Entretenimento
Zé Felipe & Romário comandam noite de sertanejo neste sábado na Serra
Publicado
12 horas atrásem

Prontos para uma noite de muita animação, música boa e grandes sucessos do sertanejo? “Boate Azul”, “Evidências” e “Estrada da Vida” são alguns dos clássicos que vão estar no evento da dupla Zé Felipe & Romário, neste sábado (07), a partir das 19 horas, no Cerimonial Manguinhos, na Serra. Um verdadeiro encontro de músicas inesquecíveis que ainda contará com a participação de Luiz Lemos, Ramon Resende e Jesse Lopes.
O evento aposta em um ambiente acolhedor, comida boa e uma proposta simples: celebrar o sertanejo em sua essência, com alegria, letras marcantes e aquele clima de confraternização. Os ingressos, disponíveis na bilheteria, custam R$ 20.
Serviço
Evento: Clássicos Sertanejos – com Zé Felipe & Romário
Atrações: Zé Felipe & Romário, Luiz Lemos, Ramon Resende e Jesse Lopes
Data: Sábado, 7 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Cerimonial Manguinhos
Endereço: Avenida dos Colibris, nº 8
Ingressos: R$ 20,00
Você pode Gostar
Entretenimento
Exposição “Do Traço ao Aço” chegará a Vila Velha dia 24 de fevereiro
Publicado
4 horas atrásem
7 de fevereiro de 2026
Natural de Vila Velha, o artista plástico capixaba José Carlos Vilar, levará para sua cidade a exposição “Do Traço ao Aço”, a partir de 24 de fevereiro. A arte dele poderá ser vista até maio na Galeria da Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha.
Vilar, desde 1970, constrói sua cartografia com desenhos e esculturas, tendo o tempo e seus registros como aliados. Esse tempo que não é linear, revela como abstraiu seu figurativo e chegou ao formalismo.
Nesse passeio pelos papeis veio à tona um Vilar que ainda não foi visto: o Desenhista. Uma exposição inédita apresentando o longo percurso da pesquisa com essa parada para ver como o encontro dos desenhos com a escultura tem rendido boas estratégias de repensar a trajetória desse mestre artista escultor.
Essa exposição inédita é a primeira do mestre Vilar, na sua cidade natal, que apresenta uma pequena mostra da relação entre desenho e a construção da memória de seus trabalhos, onde seus desenhos são uma espécie de certidão de nascimento de suas esculturas e a cada tempo passado outras certidões nascem com o desdobrar de seus projetos. Camadas de seu devir com o DNA soldado num e no outro, não importando a materialidade trabalhada. Um maravilhoso momento de se admirar e repensar a trajetória desse mestre da arte em metais.
Como um ensinante eterno, Vilar descreve como executa seus trabalhos deixando rastros e pistas de seu procedimento de Esculturar: “Primeiro de tudo faço um croqui, ou vários croquis de ângulos diferentes. Na verdade, o primeiro passo vem antes do desenho, vem desse relacionamento, desse diálogo diário e constante com os meus trabalhos aqui no ateliê, se me tirarem de perto não sou capaz de criar, preciso deles, são eles que dão pistas para onde devo ir, vão me sinalizando, eles que dizem se devo ir para um caminho ou outro. É tão importante que quando vendo um trabalho, construo uma maquete, se ainda não tiver para que ele permaneça aqui”, explicou.

Depois dessa primeira etapa Vilar faz a maquete em papel Paraná, mas não se contenta com a de papel porque ela vai acabar, rasgar, pode molhar. “Então faço a maquete de ferro, que me garante a permanência dela aqui e é o mesmo material, o ferro, e nessa hora é que tenho respostas do que preciso para construí-la, em escala maior ou não. Nem sempre saem como estava pensando, nem sempre elas me servem como norteadora de uma escultura maior e aí parto para fazer outra maquete com modificações, até chegar onde eu quero. O processo é mais ou menos assim. Esse é meu procedimento. O contato permanente com meus trabalhos é suficiente para ter coisas novas para fazer”, detalhou.
A exposição é uma realização do IHGVV Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (presidente Luiz Paulo Rangel), edital de fomento Aldir Blanc, Funcultura, com apoio da PMVV. Curadoria Rosana Paste, e a organização é de Viva Vilar. Abertura no dia 24 de fevereiro, 19h, na Galeria da Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha.
Entretenimento
Imperatriz do Forte encerra a sexta-feira de desfiles com celebração da cultura negra
Publicado
8 horas atrásem
7 de fevereiro de 2026
A Imperatriz do Forte foi a responsável por fechar a noite de sexta-feira dos desfiles do Carnaval 2026, no Sambão do Povo, levando à avenida um espetáculo marcado por emoção, beleza plástica e forte conexão com as raízes afro-brasileiras.
As cores verde e rosa, inspiradas na tradição da Estação Primeira de Mangueira, deram identidade visual ao desfile e reforçaram a ligação simbólica da escola com a história do samba.
O samba-enredo, um verdadeiro hino de firmeza e pertencimento, rapidamente foi adotado pelo público. Ao soar o refrão “Xirê, é noite de Xirê!”, um coro tomou conta do Sambão. A bateria, batendo forte como um coração coletivo, tinha a cadência precisa e envolvente do atabaque no terreiro.
Ancestralidade e celebração
Neste carnaval, a Imperatriz do Forte apresentou o enredo “Xirê: Festejo às Raízes”, que propôs uma abordagem estética e narrativa voltada à valorização da ancestralidade africana e afro-brasileira. Em vez de destacar imagens de dor e violência, o desfile exaltou o xirê e a roda como expressões do sagrado em movimento, espaços de memória, saber e resistência, reafirmando a cultura negra como força viva da identidade brasileira.
O samba-enredo conduziu a narrativa com versos que celebraram a fé, os rituais e a força coletiva, enquanto alas coreografadas e alegorias simbolizaram a diversidade dos povos africanos e a potência de suas tradições. A avenida se transformou em um grande espaço de celebração, onde espiritualidade, cultura e espetáculo caminharam juntos.
Emoção
Essa é a força e o desejo que move a Imperatriz do Forte: a potência de uma escola de bairro, profundamente enraizada em sua comunidade, que almeja não apenas um título, mas o reconhecimento da beleza e da importância de sua narrativa.
Com uma trajetória marcada pela superação, a Imperatriz do Forte levou à avenida o sonho e a determinação de uma escola mais humilde, que aposta na força da comunidade, na criatividade e no amor ao samba para buscar seu espaço e brilhar na disputa.
Ao encerrar a noite de sexta-feira, a escola deixou uma mensagem de resistência, pertencimento e esperança, consolidando sua presença como uma das agremiações mais simbólicas do Carnaval de Vitória.
Com a energia que tomou conta do Sambão do Povo, os desfiles seguirão neste sábado (7). A expectativa é que seja mais uma noite de arquibancadas cheias, muita música, cores, criatividade e a empolgação que já marca esta edição da festa, reafirmando o Sambão do Povo como palco da celebração, da cultura e da alegria do carnaval do Espírito Santo.
Entretenimento
Juana Zanchetta roda o ES com seis shows na folia de 2026
Publicado
1 dia atrásem
6 de fevereiro de 2026
O Carnaval de 2026 será movimentado para a cantora Juana Zanchetta, que vai percorrer o Espírito Santo com seis apresentações entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Os shows fazem parte da segunda temporada do Bloco SambaJu, projeto criado especialmente para o período da folia e que tem ganhado espaço na programação cultural capixaba. Antes disso, porém, ela irá se apresentar no camarote Muqueca 027, no Sambão do Povo, em Vitória, nos dias de desfiles das escolas de samba.
A agenda marca uma nova fase da artista, que recentemente lançou o single “Perdi a Direção” e participou da abertura da Temporada do Cais das Artes, em Vitória, como convidada da banda Casaca. Das seis apresentações confirmadas, três serão abertas ao público e com entrada gratuita.
No domingo (15), Juana se apresenta no “Santo Boteco”, festival gastronômico que será realizado em Santa Teresa. No dia seguinte, o show acontece em Santa Leopoldina, dentro da programação oficial de Carnaval do município. O encerramento da turnê pelo Estado será em Conceição da Barra, na terça-feira (17), durante o “Barra Folia”.
O espetáculo preparado para o Carnaval aposta em um repertório mais popular, com mistura de ritmos tradicionais da folia brasileira. Com 18 anos de carreira, Juana combina o samba — gênero pelo qual ficou conhecida — com axé e outros ritmos dançantes, em um show voltado para o público cantar e dançar.
Clássicos do axé como “Prefixo de Verão”, “Eva” e “Faraó” dividem espaço com músicas atuais e canções que dialogam com a trajetória da artista. No repertório, também aparecem referências às raízes do samba, como “Zé do Caroço” e “Samba de Arerê”. O single “Perdi a Direção”, lançado em outubro, está confirmado nas apresentações. A faixa marca a estreia solo de Juana e aposta em um samba contemporâneo, com produção de Wellington Monteiro.
Natural do Espírito Santo, Juana Zanchetta construiu parte de sua trajetória à frente do Bloco Bleque, grupo com o qual se apresentou em palcos nacionais e internacionais entre 2007 e 2022. A artista chegou a cantar no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e participou de eventos de samba na Alemanha. Sua voz também integra a música “Só Tem Jogador”, gravada com Gabriel O Pensador e incluída na trilha sonora do jogo “Fifa 12”.
Em carreira solo desde 2013, Juana desenvolveu o projeto SambaJu, no qual explora um repertório que transita entre o samba, o pagode e sucessos da música popular brasileira. O trabalho já passou por festivais e eventos no Espírito Santo e em outros estados, além de contar com participações em shows de artistas nacionais.

Classe dominante brasileira entende o Estado como dela, diz Haddad

Exposição “Do Traço ao Aço” chegará a Vila Velha dia 24 de fevereiro

PM apreende mais de 350 kg de folhas de coca em Ourinhos

Imperatriz do Forte encerra a sexta-feira de desfiles com celebração da cultura negra

Conheça a história do casal de produtores de Barra do Turvo que produz o melhor café do estado de SP

Quem é o homem preso suspeito de assassinato que chocou São Gabriel da Palha

WhatsApp, Instagram e Facebook terão versões pagas, confirma Meta

Falta de pagamento deixa crianças de Marechal Floriano sem atendimento pediátrico

Cineclube Contestado exibe documentário sobre a trajetória do MST no Espírito Santo

PM apreende submetralhadoras e drogas em duas ocorrências no município de Linhares
MAIS LIDAS
Linhares2 dias atrásLinhares abre mais de 300 vagas em cursos de qualificação gratuitos
Economia2 dias atrásExportações aos EUA caem 25,5% em janeiro, mas vendas à China sobem
Entretenimento1 dia atrásProjeto Prainha Vive tem atrações para toda a família no final de semana
Brasil1 dia atrásVacinação e ações educativas gratuitas unem pets e seus tutores em evento no campus Butantã da USP
Brasil1 dia atrásBom Prato: veja como será o atendimento neste fim de semana
Economia1 dia atrásPetrobras compra 42,5% de bloco de exploração de petróleo na Namíbia
Entretenimento1 dia atrásMarcela Neves lança obra durante inauguração de novo espaço cultural em Vila Velha
Segurança1 dia atrásPM prende suspeito de latrocínio e realiza diversas apreensões durante patrulhamento em Guarapari

