Conecte-se Conosco

Esportes

Com jovens, Bahia supera Jequié pela estreia no Campeonato Baiano

marcelo

Publicado

em

Com jovens, Bahia supera Jequié pela estreia no Campeonato Baiano
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Maior vencedor do Campeonato Baiano e atual campeão, o Bahia iniciou bem a caminhada em busca do 52º título estadual. Liderado pelo jovem atacante Ruan Pablo, de 17 anos, que tem multa contratual de 200 milhões de euros (R$ 1,25 bilhão) para o futebol do exterior, o Esquadrão de Aço derrotou o Jequié por 4 a 2 na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, pela primeira rodada. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil, em parceria com a TVE Bahia.

Assim como o Vitória, que estreou empatando sem gols com o Atlético-BA no último sábado (10), no Barradão, também na capital, o Bahia utilizará o Estadual para dar espaço a jogadores que voltaram de empréstimo ou são pouco aproveitados pelo técnico Rogério Ceni, pois os principais atletas do elenco profissional iniciaram a pré-temporada há menos de uma semana. Oportunidade, por exemplo, para o goleiro João Paulo, que chegou do Santos em agosto e ainda não tinha estreado.

Revelações das categorias de base também devem ganhar chances. O trio ofensivo escalado para enfrentar o Jequié tem média de idade de 17 anos, reunindo Kauê Furquim (veio do Corinthians em agosto), Ruan Pablo e Dell – apelidado de “Haaland do Sertão”, por conta do faro de gol e da semelhança física com o centroavante norueguês Erling Haaland, do Manchester City, da Inglaterra. Os dois últimos defenderam a seleção brasileira sub-17 no Campeonato Mundial da categoria do ano passado.

Com seis minutos, o Esquadrão pulou na frente do marcador. Após jogada individual, Dell finalizou e a bola explodiu na marcação. A sobra caiu nos pés de Jota, que retornou ao clube após empréstimo ao Criciúma. O volante de 21 anos, revelado na base tricolor, bateu da entrada da área, no canto direito do goleiro André Lucas.

Aos poucos, o Jequié tentou se soltar e conseguiu o empate aos 23 minutos. O lateral Erick Daltro lançou a partir do campo defensivo, às costas do lateral Zé Guilherme. O meia João Grilo ganhou na velocidade e bateu cruzado, acertando a trave. Na sobra, o atacante Tiago Recife, sem goleiro, completou para as redes.

Começou, então, o show da joia tricolor. Aos 35, Dell foi desarmado e a bola sobrou na esquerda com Zé Guilherme, que achou Pedrinho na entrada da área. O meia chutou, André Lucas deu rebote e Ruan Pablo apareceu para fazer o segundo do Bahia. Seis minutos depois, Jota recebeu na direita e cruzou rasteiro para Dell, que concluiu de primeira. O goleiro do Jequié fez a defesa, mas, novamente, viu Ruan Pablo aproveitar para marcar mais um.

Na etapa final, o ritmo das equipes caiu. O Jequié, melhor fisicamente, até diminuiu o prejuízo. Aos 18 minutos, o atacante Nael recebeu pela esquerda, saiu da marcação de Ruan Pablo e bateu cruzado, com precisão, no ângulo de João Paulo, marcando um golaço.

O time do interior, porém, não aproveitou o momento de superioridade e o Bahia conseguiu retomar o controle das ações. Nos acréscimos, ainda chegou ao quarto gol, com o zagueiro Fredi, de cabeça, após escanteio cobrado pelo meia Rodrigo Nestor, na esquerda.

 

Timão larga com vitória

O atual campeão paulista e da Copa do Brasil estreou em 2026 fazendo a festa da Fiel Torcida na Neo Química Arena, em São Paulo. Neste domingo, o Corinthians venceu a Ponte Preta, que conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro, por 3 a 0.

O Timão foi a campo com um time misto, já que está sem parte dos titulares para o início da temporada. A Macaca, impossibilitada de registrar atletas por conta de uma punição e com salários atrasados, teve um banco de reservados formado apenas por jogadores da base.

Os gols saíram no segundo tempo. Aos oito minutos, o atacante Vitinho cobrou escanteio e o zagueiro Gustavo Henrique, de cabeça, abriu o placar. Aos 17, o lateral Matheuzinho ficou com a sobra de um chute travado do atacante Gui Negão e finalizu. A bola desviou no volante André e foi para as redes. Nos acréscimos, o zagueiro André Ramalho ainda marcou um golaço de fora da área, dando números finais à partida.

 

Chape tropeça outra vez

O ano do retorno da Chapecoense à Série A do Brasileirão ainda não empolgou. O Verdão do Oeste segue sem triunfar no Campeonato Catarinense após duas rodadas. Neste domingo, a equipe perdeu do Camboriú por 2 a 0 no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis – o Estádio Emília Rodrigues, em Imbituba (SC), onde o Tricolor manda seus jogos, não atendeu às exigências da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

O Camboriú saiu na frente aos três minutos, em saída errada do goleiro Rafael Santos, que Nilton aproveitou. Seis minutos depois, Wermeson tomou a bola pela esquerda, na intermediária, invadiu a área e rolou para o também meia Mansur concluir para as redes.

O Tricolor, que tinha estreado com um 2 a 2 fora de casa diante do Santa Catarina, por 2 a 2, no Estádio Alfredo Krieck, em Rio do Sul (SC), soma quatro pontos. A Chape, que estreou empatando por 1 a 1 com o Brusque na Arena Condá, em Chapecó (SC), permanece com um ponto.

Em outro jogo deste domingo, Concórdia e Santa Catarina não saíram do zero no Estádio Domingos Lima, em Concórdia (SC). O time da casa chegou a quatro pontos e o visitante foi a dois. No sábado (10), a segunda rodada foi aberta com novo triunfo do Figueirense, que venceu o Marcílio Dias por 1 a 0 no Orlando Scarpelli e chegou a seis pontos – o Marinheiro permanece com três.

O Barra, campeão da Série D do Brasileirão em 2025, também ganhou por 1 a 0. A vítima foi o Joinville, na Arena Barra FC, em Itajaí (SC). O Pescador, como é conhecido o clube vencedor, somou os primeiros três pontos no Catarinense. O JEC, que acumulou a segunda derrota no Estadual, anunciou a demissão do técnico Leandro Sena.


Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Henrique Marques é eleito o melhor do mundo no taekwondo em 2025

marcelo

Publicado

em

Henrique Marques é eleito o melhor do mundo no taekwondo em 2025
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Campeão mundial em 2025, o brasileiro Henrique Marques foi eleito o melhor atleta masculino do mundo no taekwondo na temporada passada.  O prêmio da Federação Internacional (World Taekwondo) foi entregue ao lutador durante cerimônia de em Fujairah (Emirados Árabes Unidos), na segunda-feira (2). Além do troféu, Marques tornou-se o primeiro brasileiro a ser laureado pela entidade, que criou a premiação há 12 anos.  

“Nem nos meus melhores e maiores sonhos pude imaginar que tudo isso se tornaria realidade, um jovem negro nascido em família pobre e cria de favela. Hoje se tornou e é reconhecido como o melhor do mundo no que faz!”, publicou o atleta de 21 ano nas redes sociais.

Nascido em Itaboraí (RJ), região metropolitana do Rio de Janeiro, o atleta arrematou seis medalhas ao longo de 2025, quatro delas de ouro. Em outubro, ele faturou o título inédito para o país no Mundial em Wuxi (China), na categoria até 80 quilos masculina – a conquista o alçou à liderança do ranking. Henrique também foi ouro no Rio Open, na Presidents Cup Lima (Peru) e no Grand Prix Bangkok.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No final de 2025, o lutador fluminense foi finalista do Prêmio Brasil Olímpico na categoria masculina, mas a láurea foi concedida ao atleta Caio Bonfim, da marcha atlética. Na disputa feminina da premiação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vencedora foi Maria Clara Pacheco, que também foi campeã mundial de taekwondo em Wuxi (China), na categoria até 57 quilos (kg). 

O auge de Henrique Marques na temporada passada foi resultado de muita persistência e dedicação. Em 2023, Henrique Marques estava prestes a representar o Basil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), quando foi surpreendido com o diagnosticado de arritmia cardíaca, durante um exame antes do embarque para o Chile. Após passar por procedimento cirúrgico, ele ficou cinco meses longe dos tatames para se recuperar.

 De volta aos treinos, Henrique conseguiu garantir vaga em abril para a Olimpíada de Paris. Entre a classificação e início dos Jogos, o pai do atleta faleceu. Em meio ao luto, o brasileiro competiu em Paris 2024 até parar nas quartas de final. 


Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Esportes

Seleção feminina fará amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México

marcelo

Publicado

em

Seleção feminina fará amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A seleção brasileira feminina de futebol conheceu os adversários dos primeiros amistosos de 2026. A Amarelinha enfrentará Costa Rica, Venezuela e México, entre o final de fevereiro e início de março. Todas as partidas serão fora de casa, de acordo com anúncio  feito pela CBF nesta segunda-feira (2).  

“É muito importante termos esses três jogos nesta Data-Fifa. Vamos enfrentar seleções que estão em franco crescimento no futebol feminino, com modelos diferentes de jogo, o que nos coloca dificuldades que são importantes no planejamento e no processo de preparação da seleção brasileira para este ano e também visando à Copa do Mundo de 2027 no Brasil”, pontuou Cris Gambaré, coordenadora de seleções femininas da CBF.

O primeiro confronto da seleção comandada pelo técnico Arthur Elias será contra a Costa Rica, em 27 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília), na cidade de Alajuela. As costarriquenhas foram semifinalistas na última edição da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concaf), em 2022. Na ocasião, a Costa Rica foi eliminada pelos Estados Unidos, que depois conquistaria o título.

No dia 4 de março, às 15h, as brasileiras enfrentarão as venezuelanas, no Centro de Treinamento da Federação Mexicana, em Toluca. Três dias depois, às 17h, a seleção encara o México, atual campeão pan-americano, na Cidade do México.


Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Esportes

Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei

marcelo

Publicado

em

Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

O Corinthians é campeão da Supercopa Rei. A conquista foi confirmada com a vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no estádio Mané Garrincha, em Brasília, na tarde deste domingo (1º). A equipe de São Paulo conquistou o bicampeonato do torneio.

A primeira taça havia sido obtida em 1991 também sobre o Flamengo. Em 2026, o Corinthians participou da Supercopa por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2025. O Flamengo, por ter sido o campeão nacional da temporada passada.

A final dessa temporada começou a ser decidida com o gol do zagueiro Gabriel Paulista aos 25 minutos de jogo.

Após cobrança de escanteio, Matheuzinho cruzou, Gustavo Henrique desviou e Gabriel Paulista completou de primeira. Depois, teve expulsão de Carrascal, após checagem do VAR.

Bola na trave do goleiro Hugo Souza, do Corinthians, em cabeça de Pulgar. Gol anulado de Memphis Depay. Até que o centroavante Yuri Alberto definiu o jogo aos 52 minutos da etapa final.

O artilheiro driblou o goleiro Rossi em um lindo lance e finalizou para o gol vazio.

A conquista do Corinthians foi presenciada por 71.244 torcedores no Mané Garrincha. O público é um novo recorde da arena.

Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp