Esportes
MP define regras sobre mídia e marketing para a Copa do Mundo Feminina
Publicado
2 semanas atrásem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória (MP) nº 1.335, que estabelece o regime jurídico de proteção especial à propriedade intelectual e aos direitos de mídia e de marketing, relacionados à realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será sediada no Brasil. O texto da MP foi publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União.
O evento esportivo está marcado para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho do ano que vem e será disputado em oito cidades. A MP regulamenta o uso de marcas, símbolos oficiais e direitos de transmissão e de mídia, dentro dos compromissos assumidos pelo país junto à Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar a competição.
Assim como ocorreu durante a Copa do Mundo masculina, em 2014, o texto estabelece que a Fifa é titular dos direitos de exploração comercial do evento, incluindo logos, mascotes, troféus e direitos de transmissão de áudio e vídeo. Para assegurar a proteção, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aplicará regime especial de registro de marcas e desenhos industriais relacionados ao torneio.
Para as oito sedes — Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo —, a lei prevê áreas de restrição comercial e publicidade em regiões delimitadas ao redor dos estádios e dos espaços da Fifa Fan Festival.
O objetivo é coibir o chamado marketing de emboscada, quando outras marcas tentam se aproveitar ou se apropriar indevidamente do evento. De acordo com o governo, esta é uma medida habitual em megaeventos culturais e esportivos.
“A MP estabelece expressamente que a proteção aos direitos comerciais e de marketing não significa dispensa ou flexibilização de normas sanitárias, de defesa do consumidor e de proteção à criança e ao adolescente da legislação nacional, que segue integralmente aplicável à produção, comercialização, publicidade e consumo de bebidas alcoólicas”, reforçou o Palácio do Planalto, em comunicado.
Sobre a transmissão das partidas, a Fifa se compromete a oferecer flagrantes de até 3% da duração das partidas para fins informativos a veículos de comunicação não detentores de direitos. A entidade tem a exclusividade na gestão da captação de imagens e sons dos jogos.
Por fim, o documento prevê sanções civis a quem usar indevidamente os símbolos oficiais, realizar exibições públicas não autorizadas para fins comerciais ou comercializar ingressos de forma irregular.
Futebol feminino
A Copa do Mundo Feminina da Fifa é realizada a cada quatro anos desde a primeira edição, na China, em 1991. O torneio já teve sete países como sede. Em maio de 2024, o Brasil foi escolhido para sediar a décima edição do evento, a primeira vez na América do Sul, derrotando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.
O torneio terá 32 seleções, com seis vagas diretas para a Ásia, quatro para a África, quatro para a América do Norte e Central, três para a América do Sul (uma delas do Brasil, garantido como país-sede), uma para a Oceania e 11 para a Europa. As outras três virão da fase de repescagem.
Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos, quatro, seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes, e por Noruega, Japão e Espanha, com um título cada.
Atual vice-campeã olímpica, a seleção brasileira feminina busca na Copa do Mundo um título inédito. O melhor resultado brasileiro foi o vice-campeonato em 2007, na China, em decisão perdida para a Alemanha.
Mesmo sem o título, o Brasil ostenta a maior goleadora da história das copas – entre homens e mulheres. Presente em seis edições, Marta anotou 17 gols, um a mais que o alemão Miroslav Klose. Já a atleta Formiga é recordista de participações; ela disputou sete Copas do Mundo.
Fonte: Agência Brasil
Você pode Gostar
Esportes
Henrique Marques é eleito o melhor do mundo no taekwondo em 2025
Publicado
16 horas atrásem
3 de fevereiro de 2026
Campeão mundial em 2025, o brasileiro Henrique Marques foi eleito o melhor atleta masculino do mundo no taekwondo na temporada passada. O prêmio da Federação Internacional (World Taekwondo) foi entregue ao lutador durante cerimônia de em Fujairah (Emirados Árabes Unidos), na segunda-feira (2). Além do troféu, Marques tornou-se o primeiro brasileiro a ser laureado pela entidade, que criou a premiação há 12 anos. 
“Nem nos meus melhores e maiores sonhos pude imaginar que tudo isso se tornaria realidade, um jovem negro nascido em família pobre e cria de favela. Hoje se tornou e é reconhecido como o melhor do mundo no que faz!”, publicou o atleta de 21 ano nas redes sociais.
Nascido em Itaboraí (RJ), região metropolitana do Rio de Janeiro, o atleta arrematou seis medalhas ao longo de 2025, quatro delas de ouro. Em outubro, ele faturou o título inédito para o país no Mundial em Wuxi (China), na categoria até 80 quilos masculina – a conquista o alçou à liderança do ranking. Henrique também foi ouro no Rio Open, na Presidents Cup Lima (Peru) e no Grand Prix Bangkok.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
No final de 2025, o lutador fluminense foi finalista do Prêmio Brasil Olímpico na categoria masculina, mas a láurea foi concedida ao atleta Caio Bonfim, da marcha atlética. Na disputa feminina da premiação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vencedora foi Maria Clara Pacheco, que também foi campeã mundial de taekwondo em Wuxi (China), na categoria até 57 quilos (kg).
O auge de Henrique Marques na temporada passada foi resultado de muita persistência e dedicação. Em 2023, Henrique Marques estava prestes a representar o Basil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), quando foi surpreendido com o diagnosticado de arritmia cardíaca, durante um exame antes do embarque para o Chile. Após passar por procedimento cirúrgico, ele ficou cinco meses longe dos tatames para se recuperar.
De volta aos treinos, Henrique conseguiu garantir vaga em abril para a Olimpíada de Paris. Entre a classificação e início dos Jogos, o pai do atleta faleceu. Em meio ao luto, o brasileiro competiu em Paris 2024 até parar nas quartas de final.
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Seleção feminina fará amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México
Publicado
1 dia atrásem
3 de fevereiro de 2026
A seleção brasileira feminina de futebol conheceu os adversários dos primeiros amistosos de 2026. A Amarelinha enfrentará Costa Rica, Venezuela e México, entre o final de fevereiro e início de março. Todas as partidas serão fora de casa, de acordo com anúncio feito pela CBF nesta segunda-feira (2). 
“É muito importante termos esses três jogos nesta Data-Fifa. Vamos enfrentar seleções que estão em franco crescimento no futebol feminino, com modelos diferentes de jogo, o que nos coloca dificuldades que são importantes no planejamento e no processo de preparação da seleção brasileira para este ano e também visando à Copa do Mundo de 2027 no Brasil”, pontuou Cris Gambaré, coordenadora de seleções femininas da CBF.
O primeiro confronto da seleção comandada pelo técnico Arthur Elias será contra a Costa Rica, em 27 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília), na cidade de Alajuela. As costarriquenhas foram semifinalistas na última edição da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concaf), em 2022. Na ocasião, a Costa Rica foi eliminada pelos Estados Unidos, que depois conquistaria o título.
No dia 4 de março, às 15h, as brasileiras enfrentarão as venezuelanas, no Centro de Treinamento da Federação Mexicana, em Toluca. Três dias depois, às 17h, a seleção encara o México, atual campeão pan-americano, na Cidade do México.
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
Publicado
2 dias atrásem
2 de fevereiro de 2026
O Corinthians é campeão da Supercopa Rei. A conquista foi confirmada com a vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no estádio Mané Garrincha, em Brasília, na tarde deste domingo (1º). A equipe de São Paulo conquistou o bicampeonato do torneio.
A primeira taça havia sido obtida em 1991 também sobre o Flamengo. Em 2026, o Corinthians participou da Supercopa por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2025. O Flamengo, por ter sido o campeão nacional da temporada passada.
A final dessa temporada começou a ser decidida com o gol do zagueiro Gabriel Paulista aos 25 minutos de jogo.
Após cobrança de escanteio, Matheuzinho cruzou, Gustavo Henrique desviou e Gabriel Paulista completou de primeira. Depois, teve expulsão de Carrascal, após checagem do VAR.
Bola na trave do goleiro Hugo Souza, do Corinthians, em cabeça de Pulgar. Gol anulado de Memphis Depay. Até que o centroavante Yuri Alberto definiu o jogo aos 52 minutos da etapa final.
O artilheiro driblou o goleiro Rossi em um lindo lance e finalizou para o gol vazio.
A conquista do Corinthians foi presenciada por 71.244 torcedores no Mané Garrincha. O público é um novo recorde da arena.
Fonte: Agência Brasil

Quase 3,5 milhões de veículos já estão licenciados em SP

Guarapari recebe festival gratuito na Praia do Morro com mais de 10 atrações

Exposição “Arte em todos os sentidos” no MAES entre fevereiro e abril

Sambão do Povo: o palco do carnaval que nasceu da força popular

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

Quem é o homem preso suspeito de assassinato que chocou São Gabriel da Palha

WhatsApp, Instagram e Facebook terão versões pagas, confirma Meta

Falta de pagamento deixa crianças de Marechal Floriano sem atendimento pediátrico

Cineclube Contestado exibe documentário sobre a trajetória do MST no Espírito Santo

PM apreende submetralhadoras e drogas em duas ocorrências no município de Linhares
MAIS LIDAS
Segurança2 dias atrásMilitares da 17ª Cia Independente prendem criminosos que roubaram um veículo em Vitória
Política19 horas atrásDa Vitória e Meneguelli possível moedas de troca e os lados escolhidos para a disputa ao governo do ES
Entretenimento1 dia atrásParque Cultural Casa do Governador recebe cortejos, espetáculo e atividades educativas para a criançada
Brasil22 horas atrásPolícia Civil prende autor de feminicídio na zona sul de São Paulo
Entretenimento24 horas atrásBloco Balança Penha será destaque do “Prainha Vive” no final de semana
Economia2 dias atrásSalário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda
- Espírito Santo2 dias atrás
Carnaval para todos os gostos de norte a sul do Espírito Santo
Esportes1 dia atrásSeleção feminina fará amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México

