Brasil
Policiais fantasiados de Caça Fantasmas prendem 2 com celulares furtados em megabloco na Consolação
Publicado
5 horas atrásem

Policiais do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, prenderam neste domingo (8) um homem e uma mulher suspeitos de furtar celulares durante um bloco de Carnaval na região da Consolação, no centro de São Paulo.
Os agentes atuavam de forma infiltrada entre os foliões e estavam fantasiados de caça-fantasmas quando abordaram o suspeito no megabloco do DJ Calvin Harris, na Consolação. Com ele, os policiais encontraram quatro aparelhos celulares, que foram apreendidos.
A ação integra uma estratégia para coibir furtos e roubos em grandes eventos carnavalescos, especialmente em blocos com grande concentração de público.
Já a mulher foi abordada pelos agentes na rua Maria Antônia. Ela também estava com vários aparelhos furtados.
O dois foi detidos e encaminhados a uma unidade policial, onde o caso foi registrado. Os celulares apreendidos passarão por identificação para posterior devolução às vítimas.
Com estes casos, chega a 18 o número de criminosos presos por agentes disfarçados entre os foliões desde o fim de semana passado, quando teve início a Operação Carnaval da Polícia Civil. Ontem (7), no Parque Ibirapuera, agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) atuaram infiltrados entre os foliões, fantasiados de extraterrestres. Durante a ação, quatro homens foram presos. Três deles foram detidos por venda de bebidas fabricadas clandestinamente, sem rótulo ou identificação. O quarto suspeito foi flagrado com três celulares furtados, escondidos sob a roupa.
No sábado passado (31), uma operação na região da Barra Funda resultou na prisão de 12 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais durante blocos de Carnaval.
Policiais civis disfarçados identificaram ambulantes sem credenciamento trocando cartões bancários enquanto realizavam vendas no meio do público. A movimentação levantou suspeitas de um esquema de fraude, que envolve a substituição de cartões das vítimas durante pagamentos.
Reforço no policiamento
A presença de agentes à paisana entre os foliões faz parte da estratégia para coibir crimes durante o Carnaval. As ações contam com apoio do Grupo de Ações Rápidas e Repressão Especial (Garra), com foco no combate a furtos e roubos, especialmente de celulares.
A Polícia Militar também reforçou o policiamento com cerca de 5,2 mil policiais e 2,5 mil viaturas por dia de folia, além do uso de drones e câmeras do Programa Muralha Paulista, que permitem monitoramento em tempo real a partir do Centro de Operações da PM (Copom), em integração com órgãos municipais e estaduais.
Fonte: Agência – SP
Você pode Gostar
Brasil
De olho na balança: Ipem-SP orienta consumidores e comerciantes sobre uso correto de balanças no comércio
Publicado
11 horas atrásem
8 de fevereiro de 2026
O dia a dia dos consumidores é marcado por compras em feiras, mercados, açougues e outros estabelecimentos comerciais onde a pesagem correta dos produtos é fundamental para garantir uma relação de consumo justa. No entanto, o uso de balanças irregulares ainda pode gerar prejuízos e comprometer os direitos do cidadão. Diante disso, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) orienta consumidores e comerciantes sobre a importância do uso correto de balanças e apresenta dicas práticas para garantir que o peso cobrado seja exatamente o peso entregue.
Toda balança utilizada no comércio precisa, obrigatoriamente, ser aprovada pelo Inmetro e passar por verificações periódicas. Esses procedimentos garantem que o equipamento esteja funcionando corretamente e que o peso indicado seja exatamente o que está sendo entregue ao cliente. Quando essas regras não são respeitadas, o consumidor pode ser prejudicado ao pagar por uma quantidade diferente da que está recebendo, e o comerciante fica sujeito a sanções administrativas e às penalidades previstas em lei. Por isso, o Ipem-SP apresenta, a seguir, orientações práticas para ajudar consumidores e comerciantes no uso correto desses equipamentos.
Dicas do Ipem-SP
Regularidade e origem do equipamento: o consumidor deve ficar atento a alguns itens essenciais que indicam a regularidade da balança, como o Selo de Identificação do Inmetro, as inscrições em português, a Portaria de Aprovação do Modelo (PAM) e o lacre de verificação, geralmente na cor amarela. Balanças sem local para lacração, com inscrições em inglês ou sem selo podem ser irregulares, indicar origem ilícita e até sonegação fiscal. Além disso, sempre adquira o equipamento em lojas especializadas.
Identificação e características técnicas: observe se o modelo e a marca estão visíveis em etiqueta fixada em uma das laterais da balança ou no verso do display, a depender do modelo. Verifique também se a unidade de medida está grafada em letra minúscula e se, nas vendas diretas ao consumidor, a divisão de escala está entre 2 e 10 gramas.
Visores e funcionamento: as balanças devem possuir visores que permitam que operador e consumidor acompanhem a pesagem. Nas balanças eletrônicas, o visor deve indicar claramente o peso do produto e o preço a ser pago.
Instalação e nivelamento: o equipamento deve estar sobre superfície plana, sem trepidação, em local iluminado, protegido de correntes fortes de ar, umidade, pó e salinidade. A balança deve estar corretamente nivelada, utilizando apenas os pés reguláveis e o indicador de nível, sem calços improvisados. Além disso, deve ficar em local de fácil visualização, sem cartazes ou produtos que atrapalhem a leitura.
Uso correto e manutenção: a manutenção da balança deve estar sempre em dia. No momento da pesagem, o produto precisa ser colocado delicadamente no centro do prato, que deve estar limpo e seco, aguardando a estabilização do visor. O peso indicado deve corresponder somente ao produto, com o desconto obrigatório da embalagem. Em restaurantes self-service, é obrigatória a fixação de um cartaz informando o valor da tara, que também deve estar devidamente registrado na balança.
O Ipem-SP reforça: peso certo é direito de todos. Caso desconfie de alguma irregularidade, informe para Ouvidoria do Ipem-SP no número de telefone 0800 013 05 22, por e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou no site www.ipem.sp.gov.br.
Orientação ao consumidor
O Ipem-SP, autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de diversos produtos, entre eles, os embalados, têxteis e eletrodomésticos, além de orientações sobre itens que devem trazer o selo do Inmetro e sobre a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para fazer o download do guia, acesse https://www.ipem.sp.gov.br/images/publicacoes/g_consumo/g_consumo.pdf. Conheça as demais publicações da instituição de orientação ao consumidor, acesse https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/cidadao/publicacoes.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br, e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Fonte: Agência – SP
Brasil
Polícia de SP prende 16 suspeitos em operações durante blocos de Carnaval na capital
Publicado
1 dia atrásem
7 de fevereiro de 2026
A Polícia Civil já prendeu 16 pessoas em duas operações realizadas durante blocos de Carnaval na cidade de São Paulo, uma no último sábado (31), na região da Barra Funda, zona oeste, e outra neste sábado (7), durante o megabloco da cantora Ivete Sangalo, no Parque Ibirapuera, zona sul da capital.
No Ibirapuera, agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) atuaram infiltrados entre os foliões, fantasiados de extraterrestres. Durante a ação, quatro homens foram presos. Três deles foram detidos por venda de bebidas fabricadas clandestinamente, sem rótulo ou identificação. O material foi apreendido.
O quarto suspeito foi flagrado com três celulares furtados, escondidos sob a roupa. Segundo a polícia, ele era responsável por guardar os aparelhos subtraídos por comparsas. Duas vítimas foram identificadas no local e tiveram os celulares devolvidos.
Operação na Barra Funda
No sábado passado, quando teve início a Operação Carnaval da Polícia Civil, uma operação na região da Barra Funda resultou na prisão de 12 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais durante blocos de Carnaval.
Policiais civis disfarçados identificaram ambulantes sem credenciamento trocando cartões bancários enquanto realizavam vendas no meio do público. A movimentação levantou suspeitas de um esquema de fraude, que envolve a substituição de cartões das vítimas durante pagamentos.

Durante a abordagem, parte do grupo conseguiu fugir, mas 12 pessoas foram detidas. Com elas, os agentes apreenderam dezenas de cartões bancários em nome de terceiros, máquinas de cartão com dispositivos capazes de registrar senhas digitadas, além de celulares. Um veículo utilizado pela quadrilha também foi localizado e apreendido.
De acordo com a polícia, alguns dos cartões apreendidos estavam ligados a registros anteriores de furtos e fraudes. Durante a ação, um dos suspeitos teria oferecido R$ 3 mil a um policial civil para evitar a prisão, sendo autuado em flagrante por corrupção ativa. Os demais foram encaminhados por indícios de receptação, furto mediante fraude e associação criminosa. O caso é investigado pelo 91º Distrito Policial.
Reforço no policiamento
A presença de agentes à paisana entre os foliões faz parte da estratégia para coibir crimes durante o Carnaval. As ações contam com apoio do Grupo de Ações Rápidas e Repressão Especial (Garra), com foco no combate a furtos e roubos, especialmente de celulares.
A Polícia Militar também reforçou o policiamento com cerca de 5,2 mil policiais e 2,5 mil viaturas por dia de folia, além do uso de drones e câmeras do Programa Muralha Paulista, que permitem monitoramento em tempo real a partir do Centro de Operações da PM (Copom), em integração com órgãos municipais e estaduais.
Fonte: Agência – SP
Brasil
PM apreende mais de 350 kg de folhas de coca em Ourinhos
Publicado
1 dia atrásem
7 de fevereiro de 2026
Os policiais militares do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam em flagrante três homens e apreenderam 351 quilos de folhas de coca na sexta-feira (6), na Rodovia Orlando Quagliato (SP-327), em Ourinhos, no interior paulista.
Durante a Operação Impacto, os agentes abordaram um ônibus de viagem que havia saído da cidade de Corumbá (MS) e iria até a capital paulista. Em vistoria no bagageiro externo, foram localizadas 15 bolsas contendo as folhas usadas na produção de cocaína. Os policiais confirmaram que as bagagens pertenciam a três passageiros bolivianos.
O trio relatou que recebeu o produto na Bolívia e iria transportá-lo até a capital, onde seria repassado a terceiros.
A ocorrência foi apresentada na Polícia Federal, que indiciou o trio por tráfico internacional de drogas. O motorista do ônibus prestou depoimento e foi liberado.
Fonte: Agência – SP

Bad Bunny, vencedor do Grammy e crítico de Trump, canta no Super Bowl

Policiais fantasiados de Caça Fantasmas prendem 2 com celulares furtados em megabloco na Consolação

Move Brasil já liberou quase R$ 2 bilhões em um mês

Último episódio de websérie aponta o papel da juventude negra no combate ao racismo

Mais de 8 mil presos provisórios aguardam julgamento no ES

WhatsApp, Instagram e Facebook terão versões pagas, confirma Meta

Falta de pagamento deixa crianças de Marechal Floriano sem atendimento pediátrico

Cineclube Contestado exibe documentário sobre a trajetória do MST no Espírito Santo

PM apreende submetralhadoras e drogas em duas ocorrências no município de Linhares

Ação Conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil cumpre 20 mandados e prende 12 pessoas em São Gabriel da Palha
MAIS LIDAS
Brasil2 dias atrásConheça a história do casal de produtores de Barra do Turvo que produz o melhor café do estado de SP
Brasil1 dia atrásPM apreende mais de 350 kg de folhas de coca em Ourinhos
Brasil2 dias atrásPrevisão do tempo para domingo (08), em SP: dia amanhece encoberto e chuvoso
Economia1 dia atrásClasse dominante brasileira entende o Estado como dela, diz Haddad
Pesquisas1 dia atrásSegurança e saúde lideram entre as insatisfações dos brasileiros, diz pesquisa
Política1 dia atrásPazolini e Arnaldinho juntos no Carnaval de Vitória. Juntos também na eleição?
Entretenimento2 dias atrásZé Felipe & Romário comandam noite de sertanejo neste sábado na Serra
Entretenimento15 horas atrásEntre o azul das telas e as cores de Vitória: Nobat apresenta “TELAVIVA”

