Conecte-se Conosco

Brasil

Vai pular carnaval na rua? Veja cuidados para evitar a intoxicação alimentar

marcelo

Publicado

em

Vai pular carnaval na rua? Veja cuidados para evitar a intoxicação alimentar
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

No Carnaval, os dias de festa começam cedo e acabam tarde, e os foliões passam grande parte do tempo fora de casa. Por isso, é comum ver pessoas se alimentando na rua, consumindo em quiosques e de ambulantes que oferecem praticidade e opções variadas. Espetinhos, sanduíches naturais e pratos com maionese, por exemplo, são alguns dos pedidos mais populares, mas podem trazer fim à diversão caso estejam impróprios para consumo.

O gastroenterologista do Hospital do Servidor Público (HSPE), Gerson Nogueira de Moraes, explica que as altas temperaturas do verão podem acelerar a deterioração dos alimentos e a proliferação dos microrganismos que provocam a intoxicação alimentar. “Essas comidas são vendidas por ambulantes que muitas vezes não conseguem ter uma estrutura para preservar esses alimentos. Refrigeração, principalmente. O manuseio desses alimentos muitas vezes é feito de forma inadequada”, esclarece.

O médico do HSPE elucida maneiras de identificar se uma comida pode estar imprópria para consumo. “Se esse alimento tem aspecto de deteriorado, não deve ser naturalmente consumido. O manuseio, a sua conservação em ambiente refrigerado, tudo isso deve ser levado em conta”, informa. Aspectos como sabor, coloração, cheiro e textura que não condizem normalmente com os alimentos devem ser avaliados antes de ingeri-los, sendo indicativos de contaminação.

Os principais sintomas de intoxicação alimentar são diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal. Nos casos de manifestações gastrointestinais mais intensas, o paciente pode avançar para um quadro de desidratação mais grave. Segundo Gerson, este é o momento em que ele deve buscar assistência especializada. “Levar a um médico para que possa avaliar a sua condição, determinar a necessidade de internação ou não, de hidratação, de uso de antibióticos. De suporte para que ele possa superar mais rapidamente, com maior segurança, esse processo infeccioso”, alerta.

O gastroenterologista explica que, principalmente nesta época do ano, casos de intoxicação alimentar de maior gravidade são tratados com frequência nos prontos-socorros. “No verão e nesta época de festas populares, festas de rua como o Carnaval, você vê mais os jovens se expondo ao risco ao não observar a precaução com a saúde, como a hidratação, e muitas vezes consomem bastante álcool, o que reduz os critérios de segurança”, diz.

Segundo ele, o consumo excessivo de álcool facilita a negligência das pessoas com a qualidade e procedência dos alimentos que podem ser ingeridos.

Para que a folia não acabe, a recomendação é levar alimentos de casa ou consumir em estabelecimentos já conhecidos. Lanches práticos para o Carnaval, que cabem em pochetes e bolsas, como barra de cereais, frutas secas e chips de leguminosas são algumas opções listadas pelo médico.

A hidratação é fundamental, podendo ser feita por meio de água, bebidas isotônicas ou sucos. Já a contraindicação é consumir alimentos perecíveis ou à base de ovo, já que estão expostos à manipulação e conservação inadequadas, aumentando o risco de proliferação de bactérias. Alguns exemplos de lanches que devem ser evitados são sanduíches naturais, maionese e iogurte.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Laboratório do Futuro da Unesp oferece curso online gratuito de ‘Pré-Cálculo’ para estudantes a partir do nível médio

marcelo

Publicado

em

Laboratório do Futuro da Unesp oferece curso online gratuito de 'Pré-Cálculo' para estudantes a partir do nível médio
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Laboratório do Futuro da Unesp, iniciativa ligada à Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTInf), abriu inscrições para o curso de extensão universitária “Pré-Cálculo apoiado por Inteligência Artificial”, aberto a todos os interessados na temática, em especial alunos do terceiro ano do ensino médio, estudantes de cursinhos pré-universitários e ingressantes de cursos de graduação.

O curso de Pré-Cálculo tem 30 horas de atividades, é online, gratuito e oferecido no formato MOOC (Massive Open Online Course), com possibilidade de até mil pessoas inscritas. O estudante interessado terá suporte, via videoconferências em horários previamente estabelecidos, de tutores especializados na matéria e um prazo de dois meses para concluir o curso, até 15 de abril. 

As inscrições para o curso de Pré-Cálculo podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro, com o acesso ao ambiente de aprendizagem liberado conforme disponibilidade de vaga –os primeiros mil inscritos têm a vaga garantida. O material de apoio já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unesp, com apoio de ferramentas de inteligência artificial. 

“O suporte dos tutores será fundamental e, além disso, preparamos com bastante cuidado ferramentas de inteligência artificial para servirem de apoio, em uma abordagem gamificada para que o aluno encarasse o curso como se fosse uma missão a ser cumprida. Esperamos que os estudantes pratiquem, cometam erros durante a prática, naturalmente, e os utilizem para o aprendizado”, afirma Denis Salvadeo, responsável pelo Laboratório do Futuro da Unesp e professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). 

Embora o público preferencial do curso seja composto por estudantes que escolheram carreiras com a exigência de disciplinas de cálculo no ensino superior, as atividades estão abertas a todos que se interessam pela temática.

“Nossa ideia é rever alguns conteúdos da matemática do ensino básico, parte de aritmética, parte de funções, sistemas de equações, enfim, conteúdos fundamentais para as disciplinas de cálculo. O ritmo da universidade é diferente e chegar mais preparado faz diferença e aumenta a confiança para avançar nos conteúdos de cálculo do ensino superior”, diz Denis Salvadeo.

O docente explica que a premissa para a inserção no curso de estratégias apoiadas em ferramentas de inteligência artificial é o uso ético e responsável deste tipo de recurso de aprendizagem.

“O foco não é a inteligência artificial dar a resposta, mas conduzir o aluno no processo de estudo, ajudando a identificar lacunas e a compreender certos conceitos. O foco está na evolução do estudante. Para isso, ele tem que agir com compromisso na execução das atividades e aproveitar as possibilidades das ferramentas para evoluir na aprendizagem. Os tutores também estarão presentes para ajudá-lo”, afirma o professor da Unesp.

A inscrição no curso de extensão universitária “Pré-Cálculo apoiado por Inteligência Artificial” pode ser feita no link a seguir: http://taaqui.unesp.br/inscricaoprecalculo.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Brasil

SP forma mais de 500 novos profissionais no Caminho da Capacitação na região de Franca

marcelo

Publicado

em

SP forma mais de 500 novos profissionais no Caminho da Capacitação na região de Franca
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O governador Tarcísio de Freitas participou nesta sexta-feira (20), em Patrocínio Paulista, da formatura do 15º ciclo do Caminho da Capacitação. No total, a iniciativa do Fundo Social do Estado certificou 536 alunos de 14 municípios na região de Franca que participaram de cursos gratuitos em diversas áreas. A cerimônia marcou a conclusão das aulas e foi integrada à primeira edição da Feira de Empregos no interior paulista, ampliando o acesso a oportunidades de trabalho e renda.

“Hoje temos formandos mais jovens ou mais velhos e não conheço a história de cada um, mas acredito muito na capacitação. O nome do programa, Caminho da Capacitação, é sugestivo, porque temos as carretas, os cursos são móveis, vão a cada cidade e chegam em cada canto do estado. Mas o significado vai além: nós queremos caminhar junto e acompanhar vocês. Não acaba com a formatura, nós vamos continuar ajudando para inserir as pessoas produtivamente”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Participaram desta etapa alunos de Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Igarapava, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista. Ao longo do ciclo, receberam formação em áreas com alta demanda no mercado, como gastronomia, beleza, tecnologia, panificação e cuidados com pets, com aulas teóricas e práticas realizadas em carretas adaptadas.

Durante o evento, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a qualificação como ferramenta de transformação social. “A prosperidade não acontece sem oportunidade, sem trabalho e sem um olhar atento para quem mais precisa. Ela nasce quando criamos caminhos, abrimos portas e acreditamos no potencial das pessoas. Prosperar é mais do que crescer: é construir um futuro em que todos possam avançar com dignidade, esperança e confiança”, afirmou.

Feira de Empregos

Lançada no ano passado, a Feira de Empregos do Fundo Social conecta recém-qualificados a oportunidades de trabalho, além de iniciativas de empreendedorismo e crédito orientado. Em Patrocínio Paulista, foram ofertadas cerca de 300 vagas, além de cadastramento para banco de talentos e orientações ao público.

Primeira edição do evento do Fundo Social no interior levou 300 vagas para a região de Franca pelo programa Trampolim. Foto: Governo do Estado de SP

Participaram da ação estandes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o Portal Trampolim e o programa Empreendedor Artesão. Do Banco do Povo Paulista, com linhas de microcrédito. Do Sebrae, com consultorias para abertura ou expansão de negócios. E vans itinerantes do Procon-SP e da Secretaria da Justiça e Cidadania, oferecendo atendimento e orientações sobre direitos do consumidor, documentação e acesso a serviços públicos.

Aberta aos moradores do município e da região, a iniciativa aproximou a população do mercado de trabalho e dos serviços de apoio à geração de renda e ao fortalecimento da cidadania.

Feira de Empregos também ofereceu serviços ao trabalhador, como orientações sobre linhas de crédito e consultorias para abertura ou expansão de negócios. Foto: Governo do Estado de SP

Sobre o programa

O Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, integrada ao Superação SP, programa do governo estadual que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.

Com carretas itinerantes adaptadas como salas de aula e diversas opções de qualificação teórica e prática, o programa leva formação profissional a diferentes regiões do Estado. Até o momento, já percorreu 194 municípios e qualificou mais de 9,3 mil pessoas.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Brasil

SP Por Todas: Governo de SP reforça segurança para mulheres em megablocos no Ibirapuera no fim de semana pós-carnaval

marcelo

Publicado

em

SP Por Todas: Governo de SP reforça segurança para mulheres em megablocos no Ibirapuera no fim de semana pós-carnaval
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo realiza, neste domingo (22), mais uma ação de proteção e conscientização durante o Carnaval de rua, com a presença do Ônibus SP Por Todas na passagem dos megablocos que acontecem na Praça Monumento, no Parque Ibirapuera, zona sul da capital.

A unidade móvel estará em operação das 8h às 13h, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres que necessitem de apoio durante a folia. O ônibus funciona como ponto de atendimento especializado em meio à grande circulação de pessoas, com equipe preparada para escuta qualificada, informações sobre direitos, suporte psicossocial e direcionamento à rede de proteção, quando necessário. O objetivo é garantir resposta rápida a situações de assédio, importunação ou qualquer forma de violência contra a mulher.

A presença da estrutura também atua de forma preventiva e educativa, ampliando a visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres e reforçando a mensagem de que diversão e respeito devem caminhar juntos, especialmente em eventos de grande porte.

O ônibus funciona como ponto de atendimento especializado em meio à grande circulação de pessoas. Foto: Divulgação/Governo de SP

DDM Móvel

A Polícia Civil também concentra esforços no atendimento à população, proteção e atendimento humanizado às vítimas de violência, além de ações preventivas e investigação qualificada. Neste fim de semana, mulheres vítimas de qualquer tipo de violência podem contar com atendimento especializado e imediato da DDM Móvel.

A unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) estará instalada no sábado (21) na Avenida Henrique Schaumann e no domingo (22) no Ibirapuera para garantir atendimento especializado e imediato para as mulheres vítimas de qualquer violência. Ela funciona como um ponto de atendimento primário, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML).

São Paulo por Todas

São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.

Serviço
Ônibus SP Por Todas no circuito de Megablocos do Ibirapuera
Data: 22 de fevereiro
Horário: das 8h às 13h
Local: Praça Monumento – Parque Ibirapuera – São Paulo/SP

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com