O Carnaval de 2026 promete ser animado para a cantora Juana Zanchetta. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, ela vai rodar o Espírito Santo com shows do segundo ano do Bloco SambaJu, versão carnavalesca do projeto que tem se destacado na programação cultural do Estado. A novidade sucede o lançamento de seu primeiro single solo, “Perdi a Direção”, e a participação da capixaba como convidada da banda Casaca em evento que deu início à Temporada de Abertura do Cais das Artes.
Seis apresentações já estão confirmadas, sendo que metade delas são abertas ao público e gratuitas. No domingo (15), a artista canta no “Santo Boteco”, festival gastronômico que vai movimentar Santa Teresa. No dia seguinte, ela tem agenda em Santa Leopoldina. O último encontro com entrada franca vai ser em Conceição da Barra, na terça-feira (17).
No espetáculo feito para o período da folia, Juana aposta num repertório mais popular, que mistura os ritmos mais “quentes” do Brasil. Com 18 anos de trajetória musical, a ex-integrante do Bloco Bleque une o samba, gênero pelo qual ficou conhecida, e axé em uma performance poderosa feita para o público pular, dançar e cantar junto.
“Resgato os clássicos do axé, como ‘Prefixo de Verão’ (Banda Mel), ‘Eva’ (Banda Eva) e ‘Faraó’ (Olodum), mas também trago músicas que estão em alta e que têm a ver com o que eu já faço nos meus shows. E não vão faltar canções que representam minhas raízes, como ‘Zé do Caroço’ (Leci Brandão) e ‘Samba de Arerê’ (Grupo Revelação)”, adianta a cantora.
Lançada em outubro, “Perdi a Direção” também está confirmada no repertório. O primeiro single solo de Juana é uma composição inédita do letrista carioca Thiago Lima. Com produção de Wellington Monteiro, a faixa romântica é definida como um samba moderno marcado por um balanço contagiante e um refrão que gruda na cabeça.
Mais sobre Juana Zanchetta
Juana Zanchetta traz na bagagem uma fase enriquecedora no Bloco Bleque, que a levou a palcos nacionais e internacionais, entre 2007 e 2022. Junto do projeto idealizado por Gustavo Macacko e Mauricio Baia, ela cantou no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e se apresentou para um público de 25 mil pessoas num evento de samba na Alemanha. A voz da capixaba também aparece em “Só Tem Jogador”, canção gravada pelo grupo ao lado de Gabriel O Pensador e que esteve na trilha sonora do jogo “Fifa 12”.
Em 2013, a artista lançou seu projeto solo, inicialmente como Juana Zanchetta e Banda, e que evoluiu para SambaJu, onde explora um repertório eclético e desenvolto trazendo canções que vão das raízes do samba e pagode até os atuais sucessos da música brasileira.
O projeto já passou por importantes eventos do Espírito Santo e fora do Estado, como Baile Voador na capital capixaba, Festival Delírio Tropical em Vila Velha e a Arena de Verão de Vitória. No currículo da cantora, participações no show de despedida de Saulo Fernandes da Banda Eva e numa das edições capixabas do Bloco do Silva, além de já ter cantado na tradicional roda de samba da Vila do Samba, em São Paulo.
Em janeiro de 2026, Juana foi uma das convidadas da banda Casaca em evento que deu início à Temporada de Abertura do Cais das Artes, importante complexo cultural localizado em Vitória.
Serviço do Bloco SambaJu:
13/2: Sesc Praia Formosa (Aracruz) – Fechado para hóspedes.
14/2: Sesc Domingos Martins – Fechado para hóspedes.
15/2: Sesc Guarapari – Fechado para hóspedes.
Às 22h30, apresentação no “Santo Boteco”, evento gastronômico em Santa Teresa. A apresentação gratuita acontece na Praça da Cultura.
16/2: Às 23h, no Pátio de Festas de Santa Leopoldina, como parte da programação gratuita de Carnaval do município.
17/2: À meia-noite, dentro da programação do “Barra Folia”, em Conceição da Barra. A apresentação gratuita vai acontecer no Palco “Amor de Verão”.