Conecte-se Conosco

Brasil

Procurado pela Justiça é preso pela PM ao ser reconhecido no Anhembi pelo Muralha Paulista

marcelo

Publicado

em

Procurado pela Justiça é preso pela PM ao ser reconhecido no Anhembi pelo Muralha Paulista
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Um homem de 29 anos de idade procurado pela Justiça foi preso pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira (13), ao tentar acessar o Sambódromo do Anhembi, na zona Norte de São Paulo (SP), durante a Operação Carnaval. Ele foi reconhecido pelo Muralha Paulista. A prisão ocorreu por volta das 20h40.

Policiais militares que atuavam no policiamento a pé foram informados, por meio do Muralha Paulista, de que um foragido poderia tentar entrar no evento por um determinado acesso. A equipe realizou consulta no sistema da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), que retornou a fotografia do suspeito e permitiu o compartilhamento das informações entre os agentes em campo.

Ao monitorar o fluxo de pessoas nas catracas, os policiais identificaram um homem com características compatíveis com a imagem consultada. Segundo a corporação, ele demonstrava nervosismo e permanecia parado na área de acesso. Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem.

Na checagem via Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), foi confirmado que havia mandado de prisão em aberto contra o abordado, decorrente de condenação por vias de fato.

O homem foi conduzido à unidade avançada da 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), instalada no espaço do evento, onde a autoridade policial registrou a ocorrência por captura de procurado e deu cumprimento ao mandado judicial. Em seguida, ele foi submetido a exame de corpo de delito no posto do Instituto Médico Legal (IML) no Anhembi e encaminhado ao 13º Distrito Policial.

Ao monitorar o fluxo de pessoas nas catracas, os policiais identificaram um homem com características compatíveis com a imagem consultada

Operação Carnaval

A ação integra o esquema especial da SSP-SP para o Carnaval, que mobiliza mais de 13 mil policiais militares por dia em todo o estado e mais de 5 mil apenas na capital, com monitoramento em tempo real por câmeras e drones e integração entre Polícia Militar e Polícia Civil.

Além da PM, a Polícia Civil também atua de forma integrada na Operação Carnaval, com ações preventivas, investigações, equipes à paisana em pontos estratégicos, apoio no combate a furtos e roubos – especialmente de celulares – e plantões reforçados nas delegacias. As unidades especializadas funcionam normalmente durante todo o período, e a Delegacia Eletrônica permanece disponível, inclusive com atendimento em inglês e espanhol.

Para a proteção das mulheres, a PM mobilizou equipes especializadas, com policiais femininas, para o atendimento imediato de vítimas de importunação sexual, em integração com a Cabine Lilás, no Copom, e a Polícia Civil atua com unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher no percurso de grandes blocos, oferecendo atendimento inicial, registro de ocorrências e encaminhamento das vítimas aos serviços de apoio.

Policiais no Sambódromo

Muralha Paulista

O Muralha Paulista opera quase 100 mil câmeras interligadas, distribuídas entre leitores de placas, equipamentos de reconhecimento facial e dispositivos de monitoramento em tempo real. A rede integra câmeras e sensores de órgãos públicos e privados a bases de dados e indicadores de localização, ampliando a capacidade de análise e resposta das forças policiais, operacionais e especializadas.

As câmeras do Muralha Paulista cruzam informações com o Banco Nacional de Mandados de Prisão e utilizam reconhecimento facial para identificar automaticamente foragidos da Justiça. Também contribuem para monitorar e ajudar a organizar o trânsito, localizar pessoas desaparecidas e veículos furtados ou roubados por meio da leitura e análise de placas.

A tecnologia restringe rotas de fuga, dificulta a movimentação dos criminosos e aumenta a capacidade de resposta das forças de segurança. Uma vez identificados e presos, os autores deixam de reincidir nesses tipos de crimes.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Além do Natal: SP expande o mercado da lichia

marcelo

Publicado

em

Além do Natal: SP expande o mercado da lichia
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

No interior da casca rígida e áspera, a lichia esconde uma polpa carnuda e uma fragrância floral exótica. Embora no Brasil sua presença seja o símbolo das festividades de final de ano — com o ápice da colheita entre novembro e janeiro —, em sua terra natal, a China, ela carrega o título de “fruta do amor”.

No pomar da Britchis, em Itaí (SP), a fruta milenar ganha escala e tecnologia. A empresa de agricultura familiar, que conta com o apoio técnico da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CATI Regional Avaré, dedica 114 de seus 194 hectares exclusivamente à lichia. Ali, a variedade clássica, ou Bengal, que é a mais encontrada nos mercados do sudeste brasileiro, divide espaço com outras sete: fogo, ouro, tutti-frutti, crocante, laranja, gigante e coração.

A diversidade impressiona: enquanto uma lichia clássica pesa cerca de 20 gramas, a Gigante chega a pesar 40. Já a variedade Coração se destaca pela facilidade com que a casca se rompe sob uma leve pressão. “O que nos atraiu é que é uma fruta que se vende por um preço relativamente alto. E a gente via uma grande oportunidade de trabalhar de forma disruptiva no marketing, na criação de novos produtos, que víamos que não era o foco de produtores brasileiros até então”, explica o produtor Ricardo Pinto que, junto à esposa Adriana e filhos, exportou, em 2025, quase metade de toda a lichia do Brasil para o mercado europeu.

A expansão para o mercado externo, há cerca de três anos, trouxe um desafio: o descarte. Frutas com pequenas imperfeições estéticas, embora perfeitas para o consumo, eram rejeitadas pelo comprador internacional. Para atender essa exigência de maneira sustentável, ambiental e economicamente, a solução veio através da tecnologia de processamento.

Hoje, a polpa descascada e descaroçada é congelada em ultra-congeladores, garantindo renda durante o ano todo. Outra parte da produção é liofilizada, transformando-se em um snack crocante que preserva os açúcares naturais da fruta. A versatilidade não para por aí: a lichia também dá origem a uma aguardente cristalina e perfumada, além da “passa de lichia”, que abre caminho para geleias e a exótica lichiada.

Essa operação bem-sucedida também é reflexo do fortalecimento da Cadeia Produtiva Local (CPL), que envolve 18 municípios do sudeste paulista. Em 2025, o projeto recebeu aporte de recursos do Governo do Estado para fomentar o desenvolvimento dos pequenos produtores. De acordo com o engenheiro agrônomo Euvaldo Neves Pereira Junior, chefe da CATI Regional Avaré, a região possui vocação para a fruticultura. “Além disso, nossa produção foge da época tradicional de outros mercados, o que nos permite oferecer um produto diferenciado quando a oferta global diminui”, aponta.

A fruta do amor

Se por fora a lichia ostenta uma armadura vibrante, por dentro ela guarda uma alma translúcida — uma dualidade que, na China, resume a essência do romance.

Mais do que o formato de coração, o título de “fruta do amor” nasceu na Dinastia Tang, no século VIII. A lenda conta que o Imperador Tang Minghuang, em um gesto de devoção extrema, ordenava que mensageiros cruzassem o império em cavalos velozes, dia e noite, apenas para entregar lichias frescas à sua concubina favorita, Yang Yuhuan. Até hoje, presentear com lichias é um gesto que simboliza paixão, sorte e nobreza.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Brasil

Carnaval 2026: SP reforça operação com 34% mais embarcações em travessias litorâneas

marcelo

Publicado

em

Carnaval 2026: SP reforça operação com 34% mais embarcações em travessias litorâneas
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) intensificou o plano operacional das oito travessias litorâneas de São Paulo para o feriado de Carnaval. A ação integra a Operação Verão e ocorre até 18 de fevereiro. A expectativa é de alta de 10% no fluxo de passageiros em relação à baixa temporada.  

No último Carnaval, mais de 530 mil usuários utilizaram o sistema de travessias. A ligação Santos/Guarujá registrou o maior movimento, com Volume Diário Médio (VDM) de 26 mil usuários, seguida por São Sebastião/Ilhabela com 14 mil usuários por dia.  

De acordo com o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, os resultados positivos refletem os investimentos do Estado e mesmo com o crescimento contínuo da demanda, os investimentos e o reforço técnico da operação têm apresentado resultados positivos. “O Governo de São Paulo ultrapassou R$ 230 milhões em investimentos no sistema de travessias, isso desde 2023, e intensificou o planejamento técnico para o atendimento aos usuários, o que reflete na redução do tempo de embarque e na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários”, explica.  

Para atender ao aumento dos deslocamentos entre margens durante o verão – período de maior movimento no litoral paulista -, a Semil ampliou a frota de balsas e lanchas, que passou de 29 embarcações na temporada 2024-2025 para 40 em 2025-2026. Com isso, a capacidade de transporte de veículos aumentou de 689 para 923, crescimento de 34%, contribuindo para maior fluidez e segurança da operação.  

O atendimento a pedestres e ciclistas também foi reforçado. O número de lanchas em operação passou de seis para oito unidades, aumento de 33%, elevando o potencial de atendimento de 1.749 para 2.489 usuários.  

No Litoral Norte, o sistema São Sebastião/Ilhabela recebeu reforço adicional com a incorporação da embarcação FB-17 e da FB-11 para a Operação Verão, ampliando a capacidade de transporte de veículos em 38%, em relação ao último verão. 

Pacote de investimentos – Desde 2023, o Governo do Estado investiu mais de R$ 230 milhões na requalificação do sistema de travessias, com a renovação de 21 embarcações, execução de obras de infraestrutura e modernização da estação de passageiros de São Sebastião, além das reformas das estações da Praça da República e de Vicente de Carvalho, flutuantes,e melhorias nos atracadouros.  

Planejamento estratégico – Entre as ações previstas no Plano Operacional da Operação Verão estão o reforço de embarcações reservas em todas as linhas, a cobrança antecipada de passagens nos trechos de maior fluxo e a Operação Bate e Volta, na qual a embarcação retorna imediatamente à margem de maior demanda após o desembarque.  

De forma complementar, foram realizados investimentos em atracadouros, na organização e sinalização dos bolsões de espera e no reforço das equipes de manutenção, assegurando regularidade, segurança e previsibilidade ao serviço. As medidas têm como objetivo reduzir o tempo de espera, agilizar o fluxo de passageiros e veículos e garantir maior eficiência no atendimento.  

Efetividade e redução do tempo de embarque – Desde o início da Operação Verão, a Semil tem registrado resultados positivos no sistema de travessias, mesmo diante do aumento contínuo da demanda. No comparativo dos períodos de Natal e Ano Novo, de 2024/2025 e 2025/2026, a travessia Bertioga/Guarujá transportou 13% a mais de passageiros e apresentou redução de 15% no tempo de embarque.  

Na travessia São Sebastião/Ilhabela, o volume de usuários cresceu 5%, enquanto o tempo médio de espera apresentou queda de 1%. Considerando as características da travessia, sujeita à influência de condições climáticas, os resultados evidenciam a efetividade do plano operacional adotado.  

Regras para caminhões – Durante a Operação Verão 2025–2026, permanecem vigentes as regras específicas para o embarque de caminhões. As medidas resultaram em redução de 49% no volume de caminhões de quatro eixos ou mais nos horários de maior movimento e em aumento de 76% no transporte de veículos de três eixos durante a madrugada, período que conta com desconto tarifário de 20%.  

Próximos investimentos – Em 2026, o sistema de travessias avançará com a implantação da Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias, integrante do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A iniciativa prevê investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões para a modernização e ampliação de 14 ligações aquaviárias, beneficiando anualmente cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos.  

Serviço ao usuário – Todas as travessias são monitoradas de forma contínua e em tempo real. A Semil orienta os usuários a consultarem os canais oficiais antes da viagem. O atendimento telefônico está disponível pelo 0800 77 33 711. 

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

Brasil

Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo

marcelo

Publicado

em

Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

 O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) tornou 100% digital o registro do comodato de veículos no CRLV-e, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Em uma página exclusiva criada para o serviço, o proprietário do veículo cedido a um terceiro pode fazer, de modo simples e rápido, tanto o registro do início do empréstimo como do seu término.

Pela página lançada pelo Detran-SP, é possível enviar toda a documentação requerida para o registro ou anotação do comodato, serviço que é gratuito e segue norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução 339 de 2010 prevê a anotação dos contratos de empréstimo, aluguel e arrendamento desvinculados de financiamento junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores. Os únicos possíveis estão ligados a pendências do veículo, como licenciamento ou multas em atraso. O comodato, que pressupõe a circulação do carro, exige que ele esteja em dia com as obrigações. 

Com a anotação do comodato, o documento do veículo passa a ter, além do nome do proprietário, a expressão “Possuidor” seguida do CPF ou CNPJ de quem está de posse do automotor em questão. Nos contratos de comodato com prazo determinado, não é preciso desfazer o registro: a baixa se dá automaticamente na data estipulada para o fim do empréstimo. Nesses casos, basta apenas solicitar a emissão de um CRLV atualizado. Também pela página, é possível acompanhar o andamento do processo de forma remota, eliminando a necessidade de deslocamento físico. 

“Com a eliminação do deslocamento e de etapas redundantes como a vistoria veicular, o novo fluxo reduz custos para o usuário e otimiza a gestão do serviço, assegurando um registro rápido, seguro e moderno. A página exclusiva voltada para contratos de comodato vem para transformar o atendimento, diminuindo a burocracia para o cidadão”, diz Vinicius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP.  

 
Entenda o comodato

O contrato de comodato permite a separação entre quem é proprietário do veículo e quem é o responsável por ele no dia a dia. É o caso de um motorista de caminhão que trabalhe com transporte de cargas e, para tanto, tenha o registro necessário junto à ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres.  

Ao contratar para uso o veículo de uma empresa que não possua a mesma autorização da ANTT, ele pode fazer o contrato de comodato e se tornar “possuidor” temporário do caminhão em questão, para assim cadastrá-lo no sistema da agência e utilizá-lo em seu trabalho, rodando por qualquer parte do país.

Fonte: Agência – SP

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA
Continue lendo

MAIS LIDAS

WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com