Segurança
Foragido condenado a mais de 34 anos é preso em operação conjunta no interior de Minas Gerais

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba, em operação conjunta com as Polícias Militares do Espírito Santo (PMES) e de Minas Gerais (PMMG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), prendeu, na tarde dessa quarta-feira (13), um foragido de 58 anos, investigado por integrar uma organização criminosa responsável por homicídios consumados e tentados ocorridos entre 2022 e 2023, nos municípios de Brejetuba, Muniz Freire e Cachoeiro de Itapemirim.
A prisão foi realizada na zona rural do município de Chalé (MG), próxima aos limites com os municípios de Mutum e Lajinha, após três dias de intenso trabalho integrado de inteligência entre as forças policiais dos dois Estados. Contra ele, havia dois mandados de prisão preventiva em aberto: um expedido pela Comarca Integrada de Conceição do Castelo e Brejetuba, em que já foi condenado a mais de 34 anos de reclusão, e outro pela Comarca de Muniz Freire, cujo processo ainda está em tramitação.
As equipes utilizaram ferramentas tecnológicas de monitoramento e até mesmo um veículo aéreo não tripulável (drone) para localizar o investigado, que estava foragido há aproximadamente dois anos. Ele era alvo de investigações conduzidas pelas Delegacias de Polícia de Brejetuba e Muniz Freire, que resultaram em duas ações penais contra ele e outros integrantes de uma extensa organização criminosa responsável por diversos crimes.
De acordo com as investigações, cinco homicídios consumados e quatro tentativas de homicídio foram praticados pelo grupo, com a concordância ou por mando do capturado. Ele é apontado como líder da organização, que controlava o tráfico de drogas nas localidades de São Jorge e São Domingos, em Brejetuba, e em Piaçu e Assunção, em Muniz Freire.
Segundo o titular da 8ª DR de Ibatiba, delegado Bruno Alves Rodrigues, a atuação do grupo era estruturada, com divisão de tarefas entre os integrantes, ordenando e executando mortes de devedores e potenciais concorrentes no comércio de entorpecentes, além de manter casas de prostituição.
“As apurações apontaram que o núcleo mais antigo da organização foi responsável por outros três homicídios consumados na região de Piaçu, em Muniz Freire, entre 2017 e 2018. Após a desarticulação do grupo, a ocorrência de mortes violentas nos dois municípios reduziu drasticamente, contribuindo para os bons resultados da região serrana do Espírito Santo nos indicadores de mortes violentas intencionais em 2024”, explicou o delegado.
Com o avanço das investigações e a prisão de 11 integrantes, o investigado fugiu da zona rural de Brejetuba. Desde então, as forças policiais capixabas vinham diligenciando para localizá-lo. Outro investigado, de 48 anos, sobrinho do preso e considerado de alta periculosidade, segue foragido. Ele é apontado como executor ou partícipe de grande parte dos homicídios cometidos pelo grupo.
O homem foi conduzido à autoridade policial de Lajinha (MG) e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional mineiro, de onde será recambiado para o Espírito Santo, ficando à disposição da Justiça.
Fonte: Polícia Civil – ES
Segurança
PMES realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2025
Segurança
Polícia Civil investiga agressões, invasão domiciliar e ameaças em série em Nova Venécia
Os fatos, que se estendem desde dezembro de 2024 até maio de 2025, estão formalizados nos boletins de ocorrência, além de processos judiciais em andamento.

Segurança
Delegacia de Polícia de Iconha prende casal por contrabando de cigarros eletrônicos e apreende adolescente

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça4 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES