Conecte-se Conosco

Segurança

Projeto Recupera mantém alta performance e recupera 674 celulares em 2025

marcelo

Publicado

em

Projeto Recupera mantém alta performance e recupera 674 celulares em 2025
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O Projeto Recupera, criado para localizar, recuperar e restituir aparelhos celulares roubados e furtados em todo o Estado, e, coordenado pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), consolida-se como uma estratégia eficiente e permanente de enfrentamento ao furto e roubo de celulares no Estado.  Ao todo, 674 celulares foram recuperados somente em 2025. 

Desde seu lançamento em 23 de julho de 2024, o Projeto Recupera vem apresentando crescimento consistente, já totalizando 957 aparelhos recuperados, nos três anos de atuação. Um comparativo técnico entre os períodos de julho a dezembro de 2024 e julho a dezembro de 2025 demonstra estabilidade com viés de crescimento e consolidação operacional. Nesse recorte, foram recuperados 386 aparelhos no segundo semestre de 2024 e 392 aparelhos no mesmo período de 2025, representando um aumento de seis unidades e mantendo o patamar elevado de produtividade mesmo após a concentração expressiva de recuperações no mês de julho de 2024 (220 aparelhos).

Em 2025, diferentemente do cenário inicial de implementação, os resultados foram distribuídos de forma mais equilibrada ao longo dos meses, evidenciando maturidade operacional, regularidade nas ações e aperfeiçoamento das ferramentas de rastreamento e inteligência. Destaque para novembro de 2025, quando foram recuperados 124 aparelhos — número significativamente superior ao mesmo mês de 2024, que registrou apenas 2 aparelhos.

“Os dados demonstram que o Projeto Recupera superou a fase de implantação e passou a operar em regime consolidado, mantendo produtividade elevada sem depender de ações concentradas ou pontuais. Mais do que números, o projeto reafirma seu caráter estratégico: utiliza tecnologia avançada de rastreamento, integração com operadoras de telefonia e articulação com forças de segurança para identificar aparelhos subtraídos e promover sua devolução às vítimas”, disse o superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegado Ícaro Ruginski.

A iniciativa alia responsabilização e orientação. Os cidadãos identificados em posse de aparelhos furtados ou roubados são intimados pelos canais oficiais da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), com data, horário e local para comparecimento e devolução voluntária. “Com isso, o Estado não apenas combate o crime patrimonial, mas também devolve à população bens que concentram informações pessoais, profissionais e afetivas — reforçando a sensação de segurança e confiança nas instituições”, disse Ruginski.

Recuperações por Ano  

O Projeto Recupera vem apresentando crescimento consistente desde sua implantação. No segundo semestre de 2024 (julho a dezembro), foram recuperados 386 aparelhos celulares, sendo 220 em julho, 72 em setembro, 59 em outubro, 2 em novembro e 33 em dezembro. Em 2025, primeiro ano completo de execução da iniciativa, o número saltou para 674 aparelhos recuperados, distribuídos da seguinte forma: 11 em janeiro, 33 em fevereiro, 21 em março, 81 em abril, 42 em maio, 94 em junho, 68 em julho, 29 em agosto, 73 em setembro, 42 em outubro, 124 em novembro e 56 em dezembro. Já em 2026, até o momento, o projeto contabiliza 53 aparelhos recuperados, demonstrando a continuidade das ações e a manutenção do ritmo operacional da Polícia Civil do Espírito Santo.  

Devolução dos aparelhos recuperados

Os aparelhos localizados durante as ações do Projeto Recupera são restituídos às vítimas devidamente identificadas. Essas vítimas são intimadas por meio dos canais oficiais para comparecer à Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), em mutirões organizados e previamente agendados pelo Governo do Estado.

As equipes do projeto entram em contato com os proprietários dos aparelhos, repassando todas as orientações necessárias para a retirada dos itens.Nos casos em que a restituição não pôde ser feita diretamente às vítimas no momento da ação, os aparelhos foram encaminhados aos Distritos Policiais responsáveis, para posterior devolução mediante comprovação de propriedade.

Canais de contato oficiais

Em caso de dúvidas, a PCES orienta que a população busque informações oficiais em suas unidades, acesse o site www.pces.es.gov.br ou entre em contato diretamente com a SPRM, responsável pelo projeto:

Telefones: (27) 3198-5869;  (27) 98824-4647 e (27) 98824-4714  
Email: sprm@pc.es.gov.br
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 2.290, bairro Santa Luíza, Vitória/ES – CEP 29045-402
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h


Fonte: Polícia Civil – ES

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Mulher mata homem à facadas no meio da rua em Ibatiba

A Polícia Civil informou que ela foi autuada em flagrante por homicídio qualificado cometido por motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

marcelo

Publicado

em

Mulher mata homem à facadas no meio da rua em Ibatiba
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Uma mulher foi presa em Ibatiba, interior capixaba, por ter matado uma pessoa à facadas na noite dessa quinta-feira (19). Segundo a Polícia Militar, a corporação foi acionada e encontrou a vítima, um homem de 49 anos, no meio da rua do bairro Boa Esperança.

“No local, a equipe deparou-se com um homem de 49 anos caído ao solo e ferido. O Samu foi acionado e constatou o óbito da vítima. Populares informaram que a autora do crime estava no interior de uma residência. Os militares entraram na garagem do imóvel e chamaram a suspeita. Ao ser questionada sobre o ocorrido, a mulher confessou o crime. Questionada acerca da arma utilizada no crime, a mulher informou que havia escondido a faca no interior da residência. Buscas foram realizadas e a faca foi encontrada escondida em um vão na subida da escada da residência”.

A suspeita, de 37 anos, foi detida e levada para a 11ª Regional, localizada em Venda Nova do Imigrante. A Polícia Civil informou que ela foi autuada em flagrante por homicídio qualificado cometido por motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima. “Após os procedimentos de praxe, ela foi encaminhada ao sistema prisional”, detalhou a PCES.

O corpo da vítima foi encaminhado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML), da Polícia Científica, em Venda Nova do Imigrante, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. A Polícia Civil destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que agora dispõe de três canais: por telefone, basta discar 181; pelo computador, o site é www.disquedenuncia181.es.gov.br; pelo WhatsApp, basta mandar uma mensagem para o número 27 99253-8181 e seguir o passo a passo do atendimento virtual. Em todos os canais, o anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Segurança

Denarc de Linhares captura foragido da Justiça no Centro do município

marcelo

Publicado

em

Denarc de Linhares captura foragido da Justiça no Centro do município
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Na manhã desta quinta-feira (19), policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Linhares capturaram um homem de 22 anos, procurado pela Justiça pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte e posse irregular de arma de fogo.

Após receberem informações de que o foragido estaria no Centro de Linhares, as equipes realizaram diligências na região e, ao visualizarem o suspeito, efetuaram a abordagem e a prisão.

Contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pelo Juízo da Vara Única da Comarca de João Neiva.

O conduzido foi encaminhado à Delegacia Regional de Linhares e, após os procedimentos de praxe, foi encaminhado ao Presídio Regional de Linhares (PRL), onde permanece à disposição da Justiça de João Neiva.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Segurança

PRF recupera dois veículos em menos de uma hora, em João Neiva e São Mateus

marcelo

Publicado

em

PRF recupera dois veículos em menos de uma hora, em João Neiva e São Mateus
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos em um intervalo de aproximadamente uma hora, em ações realizadas na tarde de quinta-feira (19), em rodovias federais que cortam o Espírito Santo.

A primeira ocorrência foi registrada no km 208 da BR-101, em João Neiva. Uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT 02), vinculada à Delegacia da PRF em Serra, recuperou um GM/Vectra que havia sido furtado na manhã do mesmo dia, em São Mateus.

Três suspeitos, de 21, 26 e 33 anos, teriam participado do crime. O veículo foi localizado por volta das 15h, durante o deslocamento em direção à Região Metropolitana, cerca de cinco horas após o furto.

Cerca de uma hora depois, no km 159 da BR-262, em Ibatiba, outra equipe da PRF, do GPT 01 de Viana, abordou uma caminhonete MMC/L200 Outdoor prata.

O motorista relatou ter adquirido o veículo em Brejetuba, oferecendo como parte do pagamento um Renault/Fluence, um GM/Corsa Super e R$ 1.600 em dinheiro.

Durante a vistoria, os policiais constataram sinais de adulteração e remarcação nos elementos de identificação do veículo, o que impediu a identificação imediata da origem da caminhonete.

As duas ocorrências foram encaminhadas às delegacias da Polícia Civil responsáveis pelas respectivas regiões para os procedimentos legais cabíveis.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com