ESVOX PLAY
Vitória não registra homicídio no mês de abril pela primeira vez em 29 anos
Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996
A cidade de Vitória, pela primeira vez em 29 anos, encerrou um mês sem registrar nenhum homicídio. Segundo a Prefeitura da capital capixaba, o marco histórico foi registrado no mês de abril.
Canal da ES VOX
>Quer saber as nossas principais novidades? Siga o novo Canal da ES VOX no Telegram e receba tudo em primeira mão!
Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, que contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996.
Em comparação com os anos anteriores, o mês de abril de 2024 terminou com 12 mortes, enquanto que foram contabilizados 11 assassinatos ao longo de abril de 2023.
A administração da capital descreveu que a redução é fruto do resultado de um trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), as forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal.
Além disso, no acumulado do ano, a cidade registrou queda de 60% nos crimes de homicídios se comparado com o ano anterior. De janeiro a abril de 2024 foram 47 assassinatos. Já neste ano, foram 19 registros.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destaca que a atuação da Guarda de Vitória tem sido fundamental para alcançar o resultado.
Com investimentos robustos em tecnologia, inteligência e valorização dos servidores fortalecemos a segurança municipal e passamos a entregar respostas rápidas das equipes na repressão e na prevenção de crimes, destacou Amarílio Boni.
O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, comemorou nas redes sociais:
Vitória vive um momento histórico: completamos 47 dias sem nenhum homicídio registrado. Abril foi o primeiro mês, em 29 anos, sem nenhuma morte violenta na capital.
Esse resultado é fruto de muito trabalho integrado, do uso de tecnologia no CIOM e da parceria com as forças de segurança.
A presença forte e qualificada da Guarda Municipal nas ruas, o policiamento comunitário, o diálogo com lideranças, parlamentares e instituições mostram que, quando se trabalha em união, os resultados aparecem.
Seguimos juntos, com responsabilidade e união, construindo uma cidade cada vez mais segura para todos.
Ver essa foto no Instagram
Em uma entrevista o secretário de Segurança do Estado, Leonardo Damasceno, destacou que o Programa Estado Presente tem focado atuação nas áreas que possuem ações criminosas, gerando reforço nas forças de segurança.
Com o reforço das forças de segurança temos o enfraquecimento das facções criminosas nesses locais. Temos feito ações nas regiões metropolitanas como prisões qualificadas de pessoas relevantes, ações para enfrentar a lavagem de dinheiro e prisões de lideranças das facções
Entretanto, mesmo com o resultado positivo alcançado no mês de abril, o secretário descreve que o trabalho das forças de segurança nunca acaba.
Governador comemora resultado
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemorou nas redes sociais o marco histórico que não acontecida há 29 anos. Ele descreveu que a ação foi fruto do trabalho integrado do Programa Estado Presente e demais instituições.
Gostou do nosso conteúdo: Clique aqui siga-nos no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Polícia Civil do Espírito Santo é destaque em premiação nacional do setor jurídico
ESVOX PLAY
Vereador Deneval Rocha alerta para acúmulo de lixo no bairro Coqueiral e pede conscientização da população
Em uma fala breve, mas firme, o parlamentar relatou uma visita ao local, onde constatou o descaso com o descarte irregular de resíduos.

ESVOX PLAY
Vereador Luciano Márcio destaca força da nova federação entre União e PP e projeta avanços para Nova Venécia
O vereador enfatizou o impacto que essa articulação política terá para Nova Venécia, especialmente no fortalecimento do diálogo com as bancadas federal e estadual.

ESVOX PLAY
Vereador Marlon Bonfim homenageia Moa e reforça compromisso com a população LGBTQIA+
Marlon também apontou as dificuldades que pessoas LGBTQIA+ ainda enfrentam diariamente, como preconceito, agressões, exclusão familiar e discriminação social, inclusive dentro do próprio município.

-
Moda3 semanas atrás
Os saltos dos anos 80 estão de volta às passarelas em 2025
-
Segurança3 semanas atrás
Polícias Científica e Civil divulgam Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
-
Segurança4 semanas atrás
Mortes violentas caem pela metade em Vitória
-
Justiça4 semanas atrás
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
-
Política4 semanas atrás
Paulo Hartung: “precipitação eleitoral não é normal”
-
Política2 semanas atrás
Lula quer ter o poder de suspender redes sociais por até 2 meses
-
Política2 semanas atrás
Zema lança pré-candidatura ao Planalto e fala em “varrer PT do mapa”
-
Justiça3 semanas atrás
Detentos quebram porta da cela, pulam muro e fogem de presídio no ES