Brasil
Além do Natal: SP expande o mercado da lichia
Publicado
2 horas atrásem

No interior da casca rígida e áspera, a lichia esconde uma polpa carnuda e uma fragrância floral exótica. Embora no Brasil sua presença seja o símbolo das festividades de final de ano — com o ápice da colheita entre novembro e janeiro —, em sua terra natal, a China, ela carrega o título de “fruta do amor”.
No pomar da Britchis, em Itaí (SP), a fruta milenar ganha escala e tecnologia. A empresa de agricultura familiar, que conta com o apoio técnico da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CATI Regional Avaré, dedica 114 de seus 194 hectares exclusivamente à lichia. Ali, a variedade clássica, ou Bengal, que é a mais encontrada nos mercados do sudeste brasileiro, divide espaço com outras sete: fogo, ouro, tutti-frutti, crocante, laranja, gigante e coração.
A diversidade impressiona: enquanto uma lichia clássica pesa cerca de 20 gramas, a Gigante chega a pesar 40. Já a variedade Coração se destaca pela facilidade com que a casca se rompe sob uma leve pressão. “O que nos atraiu é que é uma fruta que se vende por um preço relativamente alto. E a gente via uma grande oportunidade de trabalhar de forma disruptiva no marketing, na criação de novos produtos, que víamos que não era o foco de produtores brasileiros até então”, explica o produtor Ricardo Pinto que, junto à esposa Adriana e filhos, exportou, em 2025, quase metade de toda a lichia do Brasil para o mercado europeu.
A expansão para o mercado externo, há cerca de três anos, trouxe um desafio: o descarte. Frutas com pequenas imperfeições estéticas, embora perfeitas para o consumo, eram rejeitadas pelo comprador internacional. Para atender essa exigência de maneira sustentável, ambiental e economicamente, a solução veio através da tecnologia de processamento.
Hoje, a polpa descascada e descaroçada é congelada em ultra-congeladores, garantindo renda durante o ano todo. Outra parte da produção é liofilizada, transformando-se em um snack crocante que preserva os açúcares naturais da fruta. A versatilidade não para por aí: a lichia também dá origem a uma aguardente cristalina e perfumada, além da “passa de lichia”, que abre caminho para geleias e a exótica lichiada.
Essa operação bem-sucedida também é reflexo do fortalecimento da Cadeia Produtiva Local (CPL), que envolve 18 municípios do sudeste paulista. Em 2025, o projeto recebeu aporte de recursos do Governo do Estado para fomentar o desenvolvimento dos pequenos produtores. De acordo com o engenheiro agrônomo Euvaldo Neves Pereira Junior, chefe da CATI Regional Avaré, a região possui vocação para a fruticultura. “Além disso, nossa produção foge da época tradicional de outros mercados, o que nos permite oferecer um produto diferenciado quando a oferta global diminui”, aponta.

A fruta do amor
Se por fora a lichia ostenta uma armadura vibrante, por dentro ela guarda uma alma translúcida — uma dualidade que, na China, resume a essência do romance.
Mais do que o formato de coração, o título de “fruta do amor” nasceu na Dinastia Tang, no século VIII. A lenda conta que o Imperador Tang Minghuang, em um gesto de devoção extrema, ordenava que mensageiros cruzassem o império em cavalos velozes, dia e noite, apenas para entregar lichias frescas à sua concubina favorita, Yang Yuhuan. Até hoje, presentear com lichias é um gesto que simboliza paixão, sorte e nobreza.
Fonte: Agência – SP
Você pode Gostar
Brasil
Procurado pela Justiça é preso pela PM ao ser reconhecido no Anhembi pelo Muralha Paulista
Publicado
7 horas atrásem
14 de fevereiro de 2026
Um homem de 29 anos de idade procurado pela Justiça foi preso pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira (13), ao tentar acessar o Sambódromo do Anhembi, na zona Norte de São Paulo (SP), durante a Operação Carnaval. Ele foi reconhecido pelo Muralha Paulista. A prisão ocorreu por volta das 20h40.
Policiais militares que atuavam no policiamento a pé foram informados, por meio do Muralha Paulista, de que um foragido poderia tentar entrar no evento por um determinado acesso. A equipe realizou consulta no sistema da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), que retornou a fotografia do suspeito e permitiu o compartilhamento das informações entre os agentes em campo.
Ao monitorar o fluxo de pessoas nas catracas, os policiais identificaram um homem com características compatíveis com a imagem consultada. Segundo a corporação, ele demonstrava nervosismo e permanecia parado na área de acesso. Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem.
Na checagem via Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), foi confirmado que havia mandado de prisão em aberto contra o abordado, decorrente de condenação por vias de fato.
O homem foi conduzido à unidade avançada da 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), instalada no espaço do evento, onde a autoridade policial registrou a ocorrência por captura de procurado e deu cumprimento ao mandado judicial. Em seguida, ele foi submetido a exame de corpo de delito no posto do Instituto Médico Legal (IML) no Anhembi e encaminhado ao 13º Distrito Policial.
Operação Carnaval
A ação integra o esquema especial da SSP-SP para o Carnaval, que mobiliza mais de 13 mil policiais militares por dia em todo o estado e mais de 5 mil apenas na capital, com monitoramento em tempo real por câmeras e drones e integração entre Polícia Militar e Polícia Civil.
Além da PM, a Polícia Civil também atua de forma integrada na Operação Carnaval, com ações preventivas, investigações, equipes à paisana em pontos estratégicos, apoio no combate a furtos e roubos – especialmente de celulares – e plantões reforçados nas delegacias. As unidades especializadas funcionam normalmente durante todo o período, e a Delegacia Eletrônica permanece disponível, inclusive com atendimento em inglês e espanhol.
Para a proteção das mulheres, a PM mobilizou equipes especializadas, com policiais femininas, para o atendimento imediato de vítimas de importunação sexual, em integração com a Cabine Lilás, no Copom, e a Polícia Civil atua com unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher no percurso de grandes blocos, oferecendo atendimento inicial, registro de ocorrências e encaminhamento das vítimas aos serviços de apoio.

Muralha Paulista
O Muralha Paulista opera quase 100 mil câmeras interligadas, distribuídas entre leitores de placas, equipamentos de reconhecimento facial e dispositivos de monitoramento em tempo real. A rede integra câmeras e sensores de órgãos públicos e privados a bases de dados e indicadores de localização, ampliando a capacidade de análise e resposta das forças policiais, operacionais e especializadas.
As câmeras do Muralha Paulista cruzam informações com o Banco Nacional de Mandados de Prisão e utilizam reconhecimento facial para identificar automaticamente foragidos da Justiça. Também contribuem para monitorar e ajudar a organizar o trânsito, localizar pessoas desaparecidas e veículos furtados ou roubados por meio da leitura e análise de placas.
A tecnologia restringe rotas de fuga, dificulta a movimentação dos criminosos e aumenta a capacidade de resposta das forças de segurança. Uma vez identificados e presos, os autores deixam de reincidir nesses tipos de crimes.
Fonte: Agência – SP
Brasil
Carnaval 2026: SP reforça operação com 34% mais embarcações em travessias litorâneas
Publicado
22 horas atrásem
13 de fevereiro de 2026
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) intensificou o plano operacional das oito travessias litorâneas de São Paulo para o feriado de Carnaval. A ação integra a Operação Verão e ocorre até 18 de fevereiro. A expectativa é de alta de 10% no fluxo de passageiros em relação à baixa temporada.
No último Carnaval, mais de 530 mil usuários utilizaram o sistema de travessias. A ligação Santos/Guarujá registrou o maior movimento, com Volume Diário Médio (VDM) de 26 mil usuários, seguida por São Sebastião/Ilhabela com 14 mil usuários por dia.
De acordo com o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, os resultados positivos refletem os investimentos do Estado e mesmo com o crescimento contínuo da demanda, os investimentos e o reforço técnico da operação têm apresentado resultados positivos. “O Governo de São Paulo ultrapassou R$ 230 milhões em investimentos no sistema de travessias, isso desde 2023, e intensificou o planejamento técnico para o atendimento aos usuários, o que reflete na redução do tempo de embarque e na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários”, explica.
Para atender ao aumento dos deslocamentos entre margens durante o verão – período de maior movimento no litoral paulista -, a Semil ampliou a frota de balsas e lanchas, que passou de 29 embarcações na temporada 2024-2025 para 40 em 2025-2026. Com isso, a capacidade de transporte de veículos aumentou de 689 para 923, crescimento de 34%, contribuindo para maior fluidez e segurança da operação.
O atendimento a pedestres e ciclistas também foi reforçado. O número de lanchas em operação passou de seis para oito unidades, aumento de 33%, elevando o potencial de atendimento de 1.749 para 2.489 usuários.
No Litoral Norte, o sistema São Sebastião/Ilhabela recebeu reforço adicional com a incorporação da embarcação FB-17 e da FB-11 para a Operação Verão, ampliando a capacidade de transporte de veículos em 38%, em relação ao último verão.
Pacote de investimentos – Desde 2023, o Governo do Estado investiu mais de R$ 230 milhões na requalificação do sistema de travessias, com a renovação de 21 embarcações, execução de obras de infraestrutura e modernização da estação de passageiros de São Sebastião, além das reformas das estações da Praça da República e de Vicente de Carvalho, flutuantes,e melhorias nos atracadouros.
Planejamento estratégico – Entre as ações previstas no Plano Operacional da Operação Verão estão o reforço de embarcações reservas em todas as linhas, a cobrança antecipada de passagens nos trechos de maior fluxo e a Operação Bate e Volta, na qual a embarcação retorna imediatamente à margem de maior demanda após o desembarque.
De forma complementar, foram realizados investimentos em atracadouros, na organização e sinalização dos bolsões de espera e no reforço das equipes de manutenção, assegurando regularidade, segurança e previsibilidade ao serviço. As medidas têm como objetivo reduzir o tempo de espera, agilizar o fluxo de passageiros e veículos e garantir maior eficiência no atendimento.
Efetividade e redução do tempo de embarque – Desde o início da Operação Verão, a Semil tem registrado resultados positivos no sistema de travessias, mesmo diante do aumento contínuo da demanda. No comparativo dos períodos de Natal e Ano Novo, de 2024/2025 e 2025/2026, a travessia Bertioga/Guarujá transportou 13% a mais de passageiros e apresentou redução de 15% no tempo de embarque.
Na travessia São Sebastião/Ilhabela, o volume de usuários cresceu 5%, enquanto o tempo médio de espera apresentou queda de 1%. Considerando as características da travessia, sujeita à influência de condições climáticas, os resultados evidenciam a efetividade do plano operacional adotado.
Regras para caminhões – Durante a Operação Verão 2025–2026, permanecem vigentes as regras específicas para o embarque de caminhões. As medidas resultaram em redução de 49% no volume de caminhões de quatro eixos ou mais nos horários de maior movimento e em aumento de 76% no transporte de veículos de três eixos durante a madrugada, período que conta com desconto tarifário de 20%.
Próximos investimentos – Em 2026, o sistema de travessias avançará com a implantação da Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias, integrante do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A iniciativa prevê investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões para a modernização e ampliação de 14 ligações aquaviárias, beneficiando anualmente cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos.
Serviço ao usuário – Todas as travessias são monitoradas de forma contínua e em tempo real. A Semil orienta os usuários a consultarem os canais oficiais antes da viagem. O atendimento telefônico está disponível pelo 0800 77 33 711.
Fonte: Agência – SP
Brasil
Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
Publicado
1 dia atrásem
13 de fevereiro de 2026
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) tornou 100% digital o registro do comodato de veículos no CRLV-e, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Em uma página exclusiva criada para o serviço, o proprietário do veículo cedido a um terceiro pode fazer, de modo simples e rápido, tanto o registro do início do empréstimo como do seu término.
Pela página lançada pelo Detran-SP, é possível enviar toda a documentação requerida para o registro ou anotação do comodato, serviço que é gratuito e segue norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução 339 de 2010 prevê a anotação dos contratos de empréstimo, aluguel e arrendamento desvinculados de financiamento junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores. Os únicos possíveis estão ligados a pendências do veículo, como licenciamento ou multas em atraso. O comodato, que pressupõe a circulação do carro, exige que ele esteja em dia com as obrigações.
Com a anotação do comodato, o documento do veículo passa a ter, além do nome do proprietário, a expressão “Possuidor” seguida do CPF ou CNPJ de quem está de posse do automotor em questão. Nos contratos de comodato com prazo determinado, não é preciso desfazer o registro: a baixa se dá automaticamente na data estipulada para o fim do empréstimo. Nesses casos, basta apenas solicitar a emissão de um CRLV atualizado. Também pela página, é possível acompanhar o andamento do processo de forma remota, eliminando a necessidade de deslocamento físico.
“Com a eliminação do deslocamento e de etapas redundantes como a vistoria veicular, o novo fluxo reduz custos para o usuário e otimiza a gestão do serviço, assegurando um registro rápido, seguro e moderno. A página exclusiva voltada para contratos de comodato vem para transformar o atendimento, diminuindo a burocracia para o cidadão”, diz Vinicius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP.
Entenda o comodato
O contrato de comodato permite a separação entre quem é proprietário do veículo e quem é o responsável por ele no dia a dia. É o caso de um motorista de caminhão que trabalhe com transporte de cargas e, para tanto, tenha o registro necessário junto à ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Ao contratar para uso o veículo de uma empresa que não possua a mesma autorização da ANTT, ele pode fazer o contrato de comodato e se tornar “possuidor” temporário do caminhão em questão, para assim cadastrá-lo no sistema da agência e utilizá-lo em seu trabalho, rodando por qualquer parte do país.
Fonte: Agência – SP

Carnaval de Vitória abre Série Ouro com brilho

Além do Natal: SP expande o mercado da lichia

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

Lucas Pinheiro conquista 1° ouro para o Brasil em Olimpíada de Inverno

Sergio Sampaio: depois que botou, ninguém mais tirou o bloco da rua

WhatsApp, Instagram e Facebook terão versões pagas, confirma Meta

Falta de pagamento deixa crianças de Marechal Floriano sem atendimento pediátrico

Cineclube Contestado exibe documentário sobre a trajetória do MST no Espírito Santo

PM apreende submetralhadoras e drogas em duas ocorrências no município de Linhares

Ação Conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil cumpre 20 mandados e prende 12 pessoas em São Gabriel da Palha
MAIS LIDAS
Espírito Santo2 dias atrásGoverno do Estado entrega viaturas e equipamentos para Corpo de Bombeiros e Polícia Científica
Economia2 dias atrásSebrae reúne trade turístico de Conceição da Barra para apresentar Plano de Marketing do Turismo Capixaba e ESTour
Economia2 dias atrásOcupação hoteleira para o Carnaval já supera 91% no Rio
Brasil2 dias atrásCursos de qualificação profissional do Fundo Social de SP formam novas empreendedoras
Entretenimento1 dia atrásEmerson Xumbrega anuncia maratona de shows no litoral capixaba durante o Carnaval
Entretenimento23 horas atrásProjeto “Budah Convida” entra no line-up do Festival Movimento Cidade
Economia1 dia atrásCarnaval: empreendedores inovam e fortalecem economia capixaba
Linhares2 dias atrásSaae instala 4ª bomba para aumentar pressão da água nos bairros da região 5, como Canivete e Planalto

