Conecte-se Conosco

Brasil

2ª parcela ou cota única final 3 4 5

marcelo

Publicado

em

2ª parcela ou cota única final 3 4 5
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) retomou o calendário do IPVA 2026 neste mês de fevereiro. O cronograma prossegue para as placas 3, 4 e 5. Como as datas de pagamento vão cair no fim de semana dos dias 14 e 15 e no ponto facultativo de segunda-feira (16), respectivamente, o prazo para pagar o tributo em cota única sem desconto ou a segunda parcela para os veículos dessas placas termina nesta quinta-feira (19).

Em fevereiro, os proprietários de veículos devem recolher o IPVA 2026 de forma integral, sem desconto, ou, para quem parcelou o tributo, realizar o pagamento da segunda cota.

A consulta do valor pode ser realizada em toda a rede bancária, a partir do número de Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), clicando aqui, mediante o Renavam e placa do veículo (leia mais abaixo). 

O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido.

Assim como no ano passado, a fim de facilitar o pagamento do contribuinte que opta pelo parcelamento do tributo, a Sefaz-SP definiu todos os vencimentos no mesmo dia do mês – a placa 3, por exemplo, tem vencimento em 14 de janeiro, 14 de fevereiro, 14 de março, 14 de abril e 14 de maio. Caso o vencimento ocorra em finais de semana ou feriados, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.​

A Sefaz-SP reforça que as páginas verdadeiras para informações do IPVA 2026 estão no domínio “sp.gov.br”. Não caia em golpes. Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelos canais do Fale Conosco.

Quanto vou pagar

As alíquotas do imposto no estado de São Paulo para veículos particulares novos e usados continuam as mesmas do ano passado: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras

Para saber o valor venal do veículo o proprietário pode consultar o Sistema de Veículos (Sivei), uma página simplificada no site da Sefaz-SP.

O valor do imposto a ser pago pode ser consultado diretamente pelo Internet Banking, no caixa eletrônico do banco ou na página da Sefaz-SP, mediante a apresentação do número do Renavam.

Como pagar

Para efetuar o pagamento do IPVA 2026, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

No estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, sendo mais rápido, fácil e confirmado imediatamente. Ao obter o QR code, gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP, o recolhimento pode ser feito junto a mais de 900 instituições financeiras, contemplando especialmente os cidadãos com contas digitais e que não possuem conta nos grandes bancos.

As tradicionais formas de pagamento estão mantidas. É possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.

Atraso no pagamento

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar à Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto. 

Licenciamento 

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito. 

Isenção de motos até 180 cilindradas

O Governo de SP sancionou em dezembro a lei que isenta motocicletas, ciclomotores e motonetas com até 180 cilindradas — de propriedade de pessoas físicas — do pagamento do IPVA. A isenção já vale para 2026 para os veículos que estejam em situação regular de registro e de licenciamento. A medida beneficia milhões de motociclistas e tem forte impacto no orçamento de quem utiliza a moto como instrumento de trabalho, especialmente entregadores e prestadores de serviço do estado de São Paulo.

Todas as informações sobre IPVA podem ser consultadas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP.

Veja calendário completo de vencimento do IPVA-2026

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mêsjaneirofevereiromarçoabrilmaio
Parcela1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 112/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
Final 213/jan13/fev13/mar13/abr13/mai
Final 314/jan14/fev14/mar14/abr14/mai
Final 415/jan15/fev15/mar15/abr15/mai
Final 516/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
Final 619/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
Final 720/jan20/fev20/mar20/abr20/mai
Final 821/jan21/fev21/mar21/abr21/mai
Final 922/jan22/fev22/mar22/abr22/mai
Final 023/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
Caminhões e Caminhões-tratores
Mêsjaneiromarçoabrilmaiojulhoagostosetembro
ParcelaCota Única COM Desconto1ª ParcelaCota Única SEM Desconto2ª Parcela3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 112/jan20/mar22/abr20/mai20/jul20/ago20/set
Final 213/jan
Final 314/jan
Final 415/jan
Final 516/jan
Final 619/jan
Final 720/jan
Final 821/jan
Final 922/jan
Final 023/jan

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Cursos de qualificação profissional do Fundo Social de SP formam novas empreendedoras

marcelo

Publicado

em

Cursos de qualificação profissional do Fundo Social de SP formam novas empreendedoras
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Mulheres formadas nos cursos gratuitos de qualificação profissional do Fundo Social de São Paulo celebraram, nesta quinta-feira (12), uma nova fase como empreendedoras. Elas participaram do evento que comemorou a formatura de mais de 2 mil alunos, que foram recebidos pelo governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas, no Palácio dos Bandeirantes. 

“Se não existe esse projeto, com certeza eu não estaria aqui. Hoje estou vivendo um sonho, que foi plantado no meu coração durante os cursos”, disse Fernanda Souza, de 38 anos, que concluiu o curso de estética. 

Após cursar oito formações na área de beleza do Fundo Social de São Paulo, ela abriu um salão no centro de Osasco. Com renda própria, hoje tem como meta continuar os estudos, na faculdade de biomedicina. 

“Eu quero estudar biomedicina. Porque eu acho que é uma área que mexe bastante com a estética corporal e facial e é algo que está crescendo muito. Cada curso que você faz amplia seus horizontes e impulsiona seu crescimento”, conta. 

Outro caso é o de Gleici Ferraz, de 45, que não desistiu mesmo após seus primeiros empreendimentos darem errado. Desempregada e sem propósito profissional, ela começou a se reencontrar quando entrou nos cursos de moda e hoje dá aulas: 

“Consegui terminar todos os cursos de moda e agora eu estou dando aulas na escola onde eu aprendi. O meu propósito de vida é esse: ajudar outras mulheres que,  por alguma razão, acham que não conseguem ir para frente,mas aprendendo uma habilidade nova, a gente consegue sim”, reforça Gleici. Hoje, ela tem o próprio ateliê e já começou seu próximo projeto: montar uma cooperativa de costureiras. 

A confeiteira Marta Barbosa começou a gerar renda vendendo bolos na empresa do filho, após participar do programa  de qualificação profissional. “Eu comecei a entender como  melhorar aquilo que eu já vinha fazendo. E estou tendo muito sucesso porque o que eu aprendo no curso, eu aplico nas coisas que já faço”, comentou. Para ela, não foi só uma transformação profissional, mas sim uma oportunidade de recomeço: “O curso do Fundo Social me tirou de uma depressão” .

Cerimônia de formatura e 1º Feira de Empregos

O evento desta tarde no Palácio dos Bandeirantes também foi marcado pelo lançamento da 1ª Feira de Empregos do Fundo Social de São Paulo, iniciativa que objetiva aproximar os recém-qualificados dos programas de capacitação a oportunidades de emprego e geração de renda.

As primeiras-damas de municípios do estado, responsáveis por coordenar localmente os projetos do Fundo Social, destacaram a importância da iniciativa e comemoraram as novas oportunidades destinadas à população.”Foi sucesso total, tivemos uma adesão intensa da população. Formamos 54 pessoas. Chegávamos na carreta e todos os lugares estavam ocupados. A maioria já está indo para o mercado de trabalho”, afirmou a primeira-dama de Jandira, Maria Denilda Fonseca

Clau Camargo, a primeira-dama de Arujá, elogiou a qualidade dos professores. “Os próprios alunos pediram mais carretas itinerantes. Foi uma oportunidade de ter um emprego formal. Ficamos muito felizes com essa ponte do Governo do Estado e os nossos alunos.” 

“Além de ser uma parceria maravilhosa com o Governo do Estado, proporcionamos cursos que podem gerar renda. O curso foi muito bem recebido”, comentou a primeira dama de Ribeirão Pires, Lígia Volpi.

Escola de Qualificação Profissional

Os cursos gratuitos do Fundo Social de São Paulo são oferecidos através do Caminho da Capacitação e das Escolas de Qualificação Profissional. 

A primeira frente, do Caminho da Capacitação, opera por meio de carretas adaptadas como salas de aula itinerantes, com a proposta de levar qualificação profissional rápida, teórica e prática aos municípios do Estado de São Paulo. Nesta iniciativa, o Fundo Social oferece cursos gratuitos que ampliam a autonomia e geram renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Governador e primeira-dama em evento do Fundo Social. Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo

Já as Escolas de Qualificação Profissional funcionam na capital, nas Praças da Cidadania, nos Centros de Integração e Cidadania (CICs) e em entidades conveniadas. As modalidades incluem Moda, Beleza, Gastronomia, Informática, Construção Civil e Administração, com duração de uma a quatro semanas.

Todos os cursos oferecem certificação oficial. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível em www.cursofussp.sp.gov.br.


Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Brasil

Como novo modelo para remoção e guarda de veículos apreendidos melhora atendimento em SP

marcelo

Publicado

em

Como novo modelo para remoção e guarda de veículos apreendidos melhora atendimento em SP
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), está reestruturando o modelo de prestação dos serviços de remoção, guarda e restituição de veículos apreendidos por infrações aplicadas pelos órgãos de trânsito do Estado (Detran-SP e DER-SP). O projeto, que teve edital publicado em janeiro e está com a sessão pública de leilão da concessão dos 7 lotes à iniciativa privada marcado para o dia 7 de maio, trará aprimoramentos dos serviços, com foco em padronização, cobertura estadual, maior qualidade e transparência, além de tarifas mais previsíveis e justas para o cidadão.

Atualmente, os serviços são prestados por uma rede fragmentada de pátios sob convênios do Detran-SP e do DER-SP, o que gera grandes disparidades de valores e falta de uniformidade nos procedimentos. Para solucionar esses problemas e trazer inovações operacionais para melhorar os serviços, o modelo estruturado pela SPI, prevê investimentos de cerca de R$ 556,3 milhões em 26 anos de concessão.

Na gestão que será concedida haverá metas de desempenho, atendimento 24 horas em todo o estado, uso de GPS, registro fotográfico e canais digitais para solicitação e acompanhamento dos serviços. As 7 concessionárias serão obrigadas a oferecer cobertura aos 645 municípios do estado, com central de monitoramento, call center e plataformas eletrônicas integradas.

Com isso, o cidadão ganha previsibilidade e atendimento de qualidade padronizado. Já a sociedade se beneficia com serviços que vão aumentar os efetivos dos órgãos para a fiscalização e a segurança viária.

Valores padronizados

A concessão também pode ser vantajosa economicamente para quem usa os serviços. Hoje em dia, com o serviço descentralizado, os custos cobrados dos cidadãos podem variar até 100% conforme a localidade ou o tipo de via. O novo modelo define faixas fixas de preços com base em estudos técnicos e traz regras claras. Ainda haverá desconto no valor total das tarifas de custódia para os veículos que forem retirados em até 7 dias, o que na prática pode tornar o serviço mais barato.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Brasil

Pela primeira vez, Governo de SP reforça proteção à mulher no Sambódromo com Ônibus SP Por Todas e DDM móvel 

marcelo

Publicado

em

Pela primeira vez, Governo de SP reforça proteção à mulher no Sambódromo com Ônibus SP Por Todas e DDM móvel 
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Pela primeira vez, o Governo de São Paulo vai reforçar a segurança para as mulheres no Sambódromo do Anhembi, na capital, com a presença do Ônibus SP Por Todas e de uma unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher. Os veículos vão estar prontos para atender casos de assédio e violência, dar suporte em caso de dúvidas e registrar boletins de ocorrência, se necessário, durante os desfiles das escolas de samba.

“É fundamental que a mulher saiba onde encontrar ajuda de verdade. Neste Carnaval, o Ônibus SP Por Todas, no Anhembi, será um ponto de acolhimento com atendimento humanizado, orientação e encaminhamento aos serviços de proteção do Estado. Nos espaços de lazer, a segurança é fortalecida com o Protocolo Não Se Cale. Ninguém deve sofrer assédio ou violência. Nosso compromisso é garantir acolhimento e resposta imediata a quem precisar ” afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Dra. Adriana Liporoni.

O  Ônibus SP Por Todas é voltado para acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres que precisarem de apoio imediato durante as noites de festa. O veículo ficará estacionado no Sambódromo do Anhembi na sexta-feira (13) e no sábado (14), entre 19h e 5h. No fim de semana no pré-Carnaval, a unidade esteve em Santos. 

O Ônibus SP Por Todas atua como porta de entrada para atendimento humanizado. Foto: Divulgação/Governo de SP

Ainda no Sambódromo, a unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher estará presente entre sexta-feira (13) e domingo (15). Mulheres vítimas de qualquer tipo de violência poderão contar com atendimento especializado e imediato no local.

Ações integradas

Neste Carnaval, o Governo de São Paulo ampliou as ações de proteção às mulheres. As iniciativas integram as ações do movimento SP Por Todas para dar mais visibilidade às políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. 

O Ônibus SP Por Todas atua como porta de entrada para atendimento humanizado: oferece informação sobre direitos, suporte psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos para a rede de proteção – incluindo serviços de saúde, assistência social e delegacias especializadas – garantindo resposta rápida e acolhimento.

“Em ambientes de grande aglomeração, como desfiles e blocos, a presença do ônibus é estratégica para a prevenção e o enfrentamento da violência contra mulheres: além de oferecer atendimento imediato, o equipamento aumenta a visibilidade do tema, facilita encaminhamentos e atua de forma educativa, sinalizando que o Estado está presente e atento onde a festa acontece”, complementa Liporoni.

Unidade móvel da DDM e policiamento

Além de presença nos desfiles do Sambódromo, a Delegacia de Defesa da Mulher estará na terça-feira (17) na Avenida Ipiranga, no horário de funcionamento das principais festas. Segundo a delegada e diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo, a presença da unidade móvel em eventos de grande porte é fundamental para garantir acolhimento e mostrar que o atendimento está acessível. 

“A importância é mostrar para a sociedade, especialmente para as mulheres, que elas não estão sozinhas. Se forem vítimas de importunação, violência ou qualquer outro crime, sabem que têm uma delegacia muito próxima, onde serão ouvidas, acolhidas e orientadas”, afirmou. “Se a mulher estiver machucada, nós a acompanhamos até o IML. Se precisar de outro tipo de apoio, faremos esse direcionamento”, destacou a delegada.

A unidade funcionará como um ponto de atendimento primário, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML). 

Protocolo Não se Cale

Agentes do Procon-SP também irão manter as ações de rotina de orientação e fiscalização para garantir o cumprimento do Protocolo Não Se Cale durante o período de Carnaval. O protocolo foi criado de forma pioneira pelo Governo de São Paulo em 2023 para preparar estabelecimentos como bares, restaurantes e casas de show para atender mulheres vítimas de violência.

Na semana passada, o órgão de defesa do consumidor realizou blitz em bares e restaurantes da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, para fiscalizar medidas como os cartazes obrigatórios e o treinamento de funcionários. As equipes também orientam os estabelecimentos notificados para que se adequem às normas. Em 2025, o Procon-SP promoveu mais de 730 ações de fiscalização exclusivas na capital paulista referentes ao Não Se Cale.

Policiais treinadas

O esquema especial de segurança do Governo de SP para o Carnaval também conta com policiais militares femininas dedicadas especialmente ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e prisão dos agressores. Elas ficarão em contato direto com a Cabine Lilás, do Centro de Operações da PM (Copom), responsável por monitorar as ocorrências de violência contra a mulher.  O esquema especial, que terá reforço de mais de 5 mil policiais. 

Segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, a presença de equipes especializadas em grandes eventos mostra que a proteção das mulheres é uma prioridade do Governo de São Paulo. “Nosso compromisso é garantir que qualquer vítima seja acolhida de forma rápida, humanizada e com todo o suporte necessário, para que se sinta segura para denunciar e exercer seus direitos.”

SP por Todas 

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. Todas essas iniciativas e orientações estão agregadas no site: https://www.spportodas.sp.gov.br/sp-por-todas.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp