Conecte-se Conosco

Entretenimento

Teia Nacional dos Pontos de Cultura retorna em território indígena no Espírito Santo

marcelo

Publicado

em

Teia Nacional dos Pontos de Cultura retorna em território indígena no Espírito Santo
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Depois de 12 anos, o Ministério da Cultura (MinC) volta a realizar a Teia Nacional dos Pontos de Cultura, maior encontro da rede Cultura Viva no país. A 6ª edição acontece de 24 a 29 de março, em Aracruz, e marca a primeira vez que o evento é realizado fora de uma capital, em um território indígena com forte presença dos povos Tupiniquim e Guarani.

Com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, a Teia reunirá agentes culturais, coletivos, mestres e mestras das culturas populares, povos tradicionais, representantes da sociedade civil e gestores públicos de todas as regiões do Brasil. A programação inclui apresentações artísticas, debates, rodas de conversa, oficinas, vivências culturais, encontros setoriais, feira de economia solidária e o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.

Pontos de Cultura: surgimento e expansão

Criados em 2004, com o lançamento do Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura são grupos e entidades que desenvolvem ações culturais de base comunitária em seus territórios. A iniciativa se consolidou como Política Nacional de Cultura Viva em 2014 (Lei nº 13.018).

A retomada da Teia ocorre em um momento de forte expansão da rede. Atualmente, o país conta com mais de 13.700 Pontos de Cultura certificados. Até o início de 2023, eram 4.329. Esse crescimento é resultado da retomada de investimentos e da articulação de políticas públicas como a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que garante um piso anual de R$ 400 milhões para o fortalecimento da Cultura Viva em todo o território nacional.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a volta da Teia é um marco histórico e mais uma grande conquista desta gestão. “A retomada da Teia Nacional ocorre em um contexto de reconstrução das políticas culturais no país, após um período de descontinuidade, desmonte institucional e redução de investimentos na cultura de base comunitária. Ao recolocar o encontro no calendário nacional, o MinC e o Governo do Brasil reforçam a Cultura Viva como política estratégica de Estado, articulando diversidade cultural e participação social, em diálogo direto com agendas contemporâneas como a justiça climática e o Bem Viver”, define.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, destaca o papel estratégico dos Pontos de Cultura nos territórios. “Hoje, temos mais de 13 mil Pontos de Cultura espalhados por todas as regiões do Brasil, fortalecendo identidades, promovendo inclusão e articulando ações que dialogam diretamente com a justiça social e climática. A 6ª Teia é um espaço de celebração, mas também de construção coletiva de caminhos para um futuro mais justo, sustentável e culturalmente diverso”, ressalta.

Para o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, sediar a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura representa um marco histórico para o Estado e para o país. “Receber um dos maiores encontros da cultura brasileira no Espírito Santo é também um reconhecimento e valorização da cultura capixaba, dos saberes ancestrais e da nossa diversidade. Esse será a primeira Teia Nacional fora de uma capital e a escolha de Aracruz, em diálogo com os povos Tupiniquim e Guarani, fortalece a compreensão da temática do evento e a importância da cosmovisão indígena e da cultura no enfrentamento das mudanças climáticas”, destaca.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Roberto Carlos volta a Cachoeiro para show especial; veja quando

marcelo

Publicado

em

Roberto Carlos volta a Cachoeiro para show especial; veja quando
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou que o cantor Roberto Carlos fará um show especial na cidade natal no próximo dia 19 de abril, data em que completa 85 anos.

De acordo com nota divulgada pelo município, a apresentação será realizada no Parque de Exposições. “É com muita alegria que a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anuncia que o cantor Roberto Carlos fará show no dia do seu aniversário, dia 19 de abril, no Parque de Exposições de sua cidade natal”, informou o comunicado.

A última vez que o artista se apresentou na cidade foi em 19 de abril de 2023, quando celebrou os 82 anos também com um show especial na mesma data.

Até o momento, a apresentação não consta na agenda oficial do cantor, porém, a assessoria de Roberto Carlos informou que “a princípio, está confirmado um show de aniversário”.

Outras informações sobre ingressos e detalhes do evento ainda não foram divulgadas.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Entretenimento

Vai passar o carnaval em Vitória? Veja a programação de blocos e desfile

marcelo

Publicado

em

Vai passar o carnaval em Vitória? Veja a programação de blocos e desfile
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Após os desfiles das escolas de samba nos dias 6 e 7 de fevereiro, antecipando o carnaval do Brasil, em Vitória a programação da folia segue com blocos de rua no Centro da capital, de sábado (14) a terça-feira (17) de Carnaval, sempre a partir das 19 horas, conduzindo os foliões em cortejo festivo até o Sambão do Povo, onde a programação continua noite adentro.

No sábado (14), quem abre o cortejo é a cantora e compositora capixaba Lilian Lomeu. Graduada em Licenciatura em Música pela Fames, Lilian iniciou a carreira ainda criança, profissionalizando-se aos 12 anos. Aos 16, mudou-se para Salvador, onde atuou como backing vocal de bandas de projeção nacional e participou de programas de televisão.

No domingo (15), o comando do trio será da baiana Andréa Nery, dona de voz potente e presença magnética. Natural de Santo Antônio de Jesus, construiu carreira entre a Bahia e o Espírito Santo, onde vive há duas décadas e se consolidou como uma das principais puxadoras de trio da região Sudeste.

A festa continua no Sambão

E como já virou tradição, em Vitória, “a festa só acaba quando termina”. Após cada dia de Circuito da Folia, o público será recebido no Sambão do Povo para dar sequência à maratona carnavalesca com shows e desfiles.

No sábado (14), a energia segue com os desfiles das escolas de samba da Série Ouro, levando para a avenida o brilho das fantasias, a cadência das baterias e a emoção das comunidades.

Já no domingo (15), a partir das 20h30, a programação musical ganha reforço de dois nomes de peso do axé: Marcus Rauta e André Lelis.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Entretenimento

Instituto em Vila Velha lança edital para concurso de exposição de pinturas sob o olhar dos povos indígenas

marcelo

Publicado

em

Instituto em Vila Velha lança edital para concurso de exposição de pinturas sob o olhar dos povos indígenas
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV) elegeu 2026 como ano importante para revisar a visão histórica europeia da colonização da Capitania do Espírito Santo. Uma outra visão diferente de contar nossa história. Para isso está sendo considerada, de maneira essencial, a perspectiva sob o olhar e sentimentos dos povos originários que aqui estavam e dos negros escravizados que vieram depois.

De acordo com o presidente da entidade, o historiador Luiz Paulo Rangel, ambos são fundamentais para a cultura e formação da nossa gente, influenciando costumes, a língua, a alimentação e o desenvolvimento das terras capixabas, do nosso estado do Espírito Santo.

Com essa visão e objetivo, o IHGVV lançou edital de chamamento para concurso de artes indígenas e exposição (inscrições: linktr.ee/ihgvvcasadamemoria – até 3 de março), para os artistas que queiram expressar sua perspectiva do olhar dos povos que aqui estavam quando da chegada dos portugueses, na atual Prainha de Vila Velha, aos pés do Morro do Convento da Penha.

Também fará parte dessa exposição “Olhares Indígenas”, a releitura do painel em exposição no museu Casa da Memória, “A Chegada”, pintura do artista canela-verde Rodolpho Valdetaro, agora com olhares sob o ponto de vista dos povos originários que aqui viviam.

Pesquisas estão sendo realizadas pelo IHGVV em conjunto com um importante grupo de pesquisadores indianistas, quase todos com DNA indígena, e também com estreito contado com grupos indígenas de Aracruz, para pesquisas e estudos visando a reescrita e aprimoramento dessa nossa história.

A exposição “Olhares Indígenas” terá abertura à visitação no mês de maio dentro dos festejos do aniversário de Vila Velha – 491. Esse projeto é uma realização do IHGVV, recursos da lei de incentivo Aldir Blanc, Funcultura, Secult ES, com apoio da PMVV.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp