Segurança
MPES investiga esquema criminoso envolvendo policiais militares e civis no ES
Os elementos colhidos até o momento indicam o recebimento de propina por policiais militares em troca de proteção e favorecimento a membros de facções criminosas violentas

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPES), da Promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar, e da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória, em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar e o Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagrou na manhã desta quarta-feira (30/07) três operações simultâneas: Operação Argos, Operação Iris e Operação Lúmen.
As ações ocorreram de forma coordenada nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra com o cumprimento de 6 mandados de prisão preventiva e 8 de menagem* contra policiais militares, 31 mandados de busca e apreensão, 15 de afastamento cautelar da função pública, além de indisponibilidade de bens e medidas correlatas.
Os mandados foram deferidos pelos Juízos da Auditoria Militar e da 2ª Vara Criminal de Vitória, atendendo requerimentos ministeriais em face de 22 investigados, sendo 15 policiais militares e 7 pessoas físicas.
As investigações, iniciadas em 2025, em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar, identificaram evidências de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e agiotagem por policiais militares e civis.
Os elementos colhidos até o momento indicam o recebimento de propina por policiais militares em troca de proteção e favorecimento a membros de facções criminosas violentas, bem como a comercialização de drogas desviadas de traficantes em apreensões policiais e ocultação dos recursos por meio de interpostas pessoas.
As medidas cautelares visam interromper o esquema criminoso, preservar elementos de prova e viabilizar a responsabilização penal e patrimonial dos envolvidos.
A todo, participaram das diligências 10 Promotores de Justiça e aproximadamente 120 Policiais Militares do serviço correcional e da Assessoria Militar do Ministério Público.
As investigações seguem sob sigilo judicial e não é possível fornecer mais informações no momento.
* menagem é uma medida cautelar restritiva de liberdade prevista no Código de Processo Penal Militar, que consiste na restrição da liberdade de locomoção a um local determinado, como um quartel, residência ou local de trabalho.
Segurança
PMES realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2025
Segurança
Polícia Civil investiga agressões, invasão domiciliar e ameaças em série em Nova Venécia
Os fatos, que se estendem desde dezembro de 2024 até maio de 2025, estão formalizados nos boletins de ocorrência, além de processos judiciais em andamento.

Segurança
Delegacia de Polícia de Iconha prende casal por contrabando de cigarros eletrônicos e apreende adolescente

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça4 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES