Conecte-se conosco

ESVOX PLAY

Vitória não registra homicídio no mês de abril pela primeira vez em 29 anos

Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996

Avatar photo

Publicado

em

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A cidade de Vitória, pela primeira vez em 29 anos, encerrou um mês sem registrar nenhum homicídio. Segundo a Prefeitura da capital capixaba, o marco histórico foi registrado no mês de abril.


Canal da ES VOX

>Quer saber as nossas principais novidades? Siga o novo Canal da ES VOX no Telegram e receba tudo em primeira mão!


 

Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, que contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996.

Em comparação com os anos anteriores, o mês de abril de 2024 terminou com 12 mortes, enquanto que foram contabilizados 11 assassinatos ao longo de abril de 2023.

A administração da capital descreveu que a redução é fruto do resultado de um trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), as forças de segurança como Polícia MilitarPolícia CivilPolícia Rodoviária FederalPolícia Federal.

Além disso, no acumulado do ano, a cidade registrou queda de 60% nos crimes de homicídios se comparado com o ano anterior. De janeiro a abril de 2024 foram 47 assassinatos. Já neste ano, foram 19 registros.

O secretário de Segurança Urbana de VitóriaAmarílio Boni, destaca que a atuação da Guarda de Vitória tem sido fundamental para alcançar o resultado.

Com investimentos robustos em tecnologia, inteligência e valorização dos servidores fortalecemos a segurança municipal e passamos a entregar respostas rápidas das equipes na repressão e na prevenção de crimes, destacou Amarílio Boni.

O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, comemorou nas redes sociais:

Vitória vive um momento histórico: completamos 47 dias sem nenhum homicídio registrado. Abril foi o primeiro mês, em 29 anos, sem nenhuma morte violenta na capital.

Esse resultado é fruto de muito trabalho integrado, do uso de tecnologia no CIOM e da parceria com as forças de segurança.

A presença forte e qualificada da Guarda Municipal nas ruas, o policiamento comunitário, o diálogo com lideranças, parlamentares e instituições mostram que, quando se trabalha em união, os resultados aparecem.
Seguimos juntos, com responsabilidade e união, construindo uma cidade cada vez mais segura para todos.

Em uma entrevista  o secretário de Segurança do Estado, Leonardo Damasceno, destacou que o Programa Estado Presente tem focado atuação nas áreas que possuem ações criminosas, gerando reforço nas forças de segurança.

Com o reforço das forças de segurança temos o enfraquecimento das facções criminosas nesses locais. Temos feito ações nas regiões metropolitanas como prisões qualificadas de pessoas relevantes, ações para enfrentar a lavagem de dinheiro e prisões de lideranças das facções

Entretanto, mesmo com o resultado positivo alcançado no mês de abril, o secretário descreve que o trabalho das forças de segurança nunca acaba.

Governador comemora resultado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemorou nas redes sociais o marco histórico que não acontecida há 29 anos. Ele descreveu que a ação foi fruto do trabalho integrado do Programa Estado Presente e demais instituições.

Gostou do nosso conteúdo: Clique aqui siga-nos no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Polícia Civil do Espírito Santo é destaque em premiação nacional do setor jurídico

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESVOX PLAY

Vereador Deneval Rocha alerta para acúmulo de lixo no bairro Coqueiral e pede conscientização da população

Em uma fala breve, mas firme, o parlamentar relatou uma visita ao local, onde constatou o descaso com o descarte irregular de resíduos.

Publicado

em

Deneval Rocha
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Na última sessão ordinária, dia 06 o vereador Deneval Rocha (PSD) fez um apelo à população de Nova Venécia, destacando a grave situação de acúmulo de lixo nas ruas do bairro Coqueiral. Em uma fala breve, mas firme, o parlamentar relatou uma visita ao local, onde constatou o descaso com o descarte irregular de resíduos.


Canal da ES VOX

>Quer saber as nossas principais novidades? Siga o novo Canal da ES VOX no Telegram e receba tudo em primeira mão!


 

“Não estamos aqui para atribuir culpa a secretário, não. Eu entendo que a população precisa ser conscientizada também para não jogar tanto lixo nas ruas”, destacou Deneval, reforçando que a responsabilidade é coletiva e deve partir tanto do poder público quanto dos cidadãos.

O vereador contou que esteve no bairro a convite do Pastor Lucenildo, conhecido na comunidade, que relatou uma situação preocupante: a cerca de sua chácara foi quebrada, e o local acabou sendo usado como depósito clandestino de entulho.

“Passei para ver essa situação juntamente com ele, e andando pela rua, está um caos, gente. Misericórdia. Está feio, é muito lixo jogado”, lamentou Deneval.

O vereador reforçou que, embora entenda as limitações do serviço público, é essencial que os moradores também façam sua parte para manter a cidade limpa e organizada. Segundo ele, o bairro precisa de mais atenção, mas a consciência coletiva é o primeiro passo para a mudança.

“Que a população do bairro que mora ali também seja conscientizada para não jogar tanto lixo nas ruas”, concluiu.

Conscientização e fiscalização

A fala do vereador Deneval Rocha se soma a uma preocupação constante no município: o descarte irregular de lixo em áreas públicas e terrenos privados. A situação no bairro Coqueiral evidencia a necessidade de ações conjuntas entre a prefeitura, os vereadores, lideranças comunitárias e a própria população para combater esse problema urbano.

Gostou do nosso conteúdo: Clique aqui siga-nos no Instagram

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continuar lendo

ESVOX PLAY

Vereador Luciano Márcio destaca força da nova federação entre União e PP e projeta avanços para Nova Venécia

O vereador enfatizou o impacto que essa articulação política terá para Nova Venécia, especialmente no fortalecimento do diálogo com as bancadas federal e estadual.

Publicado

em

Luciano Márcio
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O vereador Luciano Márcio (PP), citou na última sessão, dia 06, um fato sobre a política nacional.: a formalização da federação partidária entre o Progressistas (PP) e o União Brasil, oficializada no último dia 29 de abril. Segundo o parlamentar, a aliança representa um fortalecimento sem precedentes da centro-direita brasileira, com reflexos diretos para os municípios.


Canal da ES VOX

>Quer saber as nossas principais novidades? Siga o novo Canal da ES VOX no Telegram e receba tudo em primeira mão!


 

Essa união histórica transformou a federação na maior bancada de centro-direita da nossa história, com 109 deputados federais, 13 senadores, a maior bancada de deputados estaduais e o maior número de prefeitos e vereadores em todo o Brasil”, destacou Luciano Márcio em seu discurso na tribuna.

O vereador enfatizou o impacto que essa articulação política terá para Nova Venécia, especialmente no fortalecimento do diálogo com as bancadas federal e estadual. Segundo ele, a nova composição oferece condições mais favoráveis para a captação de recursos e para o avanço de projetos estratégicos no município.

Sinto-me motivado e convicto de que essa aliança trará frutos positivos para Nova Venécia. É um passo importante para conectarmos nosso município às grandes decisões políticas do país”, afirmou.

Luciano Márcio também reforçou o seu compromisso com a população veneciana, destacando que a busca por recursos nas áreas essenciais, como a saúde, seguirá sendo uma prioridade em sua atuação parlamentar.

A boa política precisa chegar em todas as áreas onde há necessidade. Com essa unidade, temos muitos motivos para continuar lutando pelo bem da nossa cidade”, declarou.

O parlamentar ainda lembrou o crescimento populacional de Nova Venécia, que ultrapassou a marca dos 50 mil habitantes, o que, segundo ele, exige protagonismo nas decisões políticas em níveis estadual e federal.

Nova Venécia tem um potencial gigantesco e merece estar na rota das grandes decisões. Com essa federação, temos uma excelente oportunidade para trazer ainda mais desenvolvimento e representatividade para a nossa cidade.”

Sobre a Federação União Brasil e PP

A federação partidária entre União Brasil e Progressistas (PP) foi oficializada em 29 de abril de 2025. Com a união, os partidos atuam como uma única legenda no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, fortalecendo sua representatividade. Juntas, as siglas formam a maior força política de centro-direita do país na atual legislatura.

Gostou do nosso conteúdo: Clique aqui siga-nos no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Magno Malta diz que pode se candidatar a governador do ES

Gilson Daniel será presidente do novo partido no ES após fusão PSDB-Podemos

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continuar lendo

ESVOX PLAY

Vereador Marlon Bonfim homenageia Moa e reforça compromisso com a população LGBTQIA+

Marlon também apontou as dificuldades que pessoas LGBTQIA+ ainda enfrentam diariamente, como preconceito, agressões, exclusão familiar e discriminação social, inclusive dentro do próprio município.

Publicado

em

Vereador Marlon Bonfim
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Nova Venécia, o vereador Marlon de Oliveira Galvão (PSB) prestou uma homenagem ao ex-vereador Moa, o único parlamentar transexual da história da cidade, falecido há exatamente oito anos. A data foi marcada por um forte discurso em defesa da população LGBTQIA+ e pelo compromisso de manter viva a luta por respeito, dignidade e representatividade.


Canal da ES VOX

>Quer saber as nossas principais novidades? Siga o novo Canal da ES VOX no Telegram e receba tudo em primeira mão!


 

Ser quem se é nunca deveria custar a própria vida, nunca deveria significar exclusão, violência ou silêncio”, declarou Marlon, ao iniciar sua fala diante dos colegas e da população presente.

O vereador destacou o legado deixado por Moa, ressaltando que ele não foi apenas um símbolo de coragem, mas também um exemplo de boa gestão, responsabilidade com o povo e compromisso com a dignidade humana.

A luta da população LGBTQIA+ continua e não será esquecida por este mandato”, afirmou Marlon Galvão, reforçando a continuidade do trabalho em defesa dos direitos dessa comunidade tão frequentemente marginalizada.

Marlon também apontou as dificuldades que pessoas LGBTQIA+ ainda enfrentam diariamente, como preconceito, agressões, exclusão familiar e discriminação social, inclusive dentro do próprio município.

Tem gente sendo agredida na rua, sendo rejeitada em casa, sendo tratada como menos simplesmente por existir. E isso é uma realidade também no nosso município. E não dá mais para fingir que não está acontecendo.”

Em tom firme e comprometido, o parlamentar reforçou que o gabinete segue de portas abertas, não apenas para ouvir, mas para agir concretamente em prol das demandas da população LGBTQIA+.

Eu quero aqui honrar a memória de Moa com ação, com presença, com respeito. Este nosso gabinete está aberto”, finalizou.

Sobre Moa

Moa foi o primeiro e único vereador transexual eleito na cidade. Sua atuação foi marcada pela defesa dos direitos humanos, políticas públicas inclusivas e enfrentamento da discriminação. Oito anos após sua partida, sua memória segue como símbolo de resistência e inspiração para novas gerações.

Gabinete Aberto

O gabinete do vereador Marlon Bonfim está à disposição para acolher denúncias, construir políticas públicas inclusivas e manter viva a luta por uma cidade mais justa para todas as pessoas.

Gostou do nosso conteúdo: Clique aqui siga-nos no Instagram

LEIA TAMBÉM:

”Não vou admitir abandono de idosos em Nova Venécia”, declara vereador Marlon do Bonfim

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continuar lendo

MAIS LIDAS