Conecte-se conosco

Negócios

Forte são elas: como as mulheres estão transformando o consumo no Brasil

Em nova coluna, Liliane Rocha mostra como até uma escolha aparentemente simples — como o que beber — pode ser um ato de liberdade feminina

Avatar photo

Publicado

em

Forte são elas: como as mulheres estão transformando o consumo no Brasil
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

De tempos em tempos, tenho a oportunidade de me questionar quantos dos meus hábitos, inclusive de consumo, foram escolhidos por mim e quantos foram delineados pela sociedade. A minha mais recente pergunta foi: whisky é coisa de mulher?


Canal da ES VOX

>Quer saber as nossas principais novidades? Siga o novo Canal da ES VOX no Telegram e receba tudo em primeira mão!


 

Há séculos, o mundo tenta ditar não só onde as mulheres devem estar, mas também como devem falar, se vestir, agir — e até o que devem desejar. O controle sobre os corpos e os comportamentos femininos nunca se deu apenas pela política ou pela economia; ele se infiltrou nos detalhes do cotidiano, na forma como certas escolhas foram historicamente vigiadas, julgadas ou negadas. Quando uma mulher decide o que consome, como ocupa um espaço ou o que coloca no copo, ela está, conscientemente ou não, atravessando um território de liberdade. Porque, no fundo, sempre foi sobre isso: não é sobre a roupa, a carreira ou a bebida, mas sobre quem detém o direito de escolher.

Por muito tempo, dizer o que uma mulher podia ou não consumir foi mais uma entre tantas formas sutis (e, às vezes, nem tão sutis) de controlar seus comportamentos. O exemplo que escolhi para refletirmos aqui é o whisky. A bebida tece a sua imagem historicamente associada ao poder masculino, ao fumo, ao terno e aos cowboys. Mas as coisas estão mudando — e não por concessão, mas por protagonismo. Cada vez mais mulheres estão ressignificando seus espaços, inclusive no universo dos destilados, mostrando que consumo também é escolha, é autonomia, é liberdade. E quando mulheres decidem que o whisky também é delas, não estão apenas escolhendo uma bebida: estão afirmando que lugar de mulher é onde ela quiser — e o que ela quiser beber.

Este movimento não é de hoje! Uma das histórias mais marcantes da Escócia, no universo do whisky, foi protagonizada por uma mulher — e das mais ousadas. No início do século XIX, enquanto a produção de whisky ainda era majoritariamente clandestina e controlada por homens, Helen Cumming desafiava o sistema com inteligência, coragem e uma boa xícara de chá.

Moradora da região de Speyside, Helen começou a destilar whisky com o marido, John, usando um pequeno alambique nos fundos de casa. A produção era ilegal, mas isso nunca a impediu. Quando os fiscais do governo apareciam para fiscalizar a propriedade, ela os recebia com hospitalidade, oferecendo chá e bolos, enquanto discretamente avisava os vizinhos para esconder qualquer sinal de atividade. Em algumas situações, chegou a jogar barris no rio Spey para evitar que fossem confiscados.

Em 1824, com a legalização da destilação na Escócia, Helen liderou o processo de registro da produção da família; nascia ali, oficialmente, a destilaria Cardhu. Ela não apenas formalizou o negócio, como consolidou a reputação da marca como uma das mais respeitadas da região.

Dando um salto para a atualidade, outro movimento evidencia o protagonismo das mulheres no mundo do whisky: o Delas é o primeiro

Outro movimento evidencia o protagonismo das mulheres no mundo do whisky: o Delas é o primeiro clube feminino de whisky do Brasil, lançado pela Diageo — Foto: Divulgação/ Mariana Pekin

Outro movimento evidencia o protagonismo das mulheres no mundo do whisky: o Delas é o primeiro clube feminino de whisky do Brasil, lançado pela Diageo — Foto: Divulgação/ Mariana Pekin

feminino de whisky do Brasil, lançado pela Diageo. A iniciativa, mais do que reunir apreciadoras da bebida, propõe um convite para que as mulheres ocupem também este espaço historicamente masculinizado, ressignificando narrativas e reafirmando que consumo, prazer e poder de escolha não têm gênero.

Segundo pesquisas da Euromonitor (2022), o consumo de destilados por mulheres cresceu 18%. E hoje, 32% das mulheres que consomem destilados bebem whisky, mostrando a quebra de estereótipos em torno do consumo da bebida, tradicionalmente associada ao público masculino. “O Delas é um projeto poderoso que vai muito além da degustação. Ele foi pensado para reunir mulheres incríveis que atuam em diversos setores e assim gerar conexão e trocas genuínas. Proporcionar espaços onde as mulheres se sintam representadas nos dá a certeza de que seguimos na vanguarda, trabalhando para que esse universo reflita a força e a influência das mulheres no setor”, diz Fabíola Duarte, head de Comunicação Corporativa da Diageo Brasil.

O aumento do consumo de whisky pelas mulheres é impulsionado também pela crescente popularidade de coquetéis e pela preferência por bebidas com sabores distintos e sofisticados. Vitória Kurihara, premiada no World Class Competition 2024, considerado a “Copa do Mundo” da coquetelaria, nos ensinou sobre a força das mulheres ao longo da história das bebidas destiladas.

Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da ES VOX.

Gostou do nosso conteúdo: Clique aqui siga-nos no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Negócios

THINKERS.Co anuncia nova agência de modelos e talentos

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Negócios

IBEF-ES anuncia Marcio Zaganelli como novo diretor de Esportes e Saúde

A nomeação destaca o compromisso do IBEF-ES com uma atuação que vai além do universo técnico da gestão financeira, conectando a comunidade de executivos a temas fundamentais como saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Avatar photo

Publicado

em

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES) acaba de anunciar Marcio Zaganelli, sócio e vice-presidente comercial da Apex, como novo diretor de Esportes e Saúde da instituição. A nomeação destaca o compromisso do IBEF-ES com uma atuação que vai além do universo técnico da gestão financeira, conectando a comunidade de executivos a temas fundamentais como saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Para Marcio, a nova missão no Instituto está profundamente alinhada à sua história pessoal e profissional.

“Assumir a Diretoria de Esporte e Saúde do IBEF-ES é, para mim, mais do que um convite institucional — é a oportunidade de ampliar um propósito de vida. A prática esportiva transformou minha trajetória. Muito além da saúde física, o esporte me ensinou sobre foco, disciplina, resiliência e organização — valores que carrego em tudo que faço, especialmente no mundo corporativo”.

Ele completa:

“Vivemos tempos em que liderar exige clareza, energia e equilíbrio. E nada nos prepara melhor para isso do que uma rotina que integra corpo e mente. Ao lado do IBEF-ES, quero ajudar a promover uma cultura que valorize o esporte como um instrumento de transformação pessoal e profissional, estimulando hábitos saudáveis, conexões verdadeiras e uma vida com mais propósito e clareza a partir do indivíduo”, afirma.

A chegada de Marcio à diretoria reforça a proposta do IBEF-ES de olhar para o executivo de forma integral. A saúde mental e física, a construção de relações saudáveis e o estímulo à longevidade produtiva fazem parte de uma visão moderna e necessária para a liderança contemporânea.

Nesse contexto, o Instituto segue promovendo ações, encontros e programas que fortalecem não apenas o conhecimento técnico, mas o desenvolvimento completo dos seus associados.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continuar lendo

Negócios

Findes marca presença no maior evento de inovação industrial do ES

O presidente da Findes, Paulo Baraona, vai participar do Fórum Inovação e Sustentabilidade, na Arena Mec Show 

Avatar photo

Publicado

em

Estande da Findes na Mec Show 2024 Foto: Renan Donato/Findes
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) vai participar da maior feira industrial do Espírito Santo, a Mec Show, que acontece na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra. A expectativa para este ano é que o evento deve movimentar mais de R$ 220 milhões em negócios.  

O presidente da Findes, Paulo Baraona, vai participar do Fórum Inovação e Sustentabilidade, na Arena Mec Show. O painel, que acontece no dia 7 de agosto, tem como tema “Inovação e gerenciamento de projetos; BIM em obras industriais”. 

“O desenvolvimento da indústria passa, necessariamente, pela inovação e pela qualificação da nossa capacidade de executar projetos com eficiência. Participar da Mec Show é estar conectado ao que há de mais atual em tecnologia, além de reforçar o compromisso da Findes com o fortalecimento da indústria capixaba”, destaca o presidente da Findes, Paulo Baraona. 

A Mec Show contará, ainda, com estande próprio da Federação, com ações do Sesi e do Senai e a Unidade Móvel de Soldagem, além com da Arena ES Oil&Gas Energy focada no mercado de petróleo e gás.  

Confira a participação da Findes na Mec Show 

No estande da Findes, o público poderá conferir de perto soluções tecnológicas voltadas para a indústria, transição energética e mobilidade elétrica. Entre os destaques, estão a Planta Didática Smart 4.0 — um laboratório industrial que simula linha de produção inteligente; o módulo expositivo com motores reais das montadoras Stellantis (Fiat) e GWM, com a evolução dos motores de propulsão; aerogerador, powertrains elétricos além do detector de EPIs. Além disso, a Unidade Móvel de Soldagem do Senai estará presente com aulas demonstrativas. 

As equipes do Sesi de diferentes unidades, por sua vez, vão apresentar seus carros (protótipos) da F1 in Schools, com disparos em uma pista de corrida ao vivo durante os dias do evento.  

Arena ES Oil & Gas Energy: força do petróleo e gás 

A ES Oil & Gas Energy chega a sua 13ª edição com uma área expositiva robusta dedicada ao setor de petróleo, gás e energia, e uma programação técnica que traz os principais nomes do mercado. Estão confirmadas gigantes como Petrobras, Shell, Prio, Seacrest, Imetame, BW Energy, Mandacaru, ES Gás, entre outras. 

O Espírito Santo é o 3º maior produtor de petróleo e o 4º em gás natural do país, com mais de 390 poços ativos e 13 plataformas FPSO em operação, além de oleodutos e gasodutos que somam mais de mil quilômetros. 

Inscreva-se: https://esoilgas.com.br/programacao/ 

“O setor de petróleo, gás e energia é estratégico para a economia capixaba e brasileira. A ES Oil & Gas Energy cumpre um papel fundamental ao promover conexões, fomentar negócios e abrir espaço para debates sobre desafios, tendências e oportunidades. É aqui que reunimos operadoras, fornecedores, investidores, governo e entidades para construirmos juntos o futuro desse setor que tanto gera desenvolvimento”, reforça Rubya Salomão, secretária executiva do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia. 

A Findes mediará painéis nesta Arena durante a feira. No primeiro dia do evento (05/08), às 17h50, a secretária executiva do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, Rubya Salomão, vai mediar o painel “Integração Energética – Novos Caminhos para um Brasil de Baixo Carbono”. 

No segundo dia do evento (06/08), às 15 horas, o consultor especialista do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), Romeu Rodrigues, vai mediar o painel “Espírito Santo como Destino de Investimentos em Energia”. Às 18 horas, a especialista de Negócios da Findes, Clara Campagnaro, vai mediar o painel “Fornecedores – Desafios da área de suprimentos das empresas”.  

No terceiro dia de evento (07/08), o 1º vice-presidente do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Findes, Bernardo Enne, vai mediar o painel “Conexão Social: Como a Indústria Transforma Realidades”.  

Rodada de Negócios: conexões que geram resultados 

A Rodada de Negócios da Mec Show é um dos espaços mais aguardados para geração de contatos e parcerias na feira. Realizada em parceria com o Sebrae e com o Programa +Negócios da Findes, conecta fornecedores de diversos segmentos a grandes empresas compradoras dos setores de petróleo e gás, siderurgia, mineração, energia, celulose e indústria naval, promovendo um ambiente dinâmico e estratégico para novos negócios. 

Sobre a Mec Show 

O crescimento da Mec Show acompanha o avanço da indústria capixaba. O evento não é apenas vitrine, mas também uma plataforma de desenvolvimento para empresas locais que, ano após ano, ampliam sua atuação além das fronteiras do Estado. Serão mais de 300 marcas expositoras.  

“A Mec Show foi determinante para que empresas capixabas ganhassem visibilidade no mercado nacional. Hoje, temos indústrias locais fornecendo peças, serviços e tecnologia para outros estados e até para outros países”, afirma Leonardo Cereza, presidente do Sindifer. 

Serviço: 

Data: 05 a 07 de agosto
Local: Pavilhão de Carapina (Av. Marginal, 5196, Jardim Carapina, Serra)
Credenciamento on-line e gratuito para profissionais da indústria: https://credenciamento.mecshow.com.br/ 

Mais informações: https://www.mecshow.com.br/  

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continuar lendo

Negócios

Conecta Indústria leva mutirão de empregos à Serra com mais de 300 vagas disponíveis 

A programação ainda contará com uma ação de educação ambiental, promovida pelo SindiplastES, por meio do programa Tampinha do Bem.

Avatar photo

Publicado

em

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Oportunidade, empregabilidade e conexão com o setor produtivo. No dia 16 de agosto, a cidade da Serra recebe uma nova edição do Conecta Indústria, iniciativa da Findes, por meio do IEL-ES, que reúne empresas do setor do plástico para oferecer mais de 300 vagas de emprego destinadas a candidatos com nível fundamental, médio e técnico. 

O evento acontece das 8h30 às 12h, no Centro de Desenvolvimento Técnico – CEDTEC, em Laranjeiras, e conta o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, e do SindiplastES. 

“O Conecta Indústria é uma ponte concreta entre quem busca oportunidades e quem gera empregos. Levar essa iniciativa para a Serra reforça o papel do IEL-ES como articulador entre qualificação, empregabilidade e crescimento socioeconômico”, afirma o superintendente do IEL-ES, Max Alves. 

Estarão presentes empresas de destaque, como Fortlev, Fibrasa, Maifredo, Afort, Plasvit, Caplast, Eco Amigo, JL Martins, Magnatech e Polydomus, realizando entrevistas e processos seletivos presenciais durante a manhã. 

Entre as oportunidades ofertadas, estão cargos como: Operador de Produção, Mecânico de Manutenção Industrial, Vendedor(a) Interno, Auxiliar de Impressora Flexográfica, Inspetor de Qualidade, Eletricista de Manutenção Industrial, Líder Logístico, entre outros. 

Para participar, é necessário preencher o formulário de pré-inscrição, e comparecer ao evento com documentos pessoais e currículo atualizado. 

Além de facilitar o acesso ao mercado de trabalho, o Conecta Indústria fortalece a articulação entre a formação profissional e as demandas da indústria, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município. A ação reforça o compromisso do IEL e dos parceiros com a promoção da empregabilidade e com a valorização da mão de obra local. 

A programação ainda contará com uma ação de educação ambiental, promovida pelo SindiplastES, por meio do programa Tampinha do Bem. Durante o evento, serão recolhidas tampinhas plásticas de garrafas PET, destinadas à reciclagem. A proposta é conscientizar a população sobre práticas sustentáveis e o reaproveitamento de materiais recicláveis. 

  

Conecta Indústria – Serra 

Dia: 16 de agosto (sábado) 

Horário: 8h30 às 12h 

Local: Centro de Desenvolvimento Técnico – CEDTEC, em Laranjeiras, Serra 

Pré-inscrição: Clique aqui

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continuar lendo

MAIS LIDAS