Conecte-se Conosco

Brasil

Disfarçados de ‘Minions’, policiais prendem quatro em operação no Carnaval de São Paulo

marcelo

Publicado

em

Disfarçados de 'Minions', policiais prendem quatro em operação no Carnaval de São Paulo
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Policiais civis de São Paulo fantasiados de “Minions”, personagens dos filmes da franquia Meu Malvado Favorito, entre outros disfarces, prenderam quatro suspeitos durante ações de combate a crimes em blocos de Carnaval da capital, entre a noite de domingo (15) e esta segunda-feira (16).

A estratégia de atuação caracterizada de “Minions” e também do vilão “Gru” permitiu que as equipes se infiltrassem entre os foliões para identificar suspeitos que se aproveitavam da aglomeração para praticar furtos e tráfico de drogas.

Na noite de domingo, na região da República, duas mulheres foram presas em flagrante por furto qualificado. Elas foram detidas logo após a subtração de um celular de um folião e estavam na posse do aparelho, que foi recuperado e devolvido à vítima. Um segundo telefone, sem origem comprovada, foi apreendido com a dupla e encaminhado à perícia.

Atuação à paisana amplia a efetividade das abordagens, permite mapear o modus operandi de grupos criminosos e reduz a possibilidade de fuga em meio ao grande fluxo de pessoas, de acordo com as autoridades

Já nesta segunda-feira (16), no bairro Santa Cecília, uma mulher foi presa com 10 aparelhos celulares, que foram apreendidos para análise e identificação dos proprietários. Os dois casos foram registrados no 2º Distrito Policial, no Bom Retiro.

Logo depois, no Parque do Ibirapuera, um homem foi detido por tráfico de drogas. Com ele, os policiais apreenderam um telefone celular, uma máquina de cartão, 54 cigarros de substância semelhante à maconha, cerca de 100 ml de líquido com características de lança-perfume, porções de skunk e de maconha, além de dinheiro em espécie. O detido e os materiais foram encaminhados ao 16º Distrito Policial, na Vila Clementino.

“A atuação à paisana amplia a efetividade das abordagens, permite mapear o modus operandi de grupos criminosos e reduz a possibilidade de fuga em meio ao grande fluxo de pessoas”, garante a delegada Sandra Buzati, divisionária da Delegacia de Proteção à Pessoa da Polícia Civil. Segundo ela, a estratégia tem sido adotada desde 2023, com resultados expressivos.

Drogas e equipamentos apreendidos durante bloco de Carnaval em SP

Balanço da Operação Carnaval

Com as novas ocorrências, a Operação Carnaval 2026 já contabiliza 47 prisões na cidade de São Paulo e a recuperação de mais de 70 celulares nos dois primeiros fins de semana de festividades.

Somente no sábado (14), 32 aparelhos foram apreendidos em diferentes pontos da capital. No domingo (15), policiais fantasiados da turma do Chaves recuperaram oito celulares na região da República, enquanto agentes caracterizados como Caça-Fantasmas apreenderam outros 12 aparelhos na Consolação.

A Polícia Civil realiza a triagem dos equipamentos por meio do programa SP Mobile, que cruza dados das operadoras com boletins de ocorrência para identificar os proprietários e providenciar a devolução às vítimas.

Tecnologia e policiamento integrado

As ações contam com apoio do programa Muralha Paulista, que integra câmeras inteligentes, reconhecimento facial e cruzamento de dados com bancos de mandados judiciais.

A Operação Carnaval mobiliza mais de 13 mil policiais militares por dia em todo o estado, sendo mais de 5 mil na capital, além de equipes da Polícia Civil com atuação estratégica em áreas de grande concentração.

A combinação entre inteligência, tecnologia e presença ostensiva tem sido fundamental para reduzir a mobilidade criminal e ampliar a segurança durante a maior festa popular do país.


Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Mais de 400 jovens da Fundação CASA conquistam certificação nos ensinos fundamental e médio

marcelo

Publicado

em

Mais de 400 jovens da Fundação CASA conquistam certificação nos ensinos fundamental e médio
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Um total de 413 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA conquistou a certificação dos ensinos fundamental e médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. O resultado representa um crescimento de 5,6% em comparação com 2024, quando 391 jovens obtiveram a certificação.

Do total de aprovados neste ano, 250 adolescentes conquistaram o certificado do ensino fundamental e 163 concluíram o ensino médio. Ao todo, 2.210 jovens realizaram as provas, aplicadas nos dias 23 e 24 de setembro, em 71 centros de atendimento do Estado de São Paulo.

Na capital paulista, foram 109 jovens certificados. Na Região Metropolitana de São Paulo, os destaques foram Itaquaquecetuba (26), Santo André (23), Franco da Rocha (18), Guarulhos (11), Osasco (9) e São Bernardo do Campo (1). No litoral, registraram certificações São Vicente (8), Peruíbe (6), Caraguatatuba (3) e Mongaguá (1). Já no interior do Estado, os números incluem Ribeirão Preto (27), Sorocaba (20), Lins (20), São José do Rio Preto (18), Cerqueira César (16), Campinas (14), Iaras (12), Sertãozinho (9), Marília (8), São José dos Campos (8), Mogi Mirim (7), Jacareí (6), Araraquara (6), Irapuru (6), Araçatuba (4), Bauru (4), Piracicaba (2), Limeira (2), São Carlos (2), Botucatu (2), Itapetininga (2), Atibaia (1), Franca (1) e Lorena (1).

Ribeirão Preto foi o município com o maior número de certificados no interior, com 27 jovens aprovados. O destaque vai para o CASA Ribeirão Preto, unidade que obteve 19 certificações, o maior resultado entre os centros, somando conclusões de ensino fundamental e médio.

“Quando vi que tinha alcançado a nota necessária para conquistar a certificação, senti que estava começando uma nova fase. Tinha parado de estudar antes de entrar na Fundação CASA e achava que não conseguiria terminar. Agora quero fazer um curso técnico, uma faculdade e seguir em frente para dar um futuro melhor aos meus pais”, conta o jovem Cristian (nome fictício), um dos adolescentes certificados no CASA Ribeirão Preto.

O Encceja PPL é um exame destinado a pessoas privadas de liberdade que buscam a certificação escolar fora da idade-série adequada. Aplicado nos sistemas socioeducativo e prisional, o exame avalia conhecimentos para obtenção do diploma ou proficiência em disciplinas específicas. Para obter o certificado do ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos. Já para o ensino médio, o candidato deve ter 18 anos completos e ter concluído os anos iniciais do ensino básico.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, os números refletem um trabalho contínuo de valorização da educação como ferramenta de transformação social. “Cada certificação representa uma nova oportunidade. A conclusão do ensino fundamental ou médio amplia horizontes e fortalece as possibilidades de inserção profissional. Nosso papel é oferecer condições reais para que esses adolescentes retomem seus projetos de vida e possam contribuir para uma sociedade mais segura e mais justa. A educação é o caminho mais consistente para a reintegração social”, afirma.

Educação formal garantida em parceria com a rede estadual

A oferta de educação básica nos centros de atendimento é viabilizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. As aulas são ministradas por professores da rede pública estadual, responsáveis pelo cumprimento do currículo escolar. O trabalho conta com a articulação do setor pedagógico, que monitora o desempenho dos adolescentes, organiza rotinas de estudo e fortalece o vínculo com o processo de aprendizagem.

Além do conteúdo regular, os educadores, com apoio das equipes pedagógicas, desenvolvem estratégias específicas de preparação para o Encceja PPL e outros vestibulares, com revisões, simulados e reforço nas áreas de maior dificuldade. “Esse trabalho permanente garante não apenas a participação no exame, mas condições reais de aprovação e avanço escolar”, reforça a presidente Claudia Carletto.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Brasil

Ginásio do Ibirapuera volta a receber finais da Superliga de Vôlei

marcelo

Publicado

em

Ginásio do Ibirapuera volta a receber finais da Superliga de Vôlei
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Templo do esporte brasileiro, o Ginásio do Ibirapuera, equipamento administrado pelo Governo de São Paulo, será pelo segundo ano seguido a casa das finais da Superliga de Vôlei.

As decisões da temporada 2025/2026 da liga acontecem em maio: a feminina está marcada para o dia 3, enquanto a masculina, para o dia 10. Em 2025, o Ginásio do Ibirapuera foi palco para a consagração do Sada Cruzeiro, que venceu o Vôlei Renata por 3 a 1, no masculino, e do Osasco, que bateu o Sesi Vôlei também por 3 a 1, no feminino. As duas partidas tiveram somadas mais de 20 mil pessoas nas arquibancadas.

“Não há lugar mais emblemático para o fechamento de uma temporada do vôlei brasileiro que não o Ginásio do Ibirapuera. Estamos falando de um espaço que abrigou dezenas de grandes jogos de clubes e da seleção brasileira e que respira vôlei em todos os seus cantos. Que essas finais representem mais um lindo capítulo da história do nosso esporte”, afirma a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.

A venda de ingressos para os dois jogos terá início em março. Mais informações no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Brasil

Governo de SP leva imagens reais do Cantareira ao metrô para conscientizar sobre consumo racional de água

marcelo

Publicado

em

Governo de SP leva imagens reais do Cantareira ao metrô para conscientizar sobre consumo racional de água
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

As composições da Linha 4-Amarela de metrô ganharam um visual personalizado com uma ação imersiva da campanha do Governo de São Paulo para urgência na economia do uso da água. A partir da desta segunda-feira (16), o trem está envelopado com adesivos para conscientizar milhares de passageiros que usam o sistema todos os dias sobre a gravidade da situação e a necessidade de reduzir o consumo. A iniciativa faz parte da campanha “Gota por gota. Mais do que Nunca”, lançada neste mês.

As peças trazem imagens reais do reservatório do Cantareira e remetem aos níveis abaixo da média nos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo, situação agravada pela seca mais severa dos últimos 10 anos. Os adesivos ficarão dentro dos trens, preenchendo o espaço interno do vagão. A ideia é transportar os passageiros para um cenário real de desabastecimento dos reservatórios e conscientizar sobre a importância da economia de água.

Os adesivos contam com diversas mensagens de conscientização. “Vivemos a maior seca dos últimos anos. A situação é grave e cada gota importa. Faça sua parte: economize água”, diz o texto. Em outro trecho, a campanha também traz informações que ajudam o passageiro a economizar água no dia a dia. Uma delas, por exemplo, indica que trocar a mangueira por vassoura nas atividades de limpeza gera uma economia de até 279 litros de água.

Apesar das fortes chuvas registradas em diversas regiões do estado de São Paulo, os volumes não têm se concentrado nos reservatórios de água. Por isso, o cenário requer medidas urgentes, que envolvem tanto o Governo de São Paulo quanto a população, para evitar o desabastecimento. As telas das estações da Linha-4 Amarela também trazem as mensagens de conscientização.

As primeiras peças desta campanha foram lançadas em TV aberta e canais fechados, emissoras de rádio, mídias digitais e OOH (out of home) no início deste mês e dão continuidade a uma série de campanhas de conscientização que vêm sendo realizadas desde 2024 pelo Governo de SP.

Inovação e investimentos

Desde o ano passado, São Paulo conta com um modelo inédito de acompanhamento e gestão integrada dos recursos hídricos para proteção de reservatórios e mananciais. Uma das medidas é a gestão gradual de demanda no período noturno, que já economizou cerca de 83 bilhões de litros de água nos últimos meses. O volume equivale ao consumo mensal de 14 milhões de pessoas.

O Governo de São Paulo também está fazendo investimentos inéditos em obras estruturantes e iniciativas tecnológicas para garantir o fornecimento de água. Desde 2023, o maior plano de resiliência e segurança hídrica da história está viabilizando R$ 25 bilhões em iniciativas integradas para despoluição de rios, prevenção de enchentes, ampliação da oferta de água e obras para reduzir o impacto das mudanças climáticas.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com