Política
Vereadores dizem que prisão de Bolsonaro é tentativa de calar o conservadorismo no Brasil
Durante a sessão desta terça-feira (15), os vereadores Luiz Emanuel (Republicanos) e Armandinho da Federal (PL) utilizaram a tribuna para defender o ex-presidente e criticar duramente os desdobramentos jurídicos que envolvem o caso.

O pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentatia de golpe de Estado repercutiu com força na Câmara Municipal de Vitória.
Durante a sessão desta terça-feira (15), os vereadores Luiz Emanuel (Republicanos) e Armandinho da Federal (PL) utilizaram a tribuna para defender o ex-presidente e criticar duramente os desdobramentos jurídicos que envolvem o caso.
A manifestação da PGR foi protocolada às 23h45 de segunda-feira (14) e tem 517 páginas. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação de Bolsonaro e de outros sete réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio público. O julgamento pode ocorrer em setembro deste ano.
Para o vereador Luiz Emanuel, o pedido de prisão do ex-presidente é parte de um processo de perseguição política. Em tom inflamado, ele atacou o procurador-geral da República e acusou a PGR de ignorar outros casos que, segundo ele, envolvem suspeitas graves.
“A PGR chefiada pelo Paulo Gonet, um capacho do Lula, resolveu vestir a toga da vingança. Querem condenar o Bolsonaro com vasos e narrativas, pau e ponte de ficção. Golpe? Onde houve golpe? Não teve ação, não teve comando, não teve nada. É uma armação escancarada”, disse.
Luiz Emanuel afirmou ainda que o povo brasileiro não aceitará calado o que chamou de injustiça. “A meta é clara: prendam o Bolsonaro e calem qualquer voz conservadora neste país. Vocês estão tentando transformar a oposição em crime. Isso aqui não é justiça, é tribunal de exceção. Hajam como estão pretendendo e vocês vão ver o que vai acontecer nesse país”.
Na mesma linha, o vereador Armandinho da Federal também se pronunciou, relembrando o próprio caso e mencionando decisões da PGR que teriam, segundo ele, apontado ilegalidades contra sua prisão.
“A mesma Procuradoria-Geral da República já reconheceu quatro pareceres afirmando que tudo o que aconteceu comigo foi ilegal. Mas a vereadora do PSOL vem aqui exaltar a PGR. O PSOL não admite a verdade”, criticou.
Armandinho ainda citou o caso do ex-assessor presidencial Felipe Martins, apontando que teria havido equívocos graves no processo de sua prisão. “A Polícia Federal tem indícios de fraude para manter o cara preso por sete meses. E quem paga por isso? Quem restitui esse tempo? A família dele? A história dele?”, questionou.
O clima foi de tensão durante a sessão, com respostas indiretas de parlamentares da base de esquerda e tentativas da presidência da Câmara de conter os ânimos no plenário. Nos bastidores, a expectativa é de que os discursos ganhem eco nas redes sociais e no debate político local nos próximos dias.
Política
Bônus Moradia: mais um sonho da casa própria é realizado no bairro Grande Vitória
Para a líder comunitária do bairro, Drica Monteiro, a entrega vai além da conquista individual

Política
Adultização: Câmara aprova PL para combater erotização de menores
Parte da oposição votou a favor do texto depois de conseguir modificações no relatório do deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI)

Política
Câmara aprova urgência de PL da adultização, e Motta tem bate-boca com bolsonaristas
Projeto contra a adultização teve a urgência aprovada após reunião de líderes nesta terça-feira (19); deputado bolsonarista comparou Hugo Motta ao ministro Alexandre de Moraes, do STF

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça4 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES