Conecte-se Conosco

Entretenimento

Vitória vai sediar seminário nacional sobre trabalho na cultura

marcelo

Publicado

em

Vitória vai sediar seminário nacional sobre trabalho na cultura
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Pessoas de todo o Brasil podem se inscrever até o dia seis de março para apresentação de resumos expandidos e relatos de experiência no Seminário Nacional Trabalho na Cultura 2026, que acontecerá nos dias sete, oito e nove de maio, em Vitória, no Espírito Santo. O Seminário é realizado pela Associação Cultura Capixaba (CUCA) e pelo Movimento Grito da Cultura. As inscrições podem ser feitas no link.

O evento, que está em sua segunda edição, busca proporcionar reflexões e debates sobre o trabalho na cultura no contexto das políticas culturais no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Podem se inscrever para apresentação dos resumos expandidos e relatos de experiência trabalhadores da cultura, estudantes, pesquisadores e pessoas que atuam nos mais diversos segmentos dentro do setor cultural.

As inscrições para participação no Seminário como ouvinte serão divulgadas posteriormente, junto com a programação e o local de realização do evento. Para apresentação de trabalhos serão selecionados 24 resumos expandidos e relatos de experiência que dialogam com o tema do Seminário. Dos trabalhos selecionados, 60% serão de autoria de pessoas negras (pretos e pardos), indígenas, mulheres, população negra e LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e neurodivergentes, além de residentes em áreas de vulnerabilidade social.

Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia dois de abril nas redes sociais e no site da Associação Cultura Capixaba e do Grito da Cultura. Cada autor poderá submeter um resumo expandido ou relato de experiência, não podendo ser coautor em outra inscrição enviada. O número máximo de autores por inscrição enviada será de três.

O Seminário Trabalho na Cultura está em sua segunda edição. A primeira foi realizada em 2025, também em Vitória, no Museu Capixaba do Negro (Mucane). Os anais com todos trabalhos apresentados estão disponíveis para acesso gratuito no link. “A edição de 2026 é a consolidação da produção de conhecimento nesse campo de estudos e vivências. Com essa edição esperamos mobilizar pessoas de outros estados e promover um grande intercâmbio para debater, discutir, refletir e construir caminhos futuros. A produção de conhecimento é o que nos leva a refundação das políticas culturais”, diz a presidente da Cuca e integrante do Grito da Cultura, Karlili Trindade.

No ano passado, foram escolhidos seis trabalhos para apresentação. Em 2026 serão 24. “Essa ampliação acontece para atender uma demanda represada de construção de diálogos sobre o tema. Nossa expectativa é a mais positiva possível, esperamos que Vitória e o Espírito Santo se tornem referência em avanços sobre o trabalho digno no setor e na reformulação da política cultural”, afirma Karlili.

55Cuca e Grito da Cultura

A Associação Cultura Capixaba (CUCA) nasceu em 2015 da necessidade de atender uma demanda do setor cultural em aglutinar seus agentes, fortalecendo a atuação dos trabalhadores para realização de projetos, ações e programas culturais e socioculturais que promovam a cultura no Espírito Santo, formando uma rede de trabalhadores da cultura. O Grito da Cultura-movimento das trabalhadoras e trabalhadores das artes e da cultura é um movimento social formado por trabalhadores que nasceu em 2022 para lutar contra o desmonte das políticas culturais em Vitória, mas que está ampliando sua atuação para todo o Espírito Santo.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Marcos Monteiro faz apresentação musical no encerramento do Cineclube Águas

marcelo

Publicado

em

Marcos Monteiro faz apresentação musical no encerramento do Cineclube Águas
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O cantor Marcos Monteiro é presença confirmada na Casa Thelema neste sábado (7), em Praia Grande, Fundão. O artista, conforme afirma, fará uma apresentação musical “informal, com cara de encontro mais intimista”, logo após a última sessão do Cineclube Águas, na qual será exibido, às 19h, o filme Centaura, com direção de Luiza Lubiana.

Marcos Monteiro, que tem uma trajetória musical de mais de trinta anos, informa que o repertório será eclético, porém, mais voltado para a MPB e o samba, contemplando nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Raul Seixas e clássicos do samba canção, a exemplo de Cartola, Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola.

Além do amor pela música, Marcos afirma que o carinho que tem por Praia Grande e a trajetória do produtor cultural da Casa Thelema, David Rocha, fazem com que a apresentação de sábado seja especial. “Gosto de Praia Grande e acompanho o trabalho de David como produtor cultural e em empreendimentos turísticos. Vai ser minha primeira vez na Casa Thelema, um encontro que será bem bacana, informal, sem distanciamento com o artista”, diz.

Antes da apresentação de Marcos será realizada a sexta e última sessão do Cineclube Águas, com o filme Centaura, uma animação que mergulha no universo do mito para refletir sobre identidade, força e deslocamento. A obra constrói uma narrativa sensível e simbólica, onde corpo, natureza e imaginação se entrelaçam, convidando o público a atravessar camadas entre o humano e o fantástico.

“A experiência de criar um cineclube em Praia Grande foi desafiadora, mas igualmente empolgante. O projeto, selecionado pelo edital de Difusão Audiovisual, possibilitou a aquisição de materiais básicos necessários à sua realização, garantindo também a continuidade dessa proposta. Chegamos à última edição com a certeza de que iniciamos um movimento de fomento e popularização do audiovisual em Praia Grande, avançando, aos poucos, na construção de uma cultura de acesso e participação em agendas voltadas ao audiovisual na região”, avalia David.

O Cineclube Águas está sendo realizado por meio do edital de Difusão Audiovisual da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Olhares Plurais

A programação do próximo sábado não se restringe à última sessão do Cineclube Águas. No mesmo dia o público poderá conhecer o resultado das atividades do projeto Olhares Plurais, das 14h às 18h. Haverá uma mostra com fotos da oficina de fotografia com celular, ministrada por Thais Gobbo, que estarão com visitação aberta ao público até oito de março, das 10h às 19h, sempre aos sábados e domingos.

Além disso, exposição de peças de reuso produzidas na oficina de grafitti e apresentação de um mural de grafitti produzido pelo artista Vuds. Também faz parte da programação apresentação do Slam Zacimba e batalha de Slam, com premiação para os três primeiros documentários. Quem quiser participar pode se inscrever na hora.

Haverá, ainda, lançamento do documentário que registra todo o processo do projeto. A programação encerra com a apresentação de um DJ. “Acreditamos que fomos muito felizes na escolha do nome do projeto, que representa fielmente o que desejávamos com essa proposta: promover olhares plurais para a arte, conciliando diferentes linguagens como o graffiti, a fotografia, a literatura e a música. O projeto contou com uma participação diversa e plural, com presença majoritária de jovens, mas com perfis variados, o que enriqueceu significativamente as oficinas e vivências”, avalia David.

O projeto Olhares Plurais está sendo realizado por meio do edital de Artes Visuais da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Entretenimento

Crea-ES segue com Operação Carnaval Seguro e reforça caráter preventivo das vistorias

marcelo

Publicado

em

Crea-ES segue com Operação Carnaval Seguro e reforça caráter preventivo das vistorias
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) segue realizando a Operação Carnaval Seguro no Sambão do Povo e nos barracões das escolas de samba de Vitória. As vistorias técnicas, iniciadas na quarta-feira (4), continuam até esta sexta-feira (6) e têm caráter preventivo, educativo e orientativo.

De acordo com o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, as estruturas estão sendo analisadas detalhadamente pelas equipes técnicas. “Estamos verificando todas as estruturas e sistemas. Algumas ainda necessitam de ajustes e reparos, o que é normal nesta fase de montagem, mas os serviços executados até o momento estão de acordo com os projetos apresentados”, destacou.

O presidente ressaltou ainda que o foco da operação é orientar os profissionais e empresas envolvidas. “Estamos trabalhando nesses três dias no sentido de orientar de forma preventiva e educativa. O Crea-ES permanecerá à disposição dos órgãos organizadores, da Prefeitura e da sociedade até o final do Carnaval”, afirmou.

Segundo Jorge Silva, as estruturas utilizadas neste ano apresentam avanços em relação às edições anteriores. “São estruturas novas e mais modernas quando comparadas às do ano passado, o que contribui para mais segurança tanto para o público quanto para os trabalhadores”, completou.

As vistorias envolvem profissionais das áreas de engenharia civil, elétrica, mecânica, industrial e de segurança do trabalho, que avaliam carros alegóricos, camarotes, sistemas elétricos, estruturas metálicas, combate a incêndio e demais serviços ligados à engenharia.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Entretenimento

Desfiles do grupo especial e série Ouro também serão transmitidos na TV Ales

marcelo

Publicado

em

Desfiles do grupo especial e série Ouro também serão transmitidos na TV Ales
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) assinou, nesta quarta-feira (4), um convênio entre a TV Ales e a TVE Espírito Santo para a retransmissão do Carnaval Capixaba 2026. A parceria foi formalizada na Presidência da Ales e amplia o alcance da cultura e do esporte capixabas por meio das emissoras públicas do estado.

Com o acordo, a TV Ales passará a retransmitir, em parceria com a TVE — emissora gerida pela Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV/ES) — os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e da Série Ouro do Carnaval de Vitória 2026.

A retransmissão dos desfiles do Grupo Especial terá início às 22 horas, enquanto os desfiles da Série Ouro começam às 21h45. Ao todo, 19 escolas de samba terão seus desfiles retransmitidos pela TV Ales em parceria com a TVE.

Capixabão 2026

Além do carnaval, a etapa decisiva do Campeonato Capixaba de Futebol também terá essa parceria. Os jogos do mata-mata do Capixabão, a partir das quartas de final serão transmitidos na TV Ales. O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), destacou o caráter estratégico da iniciativa.

“Essa é uma parceria estratégica. Nós estamos potencializando uma parceria, levando o carnaval, levando o futebol, valorizando o futebol capixaba, que é muito importante. (…) Além das informações que nós levamos para os cidadãos, mostrando o papel do deputado, o papel da Assembleia, a transparência da Assembleia e as ações que a gente promove além das paredes do Poder Legislativo, estamos levando cultura, estamos levando esporte. Estou muito feliz com essa parceria com a nossa TVE”, afirmou.

Já o diretor-presidente da RTV/ES, Igor Pontini, ressaltou a importância da união entre as emissoras públicas. “A TVE e a TV Ales são as emissoras públicas do estado, cada uma com sua missão institucional, e essa parceria potencializa tanto o futebol como o Carnaval capixaba. (…) Isso aumenta a divulgação, a visibilidade, e é importante para esse momento de reconstrução do futebol capixaba, além de potencializar nossa cultura e nosso esporte, o que é estratégico para o nosso Estado”, disse Pontini.

Grupo Especial – Sambão do Povo
Sexta-feira (6 de fevereiro)

  • Pega no Samba
  • Novo Império
  • Unidos de Jucutuquara
  • Mocidade Unida da Glória (MUG)
  • Imperatriz do Forte

Sábado (7 de fevereiro)

  • Rosas de Ouro
  • Unidos da Piedade
  • Independente de Boa Vista
  • Chegou o Que Faltava
  • Andaraí

Série Ouro (antigo Grupo de Acesso)
Sexta-feira (13 de fevereiro)

  • Barreiros
  • Chega Mais
  • Eucalipto
  • Tradição
  • São Torquato

Sábado (14 de fevereiro)

  • Itacibá
  • Mocidade da Praia
  • Império
  • Mocidade Serrana

Campeonato Capixaba de Futebol
O convênio também prevê a retransmissão dos jogos decisivos do Campeonato Capixaba de Futebol 2026, sempre às 15 horas, a partir das quartas de final.

  • Quartas de final
    Ida: 21 de fevereiro de 2026
    Volta: 28 de fevereiro de 2026
  • Semifinais
    Ida: 7 de março de 2026
    Volta: 14 de março de 2026
  • Final
    Ida: 21 de março de 2026
    Volta: 28 de março de 2026

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp