Conecte-se Conosco

Redes Sociais

Agora dá para transformar até texto em figurinhas no WhatsApp

marcelo

Publicado

em

Agora dá para transformar até texto em figurinhas no WhatsApp
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Meta anunciou novos recursos para o WhatsApp nesta quarta-feira (07). As novidades, a maioria voltada para grupos, são: etiquetas de membrosfigurinhas de texto e lembretes de eventos.

As etiquetas vão deixar os usuários definirem suas “funções” em cada grupo. Também vai dar para transformar qualquer palavra em figurinha e definir lembretes personalizados após criar e enviar um evento num grupo.

De etiquetas para membros a figurinhas de texto: as novidades que chegam ao WhatsApp

Confira abaixo mais detalhes sobre os novos recursos que chegam ao WhatsApp, segundo a Meta:

Montagem mostrando novos recursos do WhatsApp
Entre as novidades anunciadas pela Meta para o WhatsApp estão etiquetas de membros de grupos e figurinhas de texto (Imagem: Divulgação/Meta)

Etiquetas de membros: nós todos desempenhamos vários papéis e, às vezes, precisamos deixar isso mais claro nas conversas em grupo. Agora, você pode adicionar uma etiqueta que informa ao grupo a sua função. A etiqueta pode ser personalizada para cada grupo do qual você participa. Assim, você pode ser “Pai da Ana” num grupo e “Goleiro” no outro. O recurso será implementado gradualmente.

Figurinhas de texto: quando quiser dar mais destaque a uma mensagem, você pode transformar qualquer palavra numa figurinha. É só digitar o texto na Pesquisa de figurinhas. Além disso, agora é possível adicionar figurinhas que você acabou de criar aos pacotes de figurinhas, sem precisar enviá-las primeiro numa conversa.

Lembretes de eventos: agora, quando você cria e envia um evento no seu grupo, é possível definir lembretes personalizados para os convidados. Assim, todos conseguem se lembrar de organizar a carona para a festa que você está organizando ou entrar na ligação na hora certa, dependendo do tipo de evento.

Itaú amplia Pix no WhatsApp com pagamento por imagem

Outra novidade que envolve o aplicativo de mensagens da Meta: o Itaú Unibanco passou a permitir que clientes façam pagamentos via Pix no WhatsApp a partir do envio de imagens. A funcionalidade amplia um recurso que já aceitava transações por texto, áudio e QR Code dentro do aplicativo.

itaú pix imagem whatsapp
O Itaú passou a permitir que clientes façam pagamentos via Pix no WhatsApp a partir do envio de imagens (Imagem: Divulgação/Itaú)

Segundo o banco, a novidade começou a ser disponibilizada em janeiro de 2026 e usa inteligência artificial (IA) para identificar automaticamente valores e chaves Pix presentes em fotos enviadas pelo usuário, reduzindo a necessidade de preenchimento manual de dados durante a transação.

Antes restrito a comandos por texto, mensagens de voz e leitura de QR Code, o Pix no WhatsApp do Itaú agora também interpreta imagens enviadas pelos clientes. A ideia é permitir pagamentos em situações em que a chave Pix ou o valor estejam exibidos em placas, contas impressas ou outros formatos visuais.

Após o envio da imagem no chat com o WhatsApp do Itaú, o sistema identifica as informações necessárias e propõe a transação em poucos segundos, cabendo ao cliente apenas conferir os dados e confirmar o pagamento.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

WhatsApp, Instagram e Facebook terão versões pagas, confirma Meta

Plataformas terão em breve testes de um modelo por assinatura para liberar recursos premium e mais habilidades de IA.

marcelo

Publicado

em

WhatsApp, Instagram e Facebook terão versões pagas, confirma Meta
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Meta vai lançar em breve uma modalidade de assinatura para três dos aplicativos mais populares da empresa: o mensageiro WhatsApp e as redes sociais Instagram e Facebook. A própria companhia confirmou a informação ao site TechCrunch.

De acordo com a página, que recebeu a confirmação nesta segunda-feira (26), as “experiências premium” serão disponibilizadas a partir dos próximos meses. A Meta ainda disse que vai testar uma série de pacotes diferentes de recursos, até encontrar o modelo definitivo a ser aplicado para a comunidade — incluindo uma versão sem anúncios.

A especulação sobre as variantes pagas dos aplicativos começou nesta semana, com indícios de que o WhatsApp teria anúncios que seriam removidos para usuários pagantes em algumas seções do app.

O que sabemos das versões pagas dos apps da Meta

Ainda segundo a reportagem, a ideia da Meta por trás das assinaturas é dar ao usuário acesso a “recursos especiais e mais controle sobre como eles compartilham e se conectam“, mantendo o funcionamento base de cada aplicativo gratuito.

Além disso, essa é uma fonte recorrente de receita para a empresa, que não faz tanto dinheiro por meio do popular WhatsApp e disponibiliza de graça os recursos do modelo de linguagem Llama, como as funções da Meta AI.

  • As versões pagas serão vendidas como formas de “desbloquear mais produtividade e criatividade“, além de contar com mais funções de inteligência artificial (IA) do que as já existentes nas plataformas;
  • Alguns dos recursos especulados para integrar o modelo por assinatura incluem a IA generativa de vídeos Vibes e a Manus, uma desenvolvedora de agentes de IA recentemente adquirida pela Meta;
  • No caso do Instagram, o programador Alessandro Paluzzi parece ter encontrado no código da rede social algumas das exclusividades. Elas incluem a criação ilimitada de listas de amigos, saber quem das pessoas que você segue que não te seguiu de volta e ver um Story sem que a pessoa saiba que você visualizou o post;

 

 

  • As versões premium dos aplicativos serão pagamentos e serviços separados do programa Meta Verified, que adiciona o selo azul de verificação em contas e já garante alguns benefícios para perfis de pessoas e empresas.

Até agora, não se sabe quais serão os preços da assinatura paga que desbloqueia recursos no WhatsApp, Instagram e Facebook. A Meta afirma que “vai escutar a comunidade” e reunir sugestões na medida em que iniciar a disponibilidade dos novos planos.

 

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Redes Sociais

O novo Espaço Privado do Android que blinda os aplicativos contra espiões e rastreadores

marcelo

Publicado

em

O novo Espaço Privado do Android que blinda os aplicativos contra espiões e rastreadores
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Em dezembro de 2025, a Austrália aplicou um banimento que impede menores de 16 anos de manter contas em redes sociais como TikTok, Instagram e X. Agora, a França planeja introduzir uma proibição para menores de 15 anos acessarem redes sociais, com implementação prevista para setembro de 2026. A medida faz parte de um projeto de lei que busca proteger crianças e adolescentes dos potenciais riscos do uso excessivo de plataformas digitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou apoio à iniciativa, que será submetida ao debate parlamentar já em janeiro. Durante seu discurso de Fim de Ano, Macron ressaltou a importância de “proteger nossas crianças e adolescentes das redes sociais e das telas”, garantindo um “cuidado especial” para a aprovação da proposta.

macron
Imagem: Divulgação – Governo da França

 

O projeto de lei se fundamenta em diversos estudos e relatórios que apontam os perigos do uso descontrolado de telas digitais por jovens. O governo francês destaca que o acesso ilimitado à internet pode expor crianças a conteúdos inadequados, assédio digital e impactar negativamente seus padrões de sono.

O Conteúdo do Projeto de Lei

Por enquanto, a proposta legislativa é composta por dois artigos principais:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • O primeiro estabeleceria a ilegalidade para plataformas online de fornecerem serviços de rede social a indivíduos com idade inferior a 15 anos.
  • O segundo artigo propõe estender a proibição do uso de telefones celulares para escolas de ensino médio.

É importante notar que a França já possui uma lei, em vigor desde 2018, que proíbe o uso de celulares em pré-escolas e centros de ensino médio. No entanto, a aplicação dessa proibição tem sido inconsistente.

Foto bem de perto de menina usando celular
(Imagem: Towfiqu ahamed barbhuiya/Shutterstock)

Recentemente, o Senado francês também manifestou apoio a medidas de proteção para adolescentes contra o uso excessivo de telas e o acesso a redes sociais. Uma das propostas do Senado inclui a exigência de autorização parental para que jovens entre 13 e 16 anos possam se registrar em plataformas sociais. Esta iniciativa foi encaminhada à Assembleia Nacional, que deverá analisá-la e aprová-la para que se converta em lei.

Como foi o banimento na Austrália?

Na Austrália as plataformas foram obrigadas a implementar mecanismos próprios para identificar usuários menores de idade, já que a lei não impõe um padrão único.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Redes sociais na Australia
Medida teve resistência no início, mas começa a ser colocada em prática pelas empresas responsáveis por plataformas de redes sociais (Imagens: Mehaniq/Shutterstock e 13_Phunkod/Shutterstock)

As empresas podem recorrer a uma combinação de reconhecimento facial, estimativa de idade por comportamento, documentos complementares, dados de conta ou verificadores externos. O governo proibiu que o pedido de documento oficial seja a única forma de comprovação.

A lista incluiu redes amplamente usadas por adolescentes australianos. Estão na lista: TikTok, Instagram e X/Twitter, YouTube, Snapchat, Reddit, Facebook, Threads e Twitch.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Redes Sociais

Calendário das Loterias Caixa: veja datas e horários dos sorteios de fim de ano

Confira os dias de sorteio, prazos para apostar no Natal e Ano Novo e o horário limite para a Mega da Virada 2025

marcelo

Publicado

em

Calendário das Loterias Caixa: veja datas e horários dos sorteios de fim de ano
Apostas podem ser feitas em qualquer lotérica, pelo site das Loterias Caixa ou no aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS (Imagem: rafaelnlins/Shutterstock)
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O fim de ano chegou, mas as chances de faturar prêmios milionários nas Loterias Caixa continuam a todo vapor. Para você não perder nenhum concurso, reunimos o calendário completo, horários e tudo o que você precisa saber sobre os últimos sorteios de 2025, incluindo a esperada Mega da Virada.

Calendário de fim de ano: sorteios de Natal e Ano Novo

Confira a seguir o cronograma oficial de jogos (que está sujeito a alterações), incluindo as datas de sorteio para o Natal, as alterações na semana do Ano Novo e o início de janeiro de 2026. Fique atento aos horários especiais de apostas para garantir sua participação.

Mega-Sena

Assim como em anos anteriores, a Mega-Sena pausou as apostas para o concurso regular no dia 20 de dezembro. A partir do dia 21, os usuários podem apostar apenas na Mega da Virada.

O sorteio especial acontece no dia 31 de dezembro, às 22h. As apostas para o concurso 2955 encerrarão às 20h.

A Mega-Sena volta a funcionar normalmente no dia 03 de janeiro de 2026, um sábado, com o concurso 2956.

Lotofácil

A Lotofácil continua com seus sorteios diários entre segunda-feira e sábado, com exceção de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo). O primeiro sorteio de 2026 da Lotofácil (concurso 3577) ocorre no dia 2 de janeiro, às 21h.

Fique atento com o prazo para apostar na Lotofácil! Nos dias 24 e 31, as apostas da modalidade se encerram às 16h e o sorteio ocorre a partir das 17h.

(Imagem: Sidney de Almeida / iStock)

Quina

A Quina também vai continuar com seus sorteios diários entre segunda-feira e sábado, com exceção de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo). O primeiro sorteio de 2026 da Quina (concurso 6917) ocorre no dia 2 de janeiro, às 21h.

Fique atento com o prazo para apostar na Quina! Nos dias 24 e 31, as apostas da modalidade se encerram às 16h e o sorteio ocorre a partir das 17h.

Lotomania

A Lotomania terá sorteios às segundas, quartas e sextas, não sendo afetada pelo Natal ou Ano Novo. O primeiro sorteio de 2026 da Lotomania (concurso 2871) será no dia 5 de janeiro, às 21h.

Fique atento com o prazo para apostar na Lotomania! Nos dias 24 e 31, as apostas da modalidade se encerram às 16h e o sorteio ocorre a partir das 17h.

Timemania

A Timemania terá sorteios às terças, quintas e sábados, não havendo sorteio no dia de Natal (25) e no feriado de Ano Novo (1º de janeiro). O primeiro sorteio de 2026 da Timemania (concurso 2338) será no dia 3 de janeiro, sábado, às 21h.

Dupla Sena

A Dupla Sena segue com seus sorteios às segundas, quartas e sextas, não sendo afetada pelo Natal ou Ano Novo. O primeiro sorteio de 2026 da Dupla Sena (concurso 2907) será no dia 2 de janeiro, às 21h.

Fique atento com o prazo para apostar na Dupla Sena! Nos dias 24 e 31, as apostas da modalidade se encerram às 16h e o sorteio ocorre a partir das 17h.

Volante de Dupla Sena
Imagem: rafaelnlins / Shutterstock

Loteria Federal

Normalmente, a Loteria Federal tem seus sorteios às quartas e sábados. Neste fim de ano, o calendário muda um pouco:

  • Não haverá sorteio na quarta (24);
  • O sorteio de sábado (27) será a extração especial de Natal (06029-1);
  • Não haverá sorteio no dia 31 de dezembro.

O primeiro sorteio de 2026 da Federal (concurso 06030-5) será no dia 3 de janeiro, sábado, às 20h.

Loteca

Com o fim dos campeonatos e o recesso dos times de futebol, a Loteca não realiza sorteios no fim de ano. Conforme o site de apostas da Caixa, o primeiro sorteio de 2026 da Loteca (concurso 1226) será no dia 10 de janeiro, às 15h.

Dia de Sorte

O Dia de Sorte também terá sorteios às terças, quintas e sábados, não havendo sorteio no dia de Natal (25) e no feriado de Ano Novo (1º de janeiro). O primeiro sorteio de 2026 do Dia De Sorte (concurso 1159) será no dia 3 de janeiro, sábado, às 21h.

Super Sete

Os sorteios do Super Sete ocorrem às segundas, quartas e sextas, não sendo afetados pelo Natal ou Ano Novo. O primeiro sorteio de 2026 do Super Sete (concurso 793) será no dia 2 de janeiro, às 21h.

Fique atento com o prazo para apostar no Super Sete! Nos dias 24 e 31, as apostas da modalidade se encerram às 16h e o sorteio ocorre a partir das 17h.

+Milionária

Por fim, no fim de ano, a +Milionária seguirá com seus sorteios às quartas e sábados, não sendo afetada pelo Natal ou Ano Novo. O primeiro sorteio de 2026 da +Milionária (concurso 317) será no dia 3 de janeiro, às 21h.

Fique atento com o prazo para apostar na +Milionária! Nos dias 24 e 31, as apostas da modalidade se encerram às 16h e o sorteio ocorre a partir das 17h.

Imagem: Leka Talamoni/Shutterstock

Com mudanças pontuais no calendário, ficar atento às datas evita perder apostas importantes no fim de ano.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp