Esportes
Arthur Elias convoca seleção feminina para primeiros amistosos do ano
Publicado
2 horas atrásem

O técnico Arthur Elias convocou a seleção brasileira feminina nesta quinta-feira (12) para os primeiros amistosos do ano, como parte da preparação para a Copa do Mundo de 2027, no Brasil. A novidade na lista de 26 convocadas para enfrentar Costa Rica, Venezuela e México é a catarinense Maiara Carolina Niehues (clube Angel City/EUA), que ganha a primeira oportunidade na Amarelinha aos 21 anos de idade.
Seis atletas voltam à seleção para os amistosos fora de casa nos dias 27 de fevereiro (Costa Rica), 4 de março (Venezuela) e 7 de março (México). Entre elas está a meio-campista Luana, que superou um câncer no sistema linfático (Linfoma de Hodgkin) e voltou a atuar pelo Orlando Pride (EUA) em setembro, após um ano em quatro meses de tratamento. Também retornaram ao elenco Tamires, Gi Fernandes, Adriana, Jheniffer e Jaque.
SELEÇÃO BRASILEIRA CONVOCADA! 🇧🇷
O técnico Arthur Elias divulgou a lista das atletas que vão representar o Brasil nos amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México.
Que venham os primeiros compromissos de 2026! 💪✨#SeleçãoFeminina pic.twitter.com/tFTfNXnKi3
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) February 12, 2026
“A gente vive momentos diferentes em cada liga e em cada país na temporada, então a prioridade foi trazer jogadoras que já atuaram ou estão iniciando as competições, jogadoras que já tiveram o período de pré-temporada completo, e que entendemos que estão mais bem preparadas”, disse o treinador durante coletiva na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Após quase dois anos longe da Amarelinha, Luana entrou na relação de Arthur Elias para os últimos amistosos do Brasil antes do Fifa Séries, em abril, que reunirá ainda Canadá, Zâmbia e Coreia do Sul.
“O retorno é para a gente trazer a Luana para perto da seleção, uma jogadora que tem características distintas das meio-campistas que a gente vem colocando. É uma jogadora que tem características distintas das meio-campista que a gente vem colocando. É muito experiente, já trabalhei com ela muitos anos, sei das qualidades que ela tem para facilmente se encaixar no jogo da seleção”, destacou o treinador.
Quem também voltará a vestir a Amarelinha será a lateral esquerda Tamires, de 38 anos, que brilhou com o elenco do Corinthians no primeiro Mundial de Clubes feminino no final de janeiro. A atleta não era convocada por Elias desde a conquista da prata olímpica em Paris 2024.
“A gente sabe que, pela idade, muitas pessoas questionam até como elas [as jogadoras] vão chegar para a Copa do Mundo, mas vocês viram o que a [Gabi] Zanotti fez na convocação, fez agora no Interclubes, e a Tamires também”, lembrou o técnico. “A Tamires tem muita experiência na seleção brasileira, fez competição agora no começo do ano, não vejo neste momento outras laterais melhores do que ela. É um retorno que me deixa muito contente por mérito da Tamires, pelo que ela fez, A seleção está aberta para todas as jogadoras, independente de idade”, concluiu.
Antes da coletiva do treinador, a diretora de seleções femininas Cris Gambaré anunciou que a seleção fará um amistoso contra os Estados Unidos no Brasil, entre o dia 1º e 9 de junho (Data Fifa), em local ainda a ser definido.
Amistosos
Brasil x Costa Rica – 27 de fevereiro – Estadio Alejandro Morera Soto, em Alajuela – 22h
Brasil x Venezuela – 4 de março – Centro de Treinamento da Federação Mexicana de Futebol, em Toluca – 18h
Brasil x México – 7 de março – Estádio Ciudad de los Deportes, na Cidade do México – 20h
Convocadas
GOLEIRAS
Lelê – Corinthians
Thaís – Benfica (POR)
Cláudia – Cruzeiro
DEFENSORAS
Tarciane – Lyon (FRA)
Mariza – Tigres (MEX)
Thaís Ferreira – Corinthians
Lauren – Atlético de Madrid (ESP)
Yasmim – Real Madrid (ESP)
Fê Palermo – Palmeiras
Tamires – Corinthians
Gi Fernandes – Corinthians
Bela – PSG (FRA)
MEIO-CAMPISTAS
Duda Sampaio – Corinthians
Ana Vitória – Corinthians
Maiara – Angel City (EUA)
Brena – Palmeiras
Luana – Orlando Pride (EUA)
ATACANTES
Kerolin – Manchester City (ING)
Bia Zaneratto – Palmeiras
Tainá Maranhão – Palmeiras
Gabi Zanotti – Corinthians
Jheniffer – Tigres (MEX)
Luany – Atlético de Madrid (ESP)
Jaque – Corinthians
Adriana – Al-Qadsiah (SAU)
Geyse – América (MEX)
Fonte: Agência Brasil
Você pode Gostar
Esportes
Em Cuiabá, Mixto e Flamengo abrem Brasileirão Feminino nesta quinta
Publicado
14 horas atrásem
12 de fevereiro de 2026
A partida de abertura da edição 2026 da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol será transmitida ao vivo pela TV Brasil. Nesta quinta-feira (12), a partir de 21h (de Brasília – 20h no horário local), a bola rola para Mixto e Flamengo, no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em Cuiabá.
A equipe da casa disputa a elite do Brasileirão pela terceira vez. A última foi em 2015. As Tigresas, que caíram nas quartas de final da Série A2 (segunda divisão) em 2025, herdaram uma das vagas deixadas por Real Brasília e Fortaleza, que encerrarem os respectivos departamentos da modalidade. O Vitória ficou com a outra.
O Flamengo é o segundo time com mais presenças na competição nacional, organizada desde 2013 pela CBF, atrás apenas da Ferroviária. Será a 12ª participação das Meninas da Gávea, única equipe fora do estado São Paulo a já ter sido campeã (2016).
Para o retorno à primeira divisão após 11 anos, o Mixto aposta em um elenco experiente. Entre os reforços, estão a goleira Thaís Helena, de 38 anos, ex-Atlético-MG e vice-campeã do mundo pela seleção brasileira em 2007; e a meia paraguaia Fany Gauto, 31 anos, com passagens por Ferroviária e Internacional. O técnico é Adilson Galdino, tricampeão da Libertadores pelo São José e que levou a equipe do interior paulista à conquista, no Japão, do Mundial de Clubes em 2014 – a competição não tem chancela da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
O Flamengo, por sua vez, promoveu uma mudança na estratégia voltada à equipe feminina para 2025, com a redução no investimento na modalidade e maior aproveitamento da base. O clube manteve suas principais estrelas, casos da meia e capitã Djeni e da centroavante Cristiane, mas liberou jogadoras importantes, como a zagueira Agustina Barroso, que foi para o Corinthians, e a atacante Gláucia, reforço do Palmeiras.
A expectativa é que ao menos 10 jogadoras da base reforcem o time comandado por Celso Silva, que assumiu após a saída de Rosana Augusto, justamente pela readequação orçamentária da modalidade. A equipe sub-20 do Rubro-Negro ficou com o vice do Brasileirão em 2025, mas conquistou o bi da Copinha Feminina e teve seis atletas convocadas para defender o Brasil no Campeonato Sul-Americano da categoria, que está em andamento.
A primeira rodada segue na sexta-feira (13), também às 21h, com a estreia do Palmeiras, atual campeã da Copa (e da Supercopa) do Brasil. Na Arena Crefisa, em Barueri (SP), as Palestrinas recebem o América-MG, em mais um duelo exibido ao vivo pela TV Brasil.
As Brabas estrearão na próxima sexta (13) contra o Atlético-MG em Belo Horizonte. A equipe paulista conta com reforços de peso nesta temporada. Além do retorno da volante Ana Vitória (ex-Atlético de Madrid), o clube contratou a atacante uruguaia Belén Aquino (ex-Internacional) – Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados
O regulamento se assemelha ao dos anos anteriores. A diferença está no número de participantes. São 18, ao invés dos 16 das últimas nove edições. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único. As oito melhores vão às quartas de final e as duas piores caem à Série A2. No mata-mata, são jogos de ida e volta. Segundo a tabela da CBF, o campeão será conhecido no dia 4 de outubro.
Atual hexacampeão e dono de sete títulos, o Corinthians estreia sexta (13), às 21h. As Brabas medem forças com o Atlético-MG – que retornou à elite ao lado de Santos e Botafogo – na Arena MRV, em Belo Horizonte. Favorito, o Timão esteve presente nas últimas nove finais e ostenta um aproveitamento de 81,7% em jogos pelo Brasileirão.
Entre os reforços trazidos para 2026, destaques ao retorno da volante Ana Vitória, que estava no Atlético de Madrid, da Espanha, e à chegada da atacante uruguaia Belén Aquino, ex-Internacional. Elas iniciaram o ano sendo titulares na Copa das Campeãs da Fifa e na Supercopa do Brasil. O Corinthians foi vice em ambas, respectivamente, para Arsenal, da Inglaterra, e Palmeiras.
No último sábado (7), as Palestrinas conquistaram a Supercopa Feminina ao derrotarem as Brabas nos pênaltis. De olho no título do Brasileirão 2027, o Alviverde investiu no retorno da atacante Bia Zaneratto ao elenco – Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados
As Palestrinas têm sido a pedra no sapato do arquirrival. Nas quatro finais entre as equipes, elas levaram a melhor nas três últimas – o Palmeiras também conquistou as edições de 2024 e 2025 do Campeonato Paulista em cima do Corinthians. A exceção foi justamente a única vez que os times decidiram o Brasileirão, em 2021. Semifinalista no ano passado, o Verdão trouxe reforços de peso para sair do quase. A volta de Bia Zaneratto para suprir a saída da também atacante Amanda Gutierres foi a principal contratação.
Algoz alviverde em 2025, o Cruzeiro trouxe 11 caras novas e manteve a espinha dorsal do time vice-campeão brasileiro, apesar da saída de Isa Haas, negociada com o América, do México. A também zagueira Tainara, ex-Bayern de Munique, da Alemanha, veio para o lugar. A diretoria reservou R$ 16 milhões – 6,67% a mais que em 2025 – para a temporada, que terá a estreia das Cabulosas na Libertadores Feminina, ao lado de Corinthians e Palmeiras.
Jogos da primeira rodada do Brasileirão Feminino
12/02 – 21h: Mixto x Flamengo – Dutrinha, em Cuiabá – transmissão TV Brasil
13/02 – 21h: Palmeiras x América-MG – Arena Crefisa, em Barueri (SP) – transmissão TV Brasil
13/02 – 21h: Atlético-MG x Corinthians – Arena MRV, em Belo Horizonte
14/02 – 15h: Fluminense x Vitória – Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro
14/02 – 16h: Botafogo x Juventude – Nilton Santos, no Rio de Janeiro
14/02 – 18h: Bahia x Cruzeiro – Pituaçu, em Salvador
15/02 – 17h: Red Bull Bragantino x Ferroviária – Centro de Performance & Desenvolvimento, em Atibaia (SP)
16/02 – 19h: Santos x Grêmio – Vila Belmiro, em Santos (SP)
16/02 – 20h: Internacional x São Paulo – Sesc Protasio Alves, em Porto Alegre
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Dupla de Stefani vence 2º jogo e vai às quartas do WTA 1000 de Doha
Publicado
1 dia atrásem
12 de fevereiro de 2026
Semifinalista no Aberto da Australia deste ano, a dupla da tenista brasileira Luisa Stefani com a canadense Gabriela Dabrowski vai disputar as quartas de final no WTA 1000 de Doha (Catar). Nesta quarta-feira (11), elas se classificaram após derrotarem a parceria da russa Liudmila Samsonova com a tcheca Marie Bouxkova, por 2 sets a 1 (6/3 e 6/4).
Stefani e Dabrowski voltam à quadra na quinta (12), a partir das 9h (horário de Brasília). As adversárias serão a taiwanesa Hao-Ching Chang e a dinamarquesa Clara Tauson, que derrotaram sem dificuldade na estreia as russas Diana Shnaider e Alexandra Panova por 6/1 e 6/3.
A vitória de hoje da dupla Brasil-Canadá foi a segunda em Doha. Na estreia, no último domingo (8), elas bateram Irina Khromacheva (Rússia) e Aldila Sutjiad (Indonésia) por 2 sets a 0 (7/5 e 6/2).
Atual campeão do ATP 250 de Buenos Aires, o tenista carioca João Fonseca estrteia esta noite no saibro argentino contra o chileno Alejandro Tabilo, a partir das 18h30 – RolexPMasters/X
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
João Fonseca estreia à noite em Buenos Aires
O carioca João Fonseca, número 33 do mundo, inicia a busca do bicampeonato consecutivo na quadra de saibro do ATP 250 de Buenos Aires (Argentina), a partir das 18h30. A estreia será contra o chileno Alejandro Tabilo (71º no ranking). O brasileiro de 19 anos teve um início de temporada prejudicado em razão de dores na região lombar. Desistiu de dois torneios (ATPs 250 de Brisbane e de Adelaide) para se recuperar por completo. O primeiro torneio de Fonseca em 2026 foi o Aberto da Austrália, mas a falta de ritmo pesou e o carioca foi eliminado logo na estreia.
Antes, às 17h30, tem estreia nas duplas masculinas dos brasileiros Marcelo Demoliner e Fernando Romboli. Ele enfrentarão os anfitriões Gonzalo Villanueva e Lautaro Midon.
Quem já estreou com pé direito foi a dupla a dupla dos gaúchos Rafael Matos e Orlando Luz. Eles derrotaram nesta tarde a parceria do compatriota Marcelo Melo com o holandês Jean-Julien Rojer, por 2 sets a 1 (6/2, 3/6 e 10/4). Foi a primeira vez que os ex-parceiros na temporada passada, Rafael e Marcelo, competiram em lados opostos da quadra.
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Brasil estreia no esqui cross-country, mas não se classifica à final
Publicado
2 dias atrásem
10 de fevereiro de 2026
A terça-feira (10) foi de estreia dos primeiros atletas brasileiros Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina (Itália). Manex Silva, Eduarda Ribera, Bruna Moura disputaram a prova de qualificação (sprint livre) do esqui cross-country, mas não avançaram à final. Apenas os 30 primeiros colocados em cada disputa (masculina e feminina) avançaram à decisão por medalhas. Os três brasileiros voltarão a competir nesta edição (confira a programação ao final do texto). 
Nascido em Rio Branco (AC), Manex conseguiu o melhor resultado do país na modalidade, ao terminar na 48ª posição, entre 90 competidores, com o tempo de 3min25s48. A liderança ficou com o norueguês Johannes Klaebo (3min07s37), seis vezes campeão olímpico.
“Eu estava sonhando com um resultado assim. É verdade que eu sou muito estrito, tenho expectativas altas, mas estou feliz porque eu acho que eu fiz uma boa corrida, dei o meu melhor e acho que não poderia ter ido melhor do que isso, disse o acreano, que superou a 66ª colocação obtida em 2010 pela mineira Jaqueline Mourão, nos Jogos de Vancouver (Canadá).
Cabeça e coração quentinhos! 🧠❤️🔥
Duda Ribeira destacou a evolução mental como um dos pontos-chave do seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Inverno. Mais confiante, equilibrada e preparada psicologicamente, ela ressaltou a importância do trabalho feito ao longo do caminho e do… pic.twitter.com/vN1GxS2RgH
— Time Brasil (@timebrasil) February 10, 2026
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A paulista Duda Ribera também cravou a melhor pontuação entre atletas mulheres brasileiras. Irmã do esquiador paralímpico Cristian Ribera – Duda terminou em 72º lugar, com o tempo de 4min17s05, alcançando 226,67 pontos FIS (sistema de pontuação exclusivo da Federação Internacional de Esqui e Snowboard) na prova de 1,5 quilômetro.
Uma das estreias mais aguardadas foi da paulistana Bruna Moura, que sofreu um grave acidente de carro há quatro anos, quando viajava para competir nos Jogos de Pequim (China). A atleta sofreu várias fraturas, ficou dois meses sem andar e precisou de um ano e meio de fisioterapia para se recuperar. Nesta terça (10), a brasileira finalmente debutou nos Jogos Olímpicos de Inverno. Ela encerrou a prova na 74ª posição, com o tempo de 4min22s07, totalizando 254.53 pontos FIS.
“Eu estou muito, muito feliz. E a hora que eu vi a linha de chegada depois da última descida, ali para mim já significou tudo. Eu sei que ainda tem mais duas provas pela frente, mas esta aqui para mim já foi a prova da minha vida. Agora eu posso oficialmente dizer: atleta olímpica”, comemorou a esquiadora de 31 anos.
Nós lutamos pelos nossos! 🥹
Você encheu o Brasil de orgulho, Bruna Moura! 💚💛
📷 Helena Petry/COB#InvernoTimeBrasil #MilanoCortina2026 pic.twitter.com/U2mxw9lIq1
— Time Brasil (@timebrasil) February 10, 2026
Agenda do Brasil em Milão-Cortina
QUARTA (11)
15h30 e 16h27 – Snowboard Halfpipe — Classificação masculina (descida 1 e 2) – Pat Burgener, Augustinho Teixeira
QUINTA (12)
9h – Esqui Cross-Country — 10 km feminino (técnica livre) – Bruna Moura, Eduarda Ribera
SEXTA (13)
7h45 – Esqui Cross-Country — 10 km masculino (técnica livre) – Manex Silva
12h e 13h48 – Skeleton — Descidas 1 e 2 (feminino) – Nicole Silveira
15h30 – Snowboard Halfpipe — Final masculina (3 descidas)
SÁBADO (14)
6h e 9h30 – Esqui Alpino — Slalom gigante masculino (descidas 1 e 2) – Lucas Pinheiro Braathen
14h e 15h44 – Skeleton — Descidas 3 e 4 (feminino) – Nicole Silveira
SEGUNDA (16)
6h e 7h57 – Bobsled 2-man — Descidas 1 e 2 – equipe: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira*
6h e 9h30 – Esqui Alpino — Slalom masculino – descidas 1 e 2 – Lucas Braathen
TERÇA (17)
15h e 17h05 – Bobsled 2-man — Descidas 3 e 4 – equipe: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira*
QUARTA (18)
5h45 – Esqui Cross-Country — Sprint por equipes femininas (classificatória) – Eduarda Ribera e Bruna Moura
6h e 9h30 – Esqui Alpino — Slalom feminino – descidas 1 e 2 – Alice Padilha
SÁBADO (21)
6h e 7h57 – Bobsled 4-man — Descidas 1 e 2 – Brasil – equipe: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira*
DOMINGO (22)
6h e 8h15 Bobsled 4-man — Descidas 3 e 4 – Brasil – equipe: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira*
* duplas e quartetos ainda serão definidos
Fonte: Agência Brasil

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

Arthur Elias convoca seleção feminina para primeiros amistosos do ano

Saae instala 4ª bomba para aumentar pressão da água nos bairros da região 5, como Canivete e Planalto

Cursos de qualificação profissional do Fundo Social de SP formam novas empreendedoras

Governo do Estado entrega viaturas e equipamentos para Corpo de Bombeiros e Polícia Científica

WhatsApp, Instagram e Facebook terão versões pagas, confirma Meta

Falta de pagamento deixa crianças de Marechal Floriano sem atendimento pediátrico

Cineclube Contestado exibe documentário sobre a trajetória do MST no Espírito Santo

PM apreende submetralhadoras e drogas em duas ocorrências no município de Linhares

Ação Conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil cumpre 20 mandados e prende 12 pessoas em São Gabriel da Palha
MAIS LIDAS
Entretenimento21 horas atrás“O Santo e a Porca” chega ao Theatro Carlos Gomes com ingressos a partir de R$ 15
Segurança2 dias atrásNova ferramenta amplia divulgação de pessoas desaparecidas na Grande Vitória
Economia1 dia atrásBanco do Brasil tem lucro de R$ 20,68 bilhões em 2025
Brasil2 dias atrásSabesp inicia o maior projeto de hidrômetros inteligentes do mundo, reforçando o uso consciente da água em período de estiagem
Entretenimento2 dias atrásGrupo Primeira Classe grava audiovisual no Rio de Janeiro
Brasil2 dias atrásUSP divulga lista de aprovados para ingresso em 2026 por competições do conhecimento
Economia2 dias atrásMomento é de calibragem da política monetária, diz presidente do BC
Economia1 dia atrásCade aprova aumento da participação da United na Azul

