiu para 31,88%, e agora alcança 34,11%. Já Paulo Hartung, que retorna ao cenário eleitoral após anos fora da disputa direta, aparece como o segundo nome mais citado em um dos principais cenários testados, superando figuras como Arnaldinho Borgo (sem partido), Helder Salomão (PT) e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).

Mesmo tendo declarado apoio público a Pazolini em entrevistas e postagens nas redes sociais, Hartung foi incluído como possível candidato em simulações. Em um confronto direto entre os dois, o prefeito de Vitória venceria com ampla vantagem, segundo os dados coletados.

Em outro cenário, com apenas Pazolini, Ferraço e Helder Salomão como opções, o republicano lidera com folga, somando 13 pontos percentuais a mais que os dois adversários juntos. Nas simulações de segundo turno, Pazolini venceria Arnaldinho com 55,89% dos votos e manteria a dianteira contra Ferraço, ainda que com leve queda de um ponto percentual.

No quesito rejeição, Helder Salomão lidera com 21,28% dos eleitores afirmando que jamais votariam nele. Por outro lado, Arnaldinho Borgo é o menos rejeitado entre os nomes testados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, em 40 municípios capixabas. A margem de erro é de 3,10 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Pesquisas

Pesquisa: Casagrande, Hartung e Pazolini são favoritos ao Senado no ES

Foram ouvidos 1.510 eleitores capixabas entre os dias 13 e 17 de agosto; margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos

marcelo

Publicado

em

Images (9)
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O governador Renato Casagrande (PSB), o ex-governador do estado Paulo Hartung (PSD) e o prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Pazolini (Republicanos), lideram as intenções de voto ao Senado no Espírito Santo, de acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (19).

Em um primeiro cenário, Casagrande aparece na primeira posição, com 52,5%. Na sequência, Hartung e Pazolini surgem empatados tecnicamente, com 26,6% e 25,5%, respectivamente.

O deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) tem 20,5%; o senador Fabiano Contarato (PT), 15,4%, em empate técnico com Maguinha Malta (PL), filha do senador Magno Malta (PL), que tem 13%; os deputados federais Evair de Melo (PP) e Da Vitória (PP) têm, respectivamente, 9,1% e 6,2%, também empatados tecnicamente.

São 6,5% os que votariam nulo, branco ou em nenhum dos nomes. Outros 4,6% não sabem ou não opinaram.

Nas eleições gerais de 2026 serão renovados dois terços da Casa, o que significa que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois senadores cada. Entre os possíveis candidatos, cada entrevistado pôde escolher até duas opções.

No segundo cenário, com a ausência de Hartung, o governador do ES mantém a liderança, com 56,2% das intenções de voto. Pazolini aparece em seguida, com 31,3%, enquanto Meneguelli contabiliza 24,4%. Assim, como no primeira simulação, o instituto também apresentou o nome de oito eventuais concorrentes (veja detalhes no gráfico abaixo).

Os que votariam branco, nulo ou nenhum somam 6,2%. Outros 5,2% não sabem ou não opinaram. 

Foram entrevistados 1.510 eleitores em 46 municípios capixabas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. 

Na última pesquisa do instituto, realizada em junho deste ano, Casagrande, que está em seu segundo mandato à frente do Executivo capixaba, obteve 49,2% das intenções de voto . 

Na sequência, aparecia Pazolini, com 20,6%. Meneguelli marcava 19,3%, e Hartung, 18,9%. 

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp