Conecte-se Conosco

Política

Vitória com Você encerra 2025 com cerca de 8 mil atendimentos na Ilha das Caieiras

O prefeito Lorenzo Pazolini esteve ao longo de toda a manhã acompanhando a oferta dos serviços e o atendimento à população.

marcelo

Publicado

em

Vitória com Você encerra 2025 com cerca de 8 mil atendimentos na Ilha das Caieiras
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Ilha das Caieiras recebeu, na manhã deste sábado (13), a última edição do ano do projeto Vitória com Você. Entre 8h e 13h, a iniciativa mobilizou cerca de 50 serviços e registrou aproximadamente 8 mil atendimentos, reunindo moradores em busca de orientações, acolhimento e atendimento a demandas essenciais.

Foram oferecidos serviços como orientações do Procon Vitória, atendimento do Sine Municipal, informações habitacionais, educação bucal, encaminhamentos para cursos de qualificação, ações ambientais, oficinas, vacinação, testagem rápida de ISTs, cabide solidário, atividades esportivas, cadastro para castração de pets e suporte da Casa Rosa e do Cramsv.

O prefeito Lorenzo Pazolini esteve ao longo de toda a manhã acompanhando a oferta dos serviços e o atendimento à população. Ele frisou a importância do projeto para aproximar as comunidades do poder público. “O DNA do Vitória com Você é esse, passar por cada cantinho de Vitória dando esperança para o nosso povo. Ano que vem estaremos mais fortalecendo ainda. Foram mais de 60 mil atendimentos em 2025. Isso mostra que há engajamento, pertencimento e as comunidades abraçam esse projeto que se tornou um grande sucesso”, destacou.

Ao avaliar o impacto da ação, o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, destacou o compromisso da Prefeitura em facilitar o acesso às políticas públicas.

“Encerrar o ano na Ilha das Caieiras representa muito para nós, porque foi aqui que o projeto começou. Hoje ouvimos as pessoas, percebemos suas necessidades e oferecemos soluções em um único espaço. Esta iniciativa mostra que a gestão pública precisa estar onde o cidadão está, dialogando e construindo resultados reais,” afirmou.

Participação da população

Os moradores também celebraram a iniciativa, avaliando positivamente a possibilidade de resolver questões diversas sem precisar se deslocar para outros bairros da capital. A cozinheira e moradora de Resistência, Rita Quaresma, aproveitou o Cabie Solidário, um dos serviços oferecidos no Vitória com Você. “Esse é um serviço do fundo do coração. Ele ajuda quem precisa. O que não serve pra um, serve para os outros”, contou.

Conclusão de cursos

A manhã também foi marcada pela formatura de alunos que participaram dos cursos ofertados pelos projetos QualificaVix Comunidades e Futuro Brilhante, realizados ao longo deste ano em parceria com Senac e Senai. A ação de qualificação profissional, organizada pela Semcid, celebrou os formandos com a entrega de certificados e o reconhecimento do esforço e da dedicação de quem buscou se preparar para o mercado de trabalho.

Enedina Domingos, de 66 anos, fez dois cursos e vai fazer mais através do Qualifica Vix, outro serviço realizado no Vitória com Você. “Eu fiz um curso de programador de sistemas, de massoterapeuta e vou continuar fazendo os cursos. Peguei meu certificado aqui hoje e estou muito satisfeita. Obrigado por nos oferecer essas oportunidades”, agradeceu.

Violência contra mulher

Durante o evento também foi realizada a ação Meta a Colher, que buscou conscientizar os moradores sobre a violência de gênero e divulgar os canais de acolhimento e denúncia disponíveis à população. A proposta foi reforçar que qualquer pessoa pode “meter a colher” — ouvir, acolher, orientar, denunciar — e contribuir para transformar realidades.

Ainda nessa temática, foi realizada a distribuição dos tradicionais laços brancos para os homens que aderirem à causa. A iniciativa, que marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, fez parte da campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

Balanço

O Vitória com Você já realizou mais de 60 mil atendimentos nas 10 edições realizadas em diferentes áreas, como orientações habitacionais, serviços de empregabilidade pelo Sine Municipal, acolhimento de mulheres, educação ambiental, vacinação e encaminhamentos para cursos de capacitação profissional. Em 2024, foram 47.445 atendimentos prestados.

O resultado reforça o objetivo do projeto, que é promover cidadania por meio de ações integradas em diversos bairros da capital, garantindo atendimento humanizado, acesso à informação e aproximação entre governo e comunidade.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Da Vitória e Meneguelli possível moedas de troca e os lados escolhidos para a disputa ao governo do ES

Deputado estadual, prestes a dizer “adeus” ao Republicanos, acrescenta mais ingredientes ao prato de Da Vitória, que também é coordenador da bancada federal capixaba, para afinar seus argumentos no tabuleiro da política capixaba.

marcelo

Publicado

em

Da vitoria e meneguelli
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

De um jeitão “simples”, mas com muitos temperos requintados de política, o deputado federal e presidente da federação União Progressista, Da Vitória (Progressistas), e o deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) almoçaram juntos na última sexta-feira (30/01), em Colatina.

Se na marmita, paga pelo progressista, tinha carne bovina, macarrão, maionese, além de feijão com arroz, o cardápio, evidentemente, foi eleitoral. E o próprio Meneguelli salpicou umas pimentas. “Nós estamos conversando sobre as eleições. Se vamos caminhar juntos, como vão ser essas eleições. Nós somos democratas. Nós temos uma amizade. Da Vitória é uma pessoa de quem eu sempre gostei muito numa coisa: ele sempre manteve a palavra. Quando a gente encontra político que não puxa tapete e mantém a palavra, a gente tem prazer de ter um almoço desses”, disse o deputado estadual, ex-prefeito de Colatina.

Não é segredo para ninguém que Meneguelli, no bom sentido, deseja ser o prato principal de partidos para uma candidatura ao Senado. Vem conversando com o PSD, porém ainda não há confirmação de que ele é aquela receita campeã que todos querem. Sendo assim, é preciso valorizar o passe.

É sabido que o PSD, liderado pelo prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, vem mostrando ao mercado que deseja ser protagonista. Seja pela postura de Renzo, seja pela do ex-governador Paulo Hartung (PSD), a legenda dá sinais cada vez mais claros de que pretende caminhar ao lado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), na disputa pelo Palácio Anchieta. Mas ainda não deixou clara sua preferência para o Senado, que é o sonho de Meneguelli.

Nas especulações de mercado, destaca-se que Renzo teria uma “dívida” com Meneguelli, já que o ex-prefeito endossou sua campanha à Prefeitura de Colatina, numa disputa acirradíssima com Guerino Balestrassi (MDB). Deu Renzo, num triunfo apertado. Contudo, à medida que o deputado estadual segue em sua incursão, cresce o descontentamento com as incertezas, o que o leva a procurar amizades oportunas, como a de Da Vitória — lembrando que o presidente da federação União Progressista, que reúne União Brasil e Progressistas, apoiou Guerino.

Há de se lembrar ainda que Da Vitória também busca encaçapar uma campanha ao Senado, mas vai ganhando tempo e observando o que é mais conveniente, até mesmo, por exemplo, uma eventual candidatura de Serginho. Tudo é possível, conforme as moedas de troca e os lados escolhidos para a disputa majoritária ao governo do Estado.

O ponto de reflexão é que Meneguelli ainda está distante de cravar qual será seu próximo partido, diante das incertezas que o PSD coloca no mercado, inclusive sobre a possibilidade ou não de Paulo Hartung entrar na disputa eleitoral. Com isso, o deputado estadual, prestes a dizer “adeus” ao Republicanos, acrescenta mais ingredientes ao prato de Da Vitória, que também é coordenador da bancada federal capixaba, para afinar seus argumentos no tabuleiro da política capixaba.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Política

Deputado capixaba propõe internação de adolescentes por atos de violência extrema contra animais

De acordo com o texto apresentado pelo parlamentar capixaba, a mudança busca suprir uma lacuna legal que, na prática, limita a atuação do Estado em casos de crueldade extrema contra animais praticada por adolescentes.

marcelo

Publicado

em

Deputado capixaba propõe internação de adolescentes por atos de violência extrema contra animais
Deputado Federal Da Vitória (PP-ES) - Foto: divulgação
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O deputado federal capixaba Josias Da Vitória (PP-ES) apresentou, nesta quinta-feira (29), na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que propõe alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para permitir a aplicação da medida socioeducativa de internação em casos de atos infracionais cometidos com violência extrema contra animais.

A proposta foi motivada por episódios recentes que tiveram grande repercussão nacional, como o caso do cão comunitário conhecido como Orelha, morto após agressões praticadas por adolescentes em Florianópolis, em Santa Catarina.

O projeto altera o artigo 122 do ECA, incluindo como hipótese de internação os atos infracionais que envolvam violência, tortura, crueldade, mutilação ou morte de animais. Atualmente, a legislação prevê a internação apenas em situações que envolvam violência ou grave ameaça contra pessoas.

De acordo com o texto apresentado pelo parlamentar capixaba, a mudança busca suprir uma lacuna legal que, na prática, limita a atuação do Estado em casos de crueldade extrema contra animais praticada por adolescentes. Nessas situações, mesmo diante da gravidade dos fatos, as medidas aplicadas costumam ser apenas em meio aberto.

A proposta também considera que atos dessa natureza podem indicar risco de reincidência e a necessidade de uma intervenção mais rigorosa do poder público, com foco na responsabilização e no acompanhamento socioeducativo adequado.

O Projeto de Lei deve começar a tramitar na próxima semana, após o fim do recesso parlamentar da Câmara dos Deputados.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Política

Tarcísio diz que não se lançaria à Presidência nem com apoio de Bolsonaro

marcelo

Publicado

em

Tarcísio diz que não se lançaria à Presidência nem com apoio de Bolsonaro
O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta terça-feira 27 que não concorreria à Presidência da República nem se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lhe pedisse para disputar o pleito.

“Isso não vai acontecer, mas eu diria não”, declarou, em entrevista à Jovem Pan Sorocaba. Nos últimos dias, assegurou que apoiará o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na corrida ao Palácio do Planalto

Tarcísio disse já ter debatido o tema com Bolsonaro quando o ex-capitão cumpria prisão domiciliar. “Minha posição é ficar em São Paulo. Eu fui muito contundente e muito claro com ele com relação a isso.”

Tarcísio visitará Bolsonaro na Papudinha nesta quinta-feira 28. O encontro foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, após o governador recuar de uma visita ao ex-presidente na semana passada.

 

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp