Segurança
Polícia Civil define banca organizadora para concurso de oficial investigador
Concurso prevê a oferta de 1.052 vagas para o cargo, com remuneração inicial de R$ 8.171,62. Ainda não há data definida para o lançamento do edital de abertura.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) divulgou, nesta quarta-feira (23), que o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) será a banca organizadora do próximo concurso público para o cargo de oficial investigador de polícia. O aviso de resultado da dispensa de licitação e o extrato do contrato foram publicados na edição nº 26.528 do Diário Oficial do Estado.
O concurso prevê a oferta de 1.052 vagas para o cargo, com remuneração inicial de R$ 8.171,62. Ainda não há data definida para o lançamento do edital de abertura.
Os interessados devem acompanhar as atualizações por meio do site oficial da Polícia Civil do Espírito Santo (www.pc.es.gov.br) e das próximas publicações no Diário Oficial do Estado.
Cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP):
Criado por meio da Lei Complementar nº 1.093, sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em novembro de 2024, o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP) foi instituído com o objetivo de fortalecer o quadro de servidores da PCES e modernizar a estrutura investigativa da instituição. A nova função substitui as antigas nomenclaturas de Investigador de Polícia, Escrivão e Agente de Polícia, reunindo em um único cargo as atribuições ligadas à investigação criminal.
A carreira de OIP é regida por estatuto próprio e o ingresso é realizado por meio de concurso público, com etapas que incluem provas objetivas e discursivas, exames físicos, psicológicos, investigação social e curso de formação profissional.
Com jornada de 40 horas semanais, os servidores atuam em regime diário ou de plantão, podendo ser convocados em situações excepcionais, como calamidades públicas. Entre as atribuições, estão a realização de diligências investigativas, cumprimento de mandados judiciais e participação em operações de inteligência. A progressão na carreira será baseada no desempenho e no tempo de serviço, promovendo a valorização profissional.
Segurança
PMES realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2025
Segurança
Polícia Civil investiga agressões, invasão domiciliar e ameaças em série em Nova Venécia
Os fatos, que se estendem desde dezembro de 2024 até maio de 2025, estão formalizados nos boletins de ocorrência, além de processos judiciais em andamento.

Segurança
Delegacia de Polícia de Iconha prende casal por contrabando de cigarros eletrônicos e apreende adolescente

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça4 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES